Existem erros de português tão comuns que até duvidamos que o sejam quando confrontados com eles! Confira 5 erros que causam danos à sua reputação.
Os erros de português podem danificar a credibilidade, sendo esta construída com o passar do tempo. Existem erros de português que são bastante comuns. A frequência com que se repetem no quotidiano faz com que estes erros sejam perpetuados, repetidos por muitos que desconhecem e repetem os erros dos outros.
Estes erros comuns acabam por manchar a reputação. Os erros de português que são constantemente cometidos por muita gente levam a que uma pessoa nem se perceba que se está perante erros de palmatória. Quando as pessoas são colocadas perante os próprios erros, até duvidam, pois têm estado erradas a vida toda.
Erros comuns
Existem palavras que são alvo de confusões constantes. É comum ver pessoas a acrescentarem ou a subtraírem letras em algumas palavras. Assim, é importante investir no estudo para se melhorar o conhecimento da língua portuguesa. Dessa forma, será mais fácil conseguir erradicar estes erros do seu quotidiano!

Imagine o seguinte diálogo entre o Carlos e o Pedro, em que o primeiro quer contratar o segundo para a sua empresa.
Carlos: — Caro amigo, preciso da tua assinatura e da tua rúbrica para oficializar a tua contratação!
Pedro: — Obrigado por esta oportunidade! Fico muito feliz por abraçar este novo projeto.
Carlos: — Por favor lê o contrato e confirma se está tudo como deve de ser!
Pedro: — Não queria ver erros no contrato, mas diz aqui que sou do sexo femenino!
Carlos: — Acho que temos de despedir o zarôlho dos recursos humanos, foi a Gilbraltar fazer uma formação e ainda veio pior!…
Neste curto e simples diálogo, estão 5 erros comuns que estragam a reputação dos intervenientes, são erros que prejudicam a nossa credibilidade. Os erros são: rúbrica; como deve de ser; femenino; zarôlho e Gilbraltar.
Nota: Apesar de referirmos como discurso oral, servimo-nos deste pequeno diálogo como texto escrito para poder exemplificar melhor. Assim, simultaneamente, conseguimos propor um desafio maior na descoberta de erros mais abrangentes, erros que possam surgir na escrita ou no discurso oral.

5 erros que causam danos à sua reputação
- Rúbrica.
- Como deve de ser.
- Femenino.
- Zarôlho.
- Gilbraltar.
Rubrica
O termo rubrica tem o seu acento tónico na penúltima sílaba (bri) e escreve-se sem qualquer acento gráfico, seja qual for o seu significado: “assunto, apontamento, matéria”, “programa radiofónico ou televisivo” ou “assinatura abreviada”.
A palavra tem origem no latim rubrica, encontrando-se relacionada com o adjetivo rubrus (vermelho) e designava a terra ou argila vermelha que se usava para escrever os títulos dos livros antigos e dos manuscritos medievais. Deve usar-se a palavra rubrica para todas as aceções.
Erros frequentemente cometidos: rúbrica.
Como deve ser
Não se deve dizer “como deve de ser”, a forma correta é “como deve ser”. Contudo, é comum vermos as pessoas repetirem o erro: como deve de ser. Ao contrário do nome “dever”, o verbo “dever” não requer a presença da preposição “de”
Erros frequentemente cometidos: como deve de ser.

Feminino
A palavra feminino vem do latim feminīnu-, com o mesmo sentido. A palavra feminino é adjetivo que significa que é relativo ou pertencente a mulher. O termo feminino é relativo ou pertencente a fêmea. Na área da botânica, feminino diz-se da flor que possui apenas pistilos.
Na gramática diz-se feminino do género gramatical que se opõe ao género masculino (nos idiomas que têm dois géneros) ou aos géneros masculino e neutro (nos idiomas que têm três géneros). A palavra feminino é relativa a comportamento ou aparência tradicionalmente associados às mulheres. O termo feminino é referente ao que é composto apenas por mulheres.
Erros frequentemente cometidos: femenino.
Zarolho
O termo zarolho é usado no sentido pejorativo que significa pessoa que é cega de um olho, que tem desvio nos olhos, que é vesga.
Erros frequentemente cometidos: zarôlho.

Gibraltar
Uma frase com esta palavra bem aplicada é a seguinte: Gibraltar é um território britânico ultramarino.
A mesma frase com esta palavra acentuada incorretamente é a seguinte: Gilbráltar é um território britânico ultramarino.
Erros frequentemente cometidos: Gilbraltar (ou Gilbráltar)
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.

Leia também:
- 25 das palavras mais incríveis da língua portuguesa
- Português: quando usar descriminar e discriminar
- Português – Pleonasmo: o que é e exemplos
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 5 erros que causam danos à sua reputação”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Senhor Ferreira: Excelente informação e paginação !!! Obrigado.
Obrigado senhor Z. Ferreira pela excelente informação tematizada e também pela paginação.
Obrigado senhor Z. Ferreira, as informações que oferece parecem-me bastante detalhadas.
Obedecendo à regra da dupla sílaba tónica, escreve-se feminino mas lê-se femenino, tal como ministro /menistro, lixívia /lexivia, inimigo/inemigo? Gostava de saber se a regra da dupla sílaba tónica se mantém ou foi alterada /retirada do novo AO. Se se mantém, em que circunstâncias é utilizada? Tenho a quarta classe finalizada em 1959 e uma incurável necessidade de saber. Fico grato. Cumprimentos. Alexandre Batista.