Portugal em Flor: 8 fantásticos locais floridos
Na Rota Portugal em Flor descubra um jardim chamado Portugal, descubra as belas cerejeiras, as formosas amendoeiras e as tímidas orquídeas selvagens.

O sol desponta, a temperatura sobe e Portugal torna-se num jardim junto ao atlântico. Um jardim que inspira poetas e músicos. Um jardim que enche os campos de vida e cor.
Como era impossível dar destaque a todas as flores que enriquecem Portugal, centrámo-nos em três: as flores das amendoeiras, as flores das cerejeiras e as orquídeas selvagens.

Viajámos até às terras circundantes a Vila Nova de Foz Côa e deixámo-nos emaranhar nas suas estradas serpenteantes por entre as amendoeiras floridas, num local conhecido por ter uma das maiores extensões de amendoeiras do país.
Cenários deslumbrantes foram o que nos esperavam em Resende e no Fundão com as suas encostas repletas de cerejeiras em flor.
Na serra de Aire e Candeeiros, procurámos as belas e tímidas orquídeas selvagens. Esta Serra deu-nos a conhecer das vistas mais espetaculares que já encontrámos, enquanto, escondia as pequenas e elusivas orquídeas por entre a restante vegetação.

A Primavera chegou, de facto. Desta vez damos a palavra à natureza, à caminhada, à descoberta. Uma viagem sensorial por entre cores e aroma.
Mas não é tudo! Desde os andores para transportar os santos, nas festas das paróquias até aos cortejos das festas académicas existe, em Portugal, a tradição de decorar as festas e romarias com flores naturais ou de papel. Um trabalho imenso que demora meses de preparação muitas vezes somente para um dia de festa.

Assim com este tema Portugal em Flor quisemos destacar quatro festas “Floridas” que irão acontecer ao longo do ano de 2015. E é de aproveitar porque algumas delas só acontecem de 4 em 4 anos e outras só quando o povo quiser…
Deixe-se encantar pelas flores de Portugal!

Resende – Rota da Cerejeira em Flor

Quem disse que somente no Japão se podiam apreciar e beleza das cerejeiras em flor? Igualmente, em Portugal, entre o mês de Março e Abril, podemo-nos deslumbrar com estas flores magnífica que salpicam de branco as encostas do Douro.

Resende (e a área circundante) é, assim, um dos pólos da cereja em Portugal. Após uma breve passagem por este local aquando da Rota do Românico (Março 2015), é com agrado que voltamos, desta vez para contemplar um tipo de beleza mais… floral.

A viagem, que realizamos de automóvel inicia-se pelas freguesias de São João de Fontoura, onde encontramos uma encosta magnífica repleta de árvores totalmente florescidos. Continuamos por São Pedro de Paus, Barrô e São Martinho de Mouros, com paisagens mais campestres mas igualmente magníficas.

Nesta última localidade, poderá ser visitado o Centro Interpretativo da Cereja, (sob marcação) que se encontra no antigo edifício da escola primária da aldeia de Vila Verde. Se lhe sobrar algum tempo aproveite para visitar os monumentos da Rota do Românico existentes nesta localidade. Nós, voltaremos lá em breve mas desta para nos deliciar com as cerejas já maduras!

Marcação de Visitas Centro Interpretativo da Cereja:
Telefone. 254 877 200
E-mail. [email protected]
Vila Nova de Foz Côa – Rota das Amendoeiras em Flor

A beleza das amendoeiras em flor levou-nos até Vila Nova de Foz Côa e às localidades circundantes. Todos os anos assinalam este fenómeno com festas e romarias que animam a população e as levam a visitar estas árvores de fruto. As amendoeiras são uma das principais fontes de rendimento da região pelo que são amplamente estimadas.

Pode começar pelo centro da cidade, no posto de turismo ou numa das lojas de produtos tradicionais que existem na zona antiga, e daí saia em direção a Freixo de Numão para ver os primeiros pomares. De seguida dirija-se até Murça onde pelo caminho poderá apreciar uma visão panorâmica dos campos envolventes. Para onde quer que olhe verá um mar branco de flores brancas.

Não nos cansamos da beleza que se estende perante nós e decidimos aventurar-nos pelos caminhos sinuosos até Torre de Moncorvo, passando pelo Pocinho, primeiro na estrada junto ao rio e depois escolhendo o percurso panorâmico. Por aqui verá, não só campos de amendoeiras em flor, como também uma paisagem incrível para o vale mais abaixo.

Esta é uma região que vale a pena visitar, cheia de património tangível e intangível. Se tiver tempo, complete a sua viagem com uma visita ao Museu do Côa antes de seguir para o próximo destino.

Posto de Turismo de Vila Nova de Foz Côa:
Morada: Av. Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 5150 Vila Nova de Foz Côa
Telefone. 279 760 329
E-mail. [email protected]
(cont.)