São erros comuns cometidos diariamente por inúmeras pessoas. Preste atenção a estes 12 erros embaraçosos da língua portuguesa.
Existem erros que facilmente passam despercebidos, por isso mesmo vão-se propagando como um vírus. A avó dizia assim, pois os seus pais diziam da mesma forma. A mãe repete, pois foi assim que aprendeu. O filho ouve a mãe dizer e diz da mesma forma.
São muitos os termos que podem ser facilmente propagados, pois não são devidamente analisados. Por isso, é importante estar equipado com um dicionário de forma a analisarmos melhor cada conceito que nos suscite a menor dúvida. Também para analisarmos no imediato palavras que encontramos e que desconhecemos, pois ao lermos uma revista, um jornal ou um livro é frequente encontrar termos cujo significado nos é desconhecido.
Devemos, assim, procurar criar a melhor versão de nós mesmos, trabalhando para obter o máximo de conhecimento sobre as palavras e sobre a língua portuguesa. É importante mantermo-nos informados sobre algumas regras e fazer um esforço para não contribuir para esta propagação do erro a que se tem assistido.
12 erros embaraçosos da língua portuguesa
Ranger
Erro frequentemente cometido: rangêr (ranjêr ou ranjer são outros erros comuns).
Termo que advém do latim vulgar ringĕre, por ringi, “rosnar”. Verbo intransitivo que significa produzir um som áspero como o do atrito de um objeto duro sobre outro. Chiar. Verbo transitivo, roçar os dentes uns contra os outros por raiva, dor, cólera, entre outras razões.
Frase exemplo: Senti as traves de madeira do sótão a ranger e muito ruído.
Facciosismo
Erro frequentemente cometido: Faxciosismo (outros erros são: faxsiosismo, faxiosismo, facsiosismo, facciozismo).
Atitude sectária ou parcial. Qualidade do que é faccioso. Por exemplo, pessoa facciosa (do latim factiösu) é aquela que promove um motim ou toma parte nele; um revolucionário, sedicioso.
Frase exemplo: Que razões explicam a cegueira, a surdez, o facciosismo e o preconceito presentes nas redes sociais?

Urge
Erro frequentemente cometido: urje.
Urge é uma forma do verbo urgir. Termo que advém do latim urgēre, que significa “apertar, urgir”.
Verbo transitivo e intransitivo, ser necessário sem demora, ser urgente, requerer pressa.
Verbo transitivo. Pedir com insistência, perseguir de perto, apertar o cerco a, impelir, obrigar. Exigir ou reclamar.
Verbo intransitivo. Não permitir demora. Estar iminente. Instar.
Frase exemplo: Financiar os testes covid-19 é um dever que urge cumprir.
Quezília
Erro frequentemente cometido: quisília (outros erros comuns são: quesília, quesilia, quisilia).
Do quimbundo kijila, “preceito”. Significa desentendimento, discussão, briga. Embirração, antipatia, transtorno, importunação. Contrariedade, zanga, repugnância ou inimizade.
Frase exemplo: Uma quezília entre duas cabeleireiras acabou com uma delas no hospital.

Abcesso
Erro frequentemente cometido: abecesso (outros erros comuns são: absesso ou abceço e até obceço).
Termo que advém de abscessu. Na medicina, é um termo que significa formação purulenta inclusa numa cavidade, formada em resultado da inflamação de um tecido no organismo.
Frase exemplo: O abcesso ficava cada vez maior. A dor era demoníaca!
Vicissitude
Erro frequentemente cometido: vicicitude (outros erros comuns são: vissicitude, vississitude).
Mudança ou diversidade de coisas; uma alternativa, uma variação; um revés; uma eventualidade, um acaso.
Frase exemplo: O Estado protege a TAP de qualquer vicissitude.

Para-brisas
Erro frequentemente cometido: parabrisas (párabrisas – antes do acordo ortográfico, a palavra era escrita pára-brisas).
Chapa de vidro ou substância plástica que é colocada no vidro da frente do carro, pelo exterior. É colocada na frente do veículo para proteger da ação do ar, provocada pela deslocação do veículo.
Frase exemplo: O para-brisas que comprei era barato demais. Estragou-se em 3 dias!…
Detrimento
Erro frequentemente cometido: deterimento.
Termo que advém do latim detrimentu-, “diminuição pelo atrito”. Detrimento é um nome masculino que tem o significado de prejuízo, dano. Quando afirmamos (opto por isto) “em detrimento de” (algo), estamos a dizer que optamos por algo, prescindindo de outra coisa. Portanto, significa em desfavor de algo, com prejuízo de algo.
Opto por X em detrimento de Y. Para ficar com X, prescindo de Y ou sou obrigado a prescindir de Y.
Frase exemplo: António Oliveira (ex-treinador do FC Porto) afirmou: “Há uma premeditação para impedir que o FC Porto seja campeão em detrimento do Benfica.”

Leem
Erro frequentemente cometido: leiem, lêiem, lêm.
“Leem” é a terceira pessoa do plural do verbo ler, no presente do indicativo. Ler é enunciar ou percorrer com a vista ou com os dedos (palavra, texto). É o ato de conseguir interpretar o significado, de compreender o sentido e de pronunciar em voz alta o que está escrito.
Esta palavra deixou de ter acento circunflexo na letra”e” (no primeiro “e”).
Frase exemplo: As pessoas leem cada vez menos.
Refrigerador
Erro frequentemente cometido: refrijerador (refregerador ou refrejerador).
De refrigerar+dor. Este termo é um adjetivo que tem como significado a identificação de algo que refrigera, que torna fresco. Algo que acalma. É também um termo que se refere ao técnico que reduz a temperatura de um corpo de forma a arrefecê-lo e a mantê-lo frio. Nome masculino que no Brasil significa frigorífico. Técnico, utensílio ou aparelho que serve para refrigerar.
Frase exemplo: Há um novo refrigerador smart que pode ser controlado por uma aplicação.

Majestade
Erro frequentemente cometido: Magestade.
Termo que advém do latim majestăte, que tem o significado de grandeza suprema, também de sublimidade, de imponência, de poder real. Este termo identifica o título que é concedido aos reis e às rainhas. No sentido figurado, majestade significa aparência grave e solene. Soberba.
Frase exemplo: Sua Majestade estava indisposta, por isso voltou para os seus aposentos.
Concerto
Erro frequentemente cometido: Conserto.
Termo que significa espetáculo musical, música, consonância de instrumentos e/ou vozes. Concerto tem ainda o significado de combinação, parto, ordem, harmonia, enfeito. Ato de concertar.
Frase exemplo: O concerto de ontem foi verdadeiramente espetacular.

Com este artigo (e outros do género), o NCultura pretende aprofundar o significado de certos termos. Além disso, por sabermos que é frequente encontrarmos palavras que desconhecemos ou que achamos estar incorretamente aplicadas, é importante que se perceba que o dicionário é uma ferramenta muito útil.
É, por isso, importante estimular a leitura acompanhada do dicionário, pois este saudável hábito de recorrer a um dicionário com frequência permite esclarecer no momento as dúvidas que surjam. É uma forma de evitar que determinados erros se perpetuem. Ao esclarecer todas as dúvidas no imediato, certamente não repetimos esses erros.
Leia também:
- 5 erros de português mais comuns que deve corrigir
- Português: o que é uma pergunta retórica?
- Dúvidas de Português: os 4 tipos de frases
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 12 erros embaraçosos”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…