Conheça todas as razões que sustentam esta recomendação. Saiba porque deve misturar Vinagre de maçã com este ingrediente. Tanto o mel como o vinagre são produtos comuns. Eles têm sido usados ao longo de séculos pelos seus fins medicinais e culinários. A ciência atual confirma que ambos contêm propriedades que, realmente, geram diversos benefícios para a saúde.
Esta mistura deve ser preparada diluindo ambos os produtos em água, conseguindo assim criar um remédio caseiro que gera diversos efeitos positivos na saúde. Entre as vantagens que gera no organismo, estão o favorecimento da perda de peso e a redução e controlo dos níveis de açúcar no sangue.
Saiba porque deve misturar Vinagre de Maçã com este ingrediente

A dupla
Combinar vinagre de maçã com mel permite conjugar dois alimentos que geram efeitos poderosos. O mel é um produto doce (devido à mistura de dois açúcares, a frutose e glicose) e viscoso que é produzido pelas abelhas.
Ele é rico em calorias e, como é rico em açúcar, deve ser consumido com moderação. Ele contém quantidades reduzidas de pólen, mas tem também micronutrientes e antioxidantes. O vinagre de maçã tem no ácido acético, o seu principal componente. Ele tem um sabor caracteristicamente azedo.
O remédio
Juntar ambos os produtos representa a criação de um remédio caseiro de excelência, que gera diversos benefícios para a saúde. A ciência tem estudado ambos com muito afinco e a verdade é que muitos cientistas concluíram que o consumo individual, regular e moderado de cada um destes alimentos se revela bastante benéfico para a saúde.
Leia também:
- Deixe de tomar café e saiba o que acontece ao seu organismo
- As 7 razões para tomar mel com limão
- Porque é que o café faz bem à saúde?
- O vinagre de maçã favorece a sua beleza. Saiba como!

Os benefícios do remédio de vinagre de maçã e mel
– São antimicrobianos naturais.
– O vinagre de maçã contém probióticos, que são bactérias úteis na digestão.
– Eles também aumentam a imunidade.
– O ácido acético do vinagre de maçã ajuda a promover a perda de peso.
– O vinagre de maçã fomenta uma sensação saudável de saciedade, que dura muito tempo.
– Reduz a rapidez com que os nutrientes são absorvidos pela corrente sanguínea.
– Ajuda a aliviar alergias sazonais e combate a tosse e os sintomas de gripes e de constipações.
– Ajuda a aliviar os sintomas de rinite alérgica ou de febre dos fenos.
– Ajuda a melhorar a saúde do coração.
– Reduz os níveis de colesterol LDL (mau), tornando a doença cardíaca mais improvável.
– Reduz a pressão alta, que é outro dado de risco para doenças cardíacas.
– Contém antioxidantes (nomeadamente polifenóis), que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.
– Melhora o fluxo sanguíneo.
– Previne a formação de coágulos sanguíneos e a oxidação do colesterol LDL.
– Ajuda a reduzir a inflamação.
– Pode ajudar a prevenir gengivites, cáries e mau hálito.

Efeitos negativos
– Pode gerar uma maior resistência à insulina.
– Pode ser agressivo para o estômago.
– Pode ser agressivo para os dentes, deteriorando o esmalte dos dentes.
– Também pode aumentar o risco de cáries.
– Pode piorar o refluxo gástrico, por via da acidez do vinagre de maçã.
NOTA: Por isso é importante diluir o vinagre em água filtrada e, depois de beber, deve-se enxaguar a boca com água pura.

Diferentes usos
Pode tomar 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 2 colheres de chá de mel bem diluídas em 240 ml de água quente. É um tónico que deve ser tomado antes de dormir ou pouco depois de acordar.
Misturas: Pode consumir isoladamente ou pode beber a mistura quente com limão, gengibre, hortelã fresca, pimenta caiena ou canela em pó.
Cuidados a ter
Deve evitar beber este preparado, se sofrer de refluxo gástrico ou azia. Mas reduz os sintomas adversos, se beber uma hora antes de se deitar.
As crianças pequenas também devem evitar a ingestão desta solução. Não porque haja provas que seja nocivo para elas, mas por haver poucos estudos que defendam a segurança deste preparado para elas.
As crianças com idade inferior a 1 ano de idade devem mesmo evitar comer mel, pois aumenta o risco de sofrerem de botulismo, uma doença rara que é potencialmente fatal, sendo causada por bactérias.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
Comentários 2