Início Cultura Língua Portuguesa Ponha os seus conhecimentos à prova no Teste de Língua Portuguesa «141»

Ponha os seus conhecimentos à prova no Teste de Língua Portuguesa «141»

Quer testar o seu nível de português e outras áreas do saber? Aqui vai encontrar os melhores testes. Aventure-se no Teste de Língua Portuguesa «141».

Teste de Língua Portuguesa «141»
Ponha os seus conhecimentos à prova no Teste de Língua Portuguesa «141»

Ponha os seus conhecimentos à prova no Teste de Língua Portuguesa «141»

Quer testar o seu nível de português e outras áreas do saber? Aqui vai encontrar os melhores testes. Aventure-se no Teste de Língua Portuguesa «141».

Antes de testar os seus conhecimentos, partilhamos consigo alguns poemas, citações, curiosidades e até receitas, para que aprenda mais sobre Portugal e o mundo.

Encare o dia como um desafio e ponha-se à prova com o nosso teste.

Teste de Língua Portuguesa «141»: ponha à prova os seus conhecimentos

Citação do dia

“Se não és liberal aos 25, não tens coração. Se não és conservador aos 35, não tens cabeça”.

François Guizot (1787-1874)

NOTA: Segundo o The Guardian, o autor desta frase é o escritor e político francês François Guizot, embora ela seja muitas vezes atribuída a Winston Churchill.

Teste de Língua Portuguesa «141»: ponha à prova os seus conhecimentos

Poema do dia

Mulher da vida

Mulher da Vida,
Minha irmã.
De todos os tempos.
De todos os povos.
De todas as latitudes.
Ela vem do fundo imemorial das idades
e carrega a carga pesada
dos mais torpes sinónimos,
apelidos e ápodos:
Mulher da zona,
Mulher da rua,
Mulher perdida,
Mulher à toa.
Mulher da vida,
Minha irmã.

Cora Coralina (1889-1985)

Teste de Língua Portuguesa «141»
Teste de Língua Portuguesa «141»: ponha à prova os seus conhecimentos

Factos do dia de hoje

Sabia que hoje é Dia Internacional para a Redução de Catástrofes? Além disso, é também Dia de Santo Eduardo.

Teste de Língua Portuguesa «141»
Teste de Língua Portuguesa «141»: ponha à prova os seus conhecimentos

O dia de hoje na história

No dia 13 de outubro, ocorreram diferentes factos históricos de relevo, tais como:

– Em 1917, três crianças, que ficaram conhecidas como “os três pastorinhos”, haviam avistado Nossa Senhora a 13 de maio. As três crianças eram Lúcia dos Santos, de 10 anos, e os irmãos Francisco Marto, de 9 anos, e Jacinta Marto, de 7 anos. Nessa aparição, havia a promessa dum milagre, agendado para o meio-dia do dia 13 de outubro, de forma a que “todos acreditassem”.

No dia 13 de outubro de 1917, todos acreditaram. Nesse dia, ocorreu o “Milagre do Sol” em Fátima, Portugal. O milagre foi presenciado por milhares de pessoas. Uns afirmam 30 mil, enquanto outros apontam mesmo para cerca de 100 mil espectadores. O evento durou cerca dez minutos. A descrição feita foi do surgimento de uma atividade solar extraordinária. O Sol terá girado no céu e ficado como um disco opaco. Outros relatos falam em luzes multicoloridas. A Igreja Católica, no dia 13 de outubro de 1930, oficializou este acontecimento como um milagre.

– Margaret Hilda Thatcher, a Dama de Ferro, nasceu em 1925. A primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra no Reino Unido (1979-1990) nasceu na cidade de Grantham, em Lincolnshire, na Inglaterra. Morreu em Londres, vítima de um acidente vascular cerebral, no dia 8 de abril de 2013. Tinha, então, 87 anos.

– Em 1943, o governo italiano declarou guerra contra uma ex-aliada, a Alemanha. Foi dia de mudança para o lado dos Aliados, o que se revelou fundamental em termos estratégicos. O general Pietro Badoglio, que foi chefe de comando de Mussolini (este, em julho, tinha sido deposto do poder), rendeu-se aos EUA e cedeu a região de Salerno que se tornou base e permitiu aos Aliados recuperarem a cidade de Roma.

– O dia 13 de outubro de 1972 ficou marcado na história pela queda de um avião na Cordilheira dos Andes. Das 45 pessoas que estavam a bordo, apenas 29 sobreviveram. Uns morreram logo no impacto, outros na sequência dos ferimentos e do frio. Dos 29 sobreviventes, 8 faleceram após o surgimento de uma avalanche. Restaram 21 pessoas, sem comida, nem fonte de calor, a mais de 3600 m de altitude. A fome e a necessidade de sobrevivência levou a que os sobreviventes se alimentassem dos cadáveres.

Pela rádio, ouviram que as buscas pelo avião tinham cessado e o desespero levou a que alguns partissem daquele local à procura de ajuda. Uma viagem sem orientação que demorou 10 dias, até ao momento em que encontraram uma pessoa que se revelou fundamental. Esta ofereceu-lhes de comer e beber e chamou as instituições para prestarem o devido socorro, a estas pessoas e às que ficaram no avião. Desde a queda até ao salvamento, passaram 72 dias, um momento da história que ficou conhecido como a Tragédia dos Andes (ou Milagre dos Andes).

– Em 1884, definiu-se em Washington (EUA), por meio de uma conferência internacional, que o meridiano oficial a fazer a divisão do globo terrestre entre o leste e o oeste (e que também serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários) seria o meridiano com base no Observatório Real de Greenwich, em Londres. A hora de Greenwich é chamada de Greenwich Mean Time (GMT).

– Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho morreu em 1986, com uma hemorragia gástrica, aos 82 anos, no Rio de Janeiro. O autor do clássico “Vou-me embora pra Pasárgada” foi professor de literatura, crítico (literário e, também, de arte), poeta e tradutor.

– Em 2010, foram resgatados de uma mina no norte do Chile 33 mineiros que estiveram 69 dias soterrados, a cerca de 700 m de profundidade. O pesadelo começou no dia 5 de agosto, quando uma mina em San José desabou. O acontecimento foi acompanhado por todo o mundo que se deixou apaixonar por esta história.

– Em 2016, o Prémio Nobel da Literatura foi destinado a Bob Dylan, segundo anunciou a Academia Sueca, em Estocolmo. Sara Danius, a secretária da Academia, justificou a escolha de Bob Dylan por este criar “novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana”, sendo uma enorme influência na música popular contemporânea.

Nascido Robert Allen Zimmerman, Bob Dylan é autor de clássicos do rock como “Hurricane”, “Like a rolling stone” e “Idiot wind”.

Teste de Língua Portuguesa «140»
Teste de Língua Portuguesa «141»: ponha à prova os seus conhecimentos

Receita do dia

Bacalhau à lisbonense

Ingredientes

– 10 ovos M

– 6 dentes de alho

– 2 folhas de louro

– 1 cebola

– 6 c. sopa azeite

– 1 kg bacalhau crescido

– 75 g azeitonas pretas (devidamente descaroçadas)

– Pimenta q.b.

– Salsa fresca q.b.

Modo de preparação

Desfie em cru o bacalhau salgado.

Lave-o duas ou três vezes.

Coloque-o de molho por duas a três horas, em água fria.

Coloque um fio de azeite num tacho e ponha a cebola cortada (em rodelas muito finas) a refogar.

Junte as folhas de louro e o alho laminado.

Acrescente o bacalhau e envolva com o restante conteúdo.

Vá mexendo por 3 minutos.

Numa taça, parta os ovos e bata. Tempere com pimenta.

Adicione ao tacho os ovos batidos e temperados.

Junte a salsa (previamente picada) e volte a misturar e a envolver.

Retire do lume. Coloque numa travessa e junte salsa e azeitonas negras.

Sugestão: pode juntar, ainda, uns tomates cherry.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.