Início Saúde Porque é que o café faz bem à saúde?

Porque é que o café faz bem à saúde?

Esclareça todas as suas dúvidas e decida se deve ou não consumir esta bebida. Porque é que o café faz bem à saúde? Nós explicamos.

café faz bem à saúde
Porque é que o café faz bem à saúde?

Porque é que o café faz bem à saúde? Nós facilmente podemos reconhecer que, normalmente, não cumprimos com o descanso das 8 horas de sono verdadeiramente reparador. Entregamo-nos ao computador ou à televisão, vemos um filme ou seguimos o episódio seguinte da série da moda ou de culto e não dormimos as 8 horas recomendadas.

Ao fim de semana não há problema, pois podemos dormir até mais tarde na manhã seguinte. Porém, fazemos isto constantemente. É frequente não cumprir com as 8 horas de descanso. Durante a semana, há trabalho para fazer, o dia começa e o som do despertador é logo mal acolhido. Só mais 5 minutos… acordamos já um pouco cansados, por isso precisamos de ajuda para enfrentar o dia de trabalho.

O café é uma bebida saborosa que, além de nos ajudar a despertar, dá aquele boost de energia que necessitamos para renovar as nossas forças. Ele dá energia e aumenta o nosso estado de alerta e a nossa produtividade. Contudo, ao café também estão associados efeitos negativos. Há malefícios gerados pelo consumo de café, nomeadamente quando é ingerido em excesso!

café faz bem à saúde
Porque é que o café faz bem à saúde?

Porque é que o café faz bem à saúde?

Foco

A cafeína contribui para as pessoas manterem o foco por mais tempo e com mais facilidade, permitindo um aumento da capacidade de concentração.

NOTA: O consumo em excesso gera o efeito contrário, ou seja, causa falta de concentração.

Leia também:

Atividades físicas e práticas desportivas

A cafeína é um bom auxiliar que ajuda a maximizar o rendimento das atividades físicas, concedendo maior resistência, mais energia, tornando os músculos mais bem preparados para as exigências, seja no ginásio, seja no campo de futebol.

café faz bem à saúde
Porque é que o café faz bem à saúde?

Humor

A cafeína presente no café permite que estimulantes naturais produzidos pelo cérebro (como a dopamina e a glutamina) circulem livremente, tornando-nos não apenas mais conscientes do que nos rodeia, mas também menos entediados.

Há maiores impulsos de bom humor, algo que fomenta o bom ambiente no trabalho e na produtividade.

NOTA: O café também liberta adrenalina, algo que num determinado contexto pode levar a que seja sentida irritação ou ansiedade. Portanto, é recomendada moderação.

Memória

O café é ainda amigo da memória, contribuindo para que nos lembremos com mais facilidade de coisas importantes como números de telefone e nomes, entre outras coisas.

café faz bem à saúde
Porque é que o café faz bem à saúde?

Efeito placebo

O hábito de tomar café pode reduzir parte dos seus efeitos, gerando o vício, mas havendo no corpo uma maior sensação de necessidade do produto. Com o vício da cafeína, os efeitos que se defendem ser próprios do consumo do café não são gerados, não passando de um efeito placebo.

Apetite

O café reduz a fome e é, por isso, um importante complemento para quem pretende emagrecer. Ele também ajuda a queimar gordura.

café faz bem à saúde
Porque é que o café faz bem à saúde?

Interferência nos efeitos dos remédios

De acordo com cientistas da Universidade de Erlangen-Nuremberg, ficou comprovado que a cafeína potencia o efeito de algumas drogas (nomeadamente de analgésicos, como o paracetamol e o ácido acetilsalicílico), tornando o seu efeito mais rápido e mais eficaz.

Longevidade dos efeitos no corpo

A cafeína tem uma longevidade que deve ser levada em consideração. São cerca de 5 ou 6 horas em que ela permanece muito ativa no nosso organismo.

Após a ingestão de um café, a cafeína permanece no nosso sistema durante todo esse tempo. Por isso mesmo, os especialistas do sono defendem ainda que, depois das 18h, não se deve beber café!

café faz bem à saúde
Porque é que o café faz bem à saúde?

Estômago

O consumo exagerado de café gera muitas dores de estômago e azia. Os efeitos negativos são ainda mais poderosos, se o café for bebido em jejum.

Droga psicoativa

A cafeína é uma droga psicoativa. Sendo bastante consumido em todo o mundo, muitos desvalorizam essa preciosa informação.

café faz bem à saúde
Porque é que o café faz bem à saúde?

Consumo de café: o valor máximo recomendado

A OMS (Organização Mundial da Saúde) defende que, no máximo, se devem consumir 400 mg de cafeína, por dia. São sensivelmente 3 chávenas. Superando esta quantia, há riscos que são corridos. Existem diversos malefícios para a saúde que passam a ser muito prováveis.

É ainda importante perceber que a cafeína está também presente em bebidas energéticas (Red Bull, Monster, entre outras), em refrigerantes (Coca-Cola, Pepsi, Guaraná, entre outros), chás (verde, preto, mate), chocolates, suplementos alimentares e até medicamentos!…

Tabela nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.