Conhecer a fundo a nossa língua permite-nos descobrir algumas palavras caras para insultos discretos. Alguns mais subtis, outros menos… Descubra!
Insultar alguém é sempre uma ação que pode gerar uma reação. Contudo, se existir grande domínio da língua portuguesa podem usar-se algumas “palavras caras” para insultar de forma discreta.
Na internet, são muitos os que procuram o enriquecimento pessoal, melhorando o seu vocabulário. No entanto, não fazem a procura de novos termos com as melhores intenções, pois nos motores de busca (como o Google) usam “palavras caras para insultar”.
O título deste artigo visa apenas atrair as pessoas para a leitura do conteúdo que se segue. Por isso, quando recorremos a um título chamativo, naturalmente estamos apenas a usar um título politicamente incorreto, de modo a suscitar interesse e a atrair as pessoas à leitura do presente artigo.
O nosso objetivo é apenas que as pessoas possam ler o artigo de forma que possam conhecer mais sobre a língua portuguesa. Nós defendemos que não se deve insultar ninguém, somos sempre contra qualquer tipo de violência, seja física ou verbal.

10 palavras caras para insultos discretos e subtis
1 – Abentesma
Pessoa pouco inteligente, incompetente. É um cretino, imbecil, burro, badameco, besta.
2 – Flagelativo
Termo que vem de “flagelar”+”-tivo”. Esta palavra é adjetivo que significa que flagela. Este termo significa próprio para açoitar. No sentido figurado, significa enfadonho. Também no sentido figurado, o mesmo termo significa incomodativo.

3 – Nefelibata
Pessoa que “vive ou anda nas nuvens”. Aquele que é muito distraído. Aluado; sonhador que foge frequentemente da realidade. Escritor excêntrico que não cumpre regras literárias.
4 – Ocioso
Termo que vem do latim otiōsu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que está na ociosidade. Este termo significa que não tem que fazer. Este termo significa também que não trabalha. Este termo significa ainda que não quer fazer nada, preguiçoso, mandrião.
Esta palavra significa apático, inativo. Esta palavra significa também inerte. Esta palavra significa ainda inútil. Esta palavra é nome masculino que significa pessoa que não trabalha ou não tem que fazer. Esta palavra significa pessoa que não quer fazer nada. Esta palavra significa ainda vadio.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: apático, balda, cábula, calaceiro, desnecessário, desocupado, estéril, gandaieiro, improdutivo, inativo, indolente, inútil, madraceador, madraço, mandrião, modorrento, molenga, passivo, preguiçoso, procrastinador, supérfluo, vadio, vagabundo, vão.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: atarefado, ativo, dinâmico, enérgico, fundamental, laborioso, necessário, ocupado, produtivo, trabalhador.

5 – Estólido
Pessoa desprovida de inteligência e/ou de discernimento. Estúpido, parvo, tolo. Pessoa que mostra falta de bom senso ou de sensatez.
6 – Infrutífero
Termo que vem do latim infructifĕru-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que não produz fruto; estéril. Esta palavra significa (em sentido figurado) que não dá resultado; ineficaz; vão; inútil.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: árido, baldado, estéril, frustrado, improdutivo, ineficaz, infecundo, infértil, inútil, rabisseco, vão
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: fecundo, fértil, frutífero, produtivo, profícuo, vantajoso.

7 – Atrofiado
Esta palavra é adjetivo que significa órgão ou membro que apresenta atrofia. No sentido figurado, significa impedido de se desenvolver. Atrofiado é particípio passado de atrofiar.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: atrófico, definhado, minguado.
8 – Lânguido
Termo que vem do latim languĭdu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que não tem forças; debilitado; abatido; fraco. Esta palavra significa voluptuoso.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: abatido, agradável, aprazível, deleitável, delicioso, desfalecido, fraco, frouxo, indolente, langoroso, prazenteiro, sensual, voluptuoso.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: desagradável, desgostoso, desprazível, enérgico, enfadado, robusto, vigoroso.

9 – Malogrado
Esta palavra é adjetivo que significa que se malogrou; que teve mau êxito; gorado; frustrado. Esta palavra significa que morreu prematuramente. Esta palavra significa também infeliz.
Malogrado é particípio passado de malograr.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: baldado, falhado, falho, frustrado.
10 – Gaudério
Termo que vem do castelhano da Argentina gauderio, «homem de má vida». Esta palavra é adjetivo que significa popular ocioso, vadio. Esta palavra significa malcriado. Esta palavra é nome masculino da ornitologia que significa no Brasil pássaro da família dos Icterídeos gaudério (Molothrus bonariensis). Tem plumagem azul-escura (macho) ou negra (fêmea), com reflexos brilhantes, sendo conhecidos também por chupim, vira-bosta, etc.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.
Leia também:

NCultura
Gostou da nossa escolha de palavras caras para insultos discretos? Aprendeu alguma palavra nova ou já conhecia? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…