Quer misturar palavras caras com insultos? Fique a conhecer alguns insultos com palavras caras da língua portuguesa! São termos mais desconhecidos e pouco usados da nossa língua.
Gostou do título e gostaria de encontrar termos inapropriados para insultar alguém? Não se iluda. Naturalmente que o NCultura defende os mais elevados valores morais. Por isso, defende que não se deve insultar ninguém. Nenhum tipo de violência é aceitável, seja ela física ou verbal. É algo que deve ser sempre evitado. O título deste artigo do NCultura visa apenas atrair as pessoas para algo fundamental, a leitura.
Primeiro, fica desde já feito o convite para a leitura do presente artigo. Depois, fica a recomendação para a leitura regular dos artigos do NCultura e de um dicionário. Este título pretende ser chamativo e até politicamente incorreto, pois é uma forma de levar as pessoas a ler estas palavras. A leitura tem um papel importante. Por isso, se o título levar as pessoas a lerem mais (este artigo e outros conteúdos), então foi um meio usado para se chegar ao fim desejado, conhecer mais sobre a língua portuguesa.

10 insultos com palavras caras
1 – Descarnado
Esta palavra é adjetivo que significa privado ou separado da carne. Este termo significa muito magro. Este termo significa também (dentes) com as gengivas retraídas. Descarnado é particípio passado de descarnar.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: magro, seco, entresilhado, escanifrado, franzino.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: carnudo, gordo, nédio, roliço.
2 – Gafeirento
Termo que vem de “gafeira”+”-ento”.
Esta palavra é adjetivo que significa que tem gafeira ou gafa, gafo. Este termo significa leproso. No sentido figurado, significa corrupto.

3 – Famélico
Termo que vem do latim famelĭcu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que tem muita fome, faminto. Este termo significa que não come o suficiente.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: esfaimado, esfomeado, esganado, eslazeirado, faminto.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: saciado.
4 – Desformoso
Termo que vem de “des-”+”formoso”. Este termo é adjetivo que significa que se desformoseou; feio.

5 – Libertino
Esta palavra é adjetivo que significa que leva uma vida desregrada ou imoral; dissoluto; devasso; ímpio. Esta palavra é nome masculino que significa pessoa devassa.
Termo que vem do latim libertīnu-, «filho de liberto».
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: devasso, dissoluto, imorigerado, corrupto, depravado, desregrado, indecoroso, intemperante, licencioso, pervertido, vicioso.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: bem-comportado, moralizador, regrado.
6 – Malparecido
Esta palavra é adjetivo que significa que tem mau aspeto. Este termo significa mal-apessoado. Este termo significa também feio.
Termo que vem do “mal-”+”parecido”.

7 – Debochado
Esta palavra é adjetivo que significa devasso; corrupto; libertino. No Brasil, o mesmo termo significa trocista; gozador.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: corrupto, crapuloso, derrisório, brincalhão, caçoador, canalha, chanceiro, devasso, divertido, galhofeiro, libertino, trocista, xingador, zombeteiro.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: bem-comportado, considerado, estimado, regrado, respeitado, moralizador, prezado.
Debochado é forma do verbo debochar, mais precisamente particípio passado de debochar.
8 – Pútrido
Termo que vem do latim putrĭdu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa putrefacto; podre. Este termo, no sentido figurado, significa fétido. Ainda no sentido figurado, o mesmo termo também significa corrupto.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: corrupto, depravado, malcheiroso,
devasso, fedorento, fétido, corrompido, pervertido, podre, putrefacto, pestilencial, putrefeito.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: cheiroso, decente, decoroso, aromático, odorífero, perfumado.

9 – Vicioso
Termo que vem do latim vitiōsu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que tem vícios ou defeitos; imperfeito. Este termo significa corrupto; desmoralizado; depravado. Este termo significa também oposto a certas regras; incorreto.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: falho, imperfeito, desmoralizado, corrupto, defeituoso, depravado, incorreto, leproso, perverso.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: correto, perfeito, regenerado.
10 – Anafado
Particípio passado de anafar. Esta palavra é ainda adjetivo que significa baixo e gordo.
Este termo significa nédio. Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: chorudo, gordo, nédio, rechonchudo, repolhudo.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.
Leia também:
- Língua Portuguesa: 20 insultos inconvenientes (e pouco conhecidos…)
- 24 Palavras novas na língua portuguesa
- Língua Portuguesa: 10 palavras caras para usar e abusar

NCultura
O que achou da nossa escolha de insultos com palavras caras da língua portuguesa? Aprendeu alguma palavra nova? Conte-nos qual é o insulto que mais gostou desta lista. Deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…