Existem erros de português que são tão comuns que até chegamos a duvidar. Confira 5 erros que ferem a sua credibilidade!
Muitas vezes somos informados que cometemos um erro, que uma palavra do nosso discurso foi proferida incorretamente. Contudo, quando confrontados com esses erros, até chegamos a duvidar que sejam efetivamente erros, pois sempre foi dito dessa forma, sempre se ouviu a palavra dessa forma. Por vezes, a realidade e a verdade são distintas do que se pensa. Nesses momentos surge a constatação de que a nossa reputação pode ficar manchada pelos nossos erros.
Português: 5 erros que ferem a sua credibilidade
Erros comuns
Há palavras erradas que são constantemente pronunciadas erradamente, sendo algo tão comum que muitas pessoas que as proferem chegam a duvidar da sanidade mental de quem identifica essas falhas.
Na cabeça dessas pessoas, essas palavras estão corretas, e levam algum tempo até aceitarem que, afinal, elas estavam enganadas. Após confirmarem os seus erros e o quão enganadas estavam, essas pessoas devem fazer por erradicar do seu quotidiano esses erros.
Assim, com um pouco de estudo regular, é possível melhorar substancialmente o conhecimento da língua portuguesa. O presente artigo visa dar a conhecer erros comuns, ajudando quem os pretende reduzir no seu dia-a-dia.

Imagine o seguinte diálogo entre o Carlos e o Pedro: Numa chamada telefónica, o primeiro questiona o segundo sobre os seus gostos clubisticos.
Carlos: — Caro amigo, gostas mais do Messi ou do Cristiano Ronaldo?
Pedro: — Gosto dos dois. Ambos são igualmente bons, mesmo diferindo nas suas características, são únicos e fantásticos. Ambos são complementares, o ideal seria tê-los na nossa equipa. Seguramente que os dois são dos melhores de sempre.
Carlos: — Concordo contigo.
Pedro: — Não tenho quaisqueres dúvidas de que tenho razão. Não faz sentido desvalorizar o que um tem feito para enaltecer o outro.
Carlos: — Queres ver o jogo amanhã entre Portugal e Argentina, para ver qual deles brilha mais?
Pedro: — Não posso, estou doente. Eu sou prupicio a constipações, nomeadamente nesta altura do ano.
Carlos: — Na minha opinião pessoal, quem ganhar irá vencer o campeonato do mundo!
Pedro: — É o que penso. Logo ligo-te, tenho de ir ao dentista, por causa do meu problema na genjiva.
Neste curto e simples diálogo, estão 5 erros comuns que estragam a reputação dos intervenientes e que, se forem repetidos por qualquer um de nós, revelam-se igualmente destrutivos para a nossa credibilidade. Os erros sublinhados são: Clubisticos; Quaisqueres; Prupicio; “Na minha opinião pessoal”; Genjiva.

5 erros de português que abalam a credibilidade
- Clubisticos
- Quaisqueres
- Prupicio
- “Na minha opinião pessoal”
- Genjiva
Definição de conceitos
Clubístico
O termo clubístico vem de “clubista”+“-ico”. A palavra clubístico é relativa a clube, especialmente clube desportivo. A palavra clubístico também é relativa a clubismo ou clubista.
Erros frequentemente cometidos com esta palavra: clubistico, clubistíco.

Quaisquer
A palavra “quaisqueres” não existe, é um erro, uma invenção repetida por muitos. Se nos queremos exprimir o plural do termo qualquer devemos usar a palavra “quaisquer”.
Propício
A palavra “propício” significa que uma dada situação pode favorecer outra, contudo, o termo “propenso” significa que existe uma tendência para dada situação. Existe uma tendência para confundir “propício” com “propenso”. A diferença entre os termos pode ser constatada nos exemplos: “Este silêncio é propício ao estudo” (no sentido de favorece o estudo); “Eu sou propenso a constipações” (no sentido de ter uma tendência para desenvolver constipações).
Erros frequentemente cometidos com esta palavra: prupicio ou propicio.

“Na minha opinião pessoal”
Dizer “na minha opinião pessoal” é recorrer a uma redundância, pois, se a opinião é minha, ela é necessariamente pessoal, automaticamente. Por isso, dizer “na minha opinião pessoal” é repetir na mesma frase a mesma ideia. É um erro que se comete constantemente, como quando se recorre a um pleonasmo como “subir para cima” ou “descer para baixo”. É redundante dizer “na minha opinião pessoal” ou “subir para cima”.
Gengiva
Termo que vem do latim gengīva. Este é um termo próprio da anatomia, refere-se ao tecido que rodeia os dentes e o osso, constituindo uma barreira de proteção na zona da união com o colo do dente.
Erros frequentemente cometidos com esta palavra: Genjiva, jengiva e jenjiva.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.

Leia também:
- Erros de Português que dão vontade de rir
- Erros de ortografia da Língua Portuguesa
- 60 erros mais comuns de português
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 5 erros que ferem a sua credibilidade”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Excelente iniciativa.
Obrigado.