Quer testar o seu nível de português e outras áreas do conhecimento? Aqui vai encontrar os melhores testes. Aventure-se no Teste de Língua Portuguesa «165».
Antes de testar os seus conhecimentos, partilhamos consigo alguns poemas, citações, curiosidades e até receitas, para que aprenda mais sobre Portugal e o mundo.
Encare o dia como um desafio e ponha-se à prova com o nosso quiz/teste.

Citação do dia
“Onde não há lei, não há liberdade.”
John Locke (1632-1704)

A velhice
O neto:
Vovó, por que não tem dentes?
Por que anda rezando só.
E treme, como os doentes
Quando têm febre, vovó?
Por que é branco o seu cabelo?
Por que se apoia a um bordão?
Vovó, porque, como o gelo,
É tão fria a sua mão?
Por que é tão triste o seu rosto?
Tão trémula a sua voz?
Vovó, qual é seu desgosto?
Por que não ri como nós?
A Avó:
Meu neto, que és meu encanto,
Tu acabas de nascer…
E eu, tenho vivido tanto
Que estou farta de viver!
Os anos, que vão passando,
Vão nos matando sem dó:
Só tu consegues, falando,
Dar-me alegria, tu só!
O teu sorriso, criança,
Cai sobre os martírios meus,
Como um clarão de esperança,
Como uma bênção de Deus!
Olavo Bilac (1865-1918)

Factos do dia de hoje
Hoje é Dia Mundial dos Materiais. Além disso, é também Dia da Consciencialização do Stress. É, ainda, Dia do Saxofonista, Dia de São Nuno de Santa Maria e Dia para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra.

O dia de hoje na história
No dia 6 de novembro, ocorreram diferentes factos históricos de relevo, tais como:
– Em 1892, foi inaugurado o Viaduto do Chá.
– Mahatma Gandhi foi preso em 1913, por liderar um protesto de mineiros indianos na África do Sul (com mais de duas mil pessoas). Gandhi saiu após realizar o pagamento de uma fiança.
– Em 1927, houve a pré-estreia do primeiro filme falado da história. Decorreu em Nova Iorque e intitulou-se “O Cantor de Jazz”.
– Anita Catarina Malfatti faleceu em 1964. Com o desaparecimento da pintora, desenhista e professora, o Brasil ficou artística e culturalmente mais pobre.
– Os Sex Pistols fizeram a sua apresentação em 1975. Apesar da primeira apresentação no St. Martin’s Art College ter sido um autêntico fiasco (por falta de preparação), a banda inglesa fez um percurso inesquecível. A banda formada em Londres transformou o mundo música com o seu o punk rock.
– Fiji torna-se uma república em 1987.
– Em 2010, foi criado o Instagram, uma das redes sociais mais bem-sucedidas que permite a partilha de fotografias.

Receita do dia
Bolo de Caneca (Mug cakes) de iogurte e banana
Ingredientes
– 2 ovos.
– 200g polpa de banana.
– 80g farinha integral.
– 30g chocolate para culinária.
– 2 c. de sopa açúcar.
– 1 c. de chá fermento em pó.
– 1 dl iogurte com aroma a banana.
Modo de preparação
– Bata os ovos com o açúcar numa taça.
– Esmague com um garfo a banana e adicione a polpa aos ovos batidos.
– Acrescente a farinha peneirada com o fermento e o iogurte.
– Reparta o preparado pelas diferentes canecas.
– Polvilhe com o chocolate ralado a superfície das canecas.
– Leve 1 iogurte ao micro-ondas, coloque por 1,5 minutos em potência elevada.
– Repita o processo para cada uma das canecas.
– Pode servir após as canecas arrefecerem.
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.
Continuo esperando a volta do quiz não esbaforido.
Bem que podiam ter lembrado Sophia de Mello Breyner Andresen, sem dúvida, alguém que todos nós já ouvimos falar.