Início Saúde O café não é todo igual. Entenda por que deve escolher café...

O café não é todo igual. Entenda por que deve escolher café em grãos

Pouco há de melhor do que experienciar um bom café. O aroma, a temperatura, o sabor, os benefícios. Mas é preciso entender por que deve escolher café em grãos.

deve escolher café em grãos
O café não é todo igual. Entenda por que deve escolher café em grãos

Pouco há de melhor do que experienciar um bom café. O aroma, a temperatura, o sabor, os benefícios. Mas é preciso entender por que deve escolher café em grãos. Quem nunca bebeu um café e o experimenta sente o seu corpo diferente. O café causa efeitos quase imediatos. Quem experimentou sentiu logo a necessidade de enquadrar a bebida no seu quotidiano, pois ela contribui para melhorar o seu dia de forma eficaz.

O café é uma bebida que faz parte do quotidiano de muita gente, de milhões de pessoas em todo o mundo. Na verdade, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro. Apenas a água supera o café como líquido mais bebido. Apesar de todos beberem café, nem todos optam por beber o café da mesma forma. É preciso saber escolher qual a melhor opção, a que lhe permite uma melhor experiência de bebida.

O café não é todo igual. Entenda por que deve escolher café em grãos

Escolhas

Há várias opções que se podem tomar, mas escolher café em grãos revela-se uma posição mais sensata. Quer saber o que distingue o café em grãos do café moído? Quer saber quais são as razões que levam a que se defenda que o café em grãos é a melhor opção?

Se o critério principal é apenas ter um café que seja prático de fazer, não há dúvida de que o café moído é a opção certa para si.

Leia também:

deve escolher café em grãos
O café não é todo igual. Entenda por que deve escolher café em grãos

Qualidade

Ora, colocando de parte a praticidade e centrando o critério na qualidade, a discussão começa a pender para outro lado. O café em grãos é o “café fresco” que torna a experiência memorável.

Os grãos de café mantêm a qualidade do café no máximo. O café moído perde fácil e rapidamente as suas qualidades com o tempo. O café em grãos permanece por mais tempo com todas as suas propriedades.

Armazenamento

A forma como armazenamos o café pode alterar a qualidade do café, pois ele, mesmo em grãos, vai perdendo qualidade e complexidade com o tempo.

Devemos também ter em conta que o momento da torra tem influência no acelerar da perda de qualidades. A data da torra também é relevante. Ela revela-se um marco inicial da validade do café. A partir do momento da torra, é possível embalar os pacotes e estes exalam um perfume a café no ar…

deve escolher café em grãos
O café não é todo igual. Entenda por que deve escolher café em grãos

O grão

O grão do café tem um funcionamento distinto. Ele revela-se como uma espécie de “cápsula in natura”, ajudando a preservar todos os aromas e sabores do café. Contudo, logo depois do café em grãos ser moído, as qualidades mantidas vão-se perdendo.

O processo é agradável. Durante a moagem do café, o cheiro bom do café invade o espaço, fica no ar, mas algo se perde. Convém ser logo preparado, para que se usufrua ao máximo das suas qualidades. Assim, o melhor café é aquele que é moído no momento e que é mais aromático, mais saboroso, mais benéfico para a saúde.

Momento

O bom café fresco é feito no momento. Se alguém toca à campainha, logo após a moagem, fazendo com que fique largos minutos à conversa, o café já perdeu qualidades. Assim, bastam poucos minutos após a moagem para o café perder potencial.

Ora, assim se percebe que quando se compara a qualidade com o café moído que se compra nos supermercados faz-se uma comparação injusta, pois o café moído continua a perder qualidades já que foi perdendo propriedades ao longo de várias semanas ou meses!

deve escolher café em grãos
O café não é todo igual. Entenda por que deve escolher café em grãos

O café moído

Quando optamos por café em grãos, sabemos que o que temos em mãos é um verdadeiro café; é puro. Já o mesmo não pode ser dito do café moído, que tendo muito café pode sempre ter outras substâncias e algumas impurezas.

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre café, há diversos no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

3 COMENTÁRIOS

  1. O o café e minha bebida predileta porém vou variando as marcas e sabores e cada um tem seus sabores diferenciados porém,algumas marcas tem gosto de palha de milho queimada marcas famosas aonde da muita azia .gostaria de conhecer os grãos originais.ok

  2. Eu amo café, há bum ano mais ou menos, comprei um moedor elétrico e resolvi comprar café em grãos, o primeiro quilo comprei no mercado, mas como gosto muito do café arábica, decidi comprar pela internet direto do produtor, só que tem um problema, nunca consigo comprar do mesmo.
    Mas até agora estou satisfeita com o que comprei.
    Você tem alguma sugestão para me dar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.