Portugal visto por uma brasileira a residir no país
Portugal visto por uma brasileira: é verdade que a corrupção é menor por aqui, mas tb com um país desse tamanhinho era impossível roubar mais, né?
(Nota prévia: texto com 4 ou mais anos, recolhido e publicado na íntegra)
Meu nome é Débora, sou capixaba, moro em Portugal há 7 anos e tenho um blog onde falo de tudo um pouco. Aqui ficam as minhas impressões sobre Portugal e os Portugueses:
1 – Para os Portugueses os Brasileiros não falam português, falam brasileiro.
2 – Os bancos em Portugal abrem as 9 da manhã e fecham às 3 da tarde. Os Bancos têm um sistema de caixas automáticas que se chama Multibanco e que é um dos mais eficientes do mundo. Pode-se fazer quase tudo nessas máquinas, e o sistema bancário em geral é bom, e comparado com o do Brasil, pode-se mesmo dizer que é muito bom.

3 – E o comércio de rua só abre as 10 da manhã, a maioria fecha 2 horas para almoço e encerra às 7 da tarde.
4 – Os Portugueses inventaram a via verde, um sistema para pagar pedágio, que é copiado por muitos países, penso que inclusive pelo Brasil.
5 – Pedágio, em Portugal, se fala portagens, e são muitas por aqui, apesar da maioria das estradas serem boas, paga-se caro para as usar.
6 – E as diferenças linguísticas não se ficam por aí, ex: (Br – Pt) : açougue – talho /terno – fato / acontecimento – facto / trem – comboio / celular – telemóvel, etc…, é confuso mas a gente se acostuma.
7 – Os portugueses, em geral, odeiam o novo acordo ortográfico, eles acham que saíram prejudicados e que a maior parte do acordo, foi uma imposição do Brasil. Alguns jornais de circulação nacional se recusam a adotar o novo acordo.

8 – Em Portugal beba uma bica (café expresso), se quiser também pode pedir um cheirinho (uma dose de medronho) na mesma chávena (xícara) de café.
9 – Medronho é uma espécie de cachaça feita com o fruto do medronheiro.
10 – Todo boteco por aqui é chamado de café.
11 – Sendo que a maioria dos cafés tem ótimas esplanadas, wi-fi gratuito, etc.
12 – Em Portugal os gays podem casar, e nesse momento está em discussão no parlamento um projeto para a adoção.

(cont.)