Considerada a sala de visitas da cidade de Santarém, o Jardim das Portas do Sol situado na a antiga Alcáçova de Santarém, sofreu obras de requalificação e de valorização que tiveram como objectivos fundamentais a interpretação actual do sítio, com base na memória do lugar e história da Cidade.

Para além de uma vista fantástica sobre o rio Tejo, neste local pode visitar o Núcleo Museolócico e Centro de Interpretação Urbi Scallabis. Aqui os visitantes receberão explicações prévias sobre o conhecimento existente de cada um dos períodos cronológicos podendo assim iniciar a sua “viagem” pela cidade, explorando os equipamentos existentes no Centro de Interpretação, seguindo depois caminho para as Ruínas Romanas, onde podem encontram uma montra interactiva com algumas explicações.

Inserido dentro das muralhas do que resta do Castelo de Santarém, que D. Afonso Henriques conquistou aos mouros em 1147, este espaço está hoje transformado num amplo jardim, onde podemos observar uma magnífica paisagem sobre a planície rasgada pelo rio Tejo. Aqui podemos visitar os antigos torreões e o museu Passos Canavarro, dedicado ao à Lezíria e ao Tejo.

Este espaço verde ornado com diversas espécies de árvores e arbustos apresenta vestígios de 2 portas medievais. De realçar a bela e extensa vista panorâmica sobre o rio Tejo que daqui se pode desfrutar.