O polvo é um ingrediente delicado que pode ficar duro se não for cozido corretamente. Desfrute de um polvo cozido tenro com as nossas dicas. O polvo, já sabe, é um alimento peculiar. Há erros que são cometidos frequentemente que levam a que o polvo se apresente duro, difícil de mastigar. Sabemos que não é fácil conseguir fazer com que a carne do polvo se apresente em condições ideais.
No entanto, reunimos para si algumas sugestões de especialistas que asseguram um polvo cozido perfeito. Assim, só tem de aprender com os conhecimentos destas pessoas que sabem como tratar este ingrediente especial. Desta forma, poderá conhecer todos os passos a dar para ter um polvo como sempre desejou, mole, tenro, delicioso!
Polvo cozido tenro: os segredos para um prato delicioso
Ter o polvo congelado
Segundo os especialistas, usar polvo congelado é uma decisão sensata. No mercado, tanto podemos comprar polvos congelados de boa qualidade, como podemos comprar polvo fresco. Depois, ponha-o a congelar.
Os peritos nesta matéria defendem que o gelo contribui para amaciar a carne do polvo. Por isso, esta é uma melhor opção do que bater no polvo, um velho truque que deve ser esquecido…

O processo de descongelação
O polvo deve ser descongelado dentro do frigorífico, num processo lento e natural. Por isso, deve preparar com antecedência o momento de fazer este petisco. Antes de confecionar o polvo, deve ter em consideração que este processo de descongelação leva o seu tempo.
Aplicação de choques térmicos
Uma técnica que os especialistas usam é fazer o polvo passar por um choque térmico. O procedimento é simples: coloque o polvo congelado dentro de água a ferver por uns segundos. Depois, retire o polvo.
Em seguida, repita o procedimento 6 vezes, sensivelmente. Aplique este procedimento no polvo. O confronto com uma temperatura elevada terá o efeito desejado na sua carne.
O momento de lavar o polvo
Após o polvo descongelar devidamente, lave-o bem. Em seguida, faça o polvo passar em várias águas. Este procedimento irá fazer com que toda a viscosidade do polvo seja eliminada. Ao longo desse processo, tenha uma atenção especial às ventosas do polvo.

Colocação a ferver
No momento de colocar o polvo a cozer, lembre-se que ele deve ser colocado em água a ferver, sem sal! O procedimento a realizar consiste em segurar o polvo pela cabeça, quando a água se encontrar em ebulição. Em seguida, deve mergulhar os tentáculos primeiro, até eles mudarem de cor. Posteriormente, deve mergulhar o polvo todo na água.
O tempo
Então, o polvo deve ficar a cozer em lume brando. O tempo necessário para o polvo cozer na perfeição, varia. O tamanho do polvo é uma das variáveis que pode fazer com que o polvo necessite de mais tempo, se for grande; ou de menos tempo, se for um polvo pequeno.
Contudo, tenha em conta que se pode estimar que, em média, o polvo necessitará de cozer entre 40-45 minutos.
A avaliação da cozedura do polvo
Evite utensílios metálicos para avaliar se o polvo se encontra bem cozido. O melhor procedimento consiste em espetar um palito. Tenha em conta que não se deve mexer no polvo com nada metálico!
Está pronto!
Ora, após ter o polvo devidamente cozido, segue-se a melhor parte porque, quando o polvo está pronto, resta-nos comer e saborear um polvo bem cozido que é uma delícia! Neste momento, terá um polvo cozido, pronto para ser utilizado para diversos fins.
Por exemplo, o polvo pode ser comido no imediato, simples. Além disso, pode ser regado com um bom azeite, tornando o seu sabor mais apelativo. A companhia de batatas e/ou hortaliças torna a refeição mais completa.
O polvo pode ainda ser cortado em pedaços pequenos e ser servido em saladas. Isto, são apenas algumas soluções. Há muitas outras opções onde o polvo pode ser integrado.
A reutilização da água
Pode reutilizar a água de cozer o polvo para fazer um arroz “malandrinho”, porque esta água tem muito sabor e irá enriquecer essa refeição
Curiosidade sobre o polvo
Durante muito tempo, foi criado o hábito de bater no polvo fresco com o objetivo de amaciar a carne. Este método foi seguido durante gerações em determinadas aldeias da costa portuguesa. As pessoas que habitavam essas aldeias costumavam bater no polvo com um pau de madeira forte.
Apesar de ser um procedimento agressivo, supostamente tornava a carne do polvo tenra e macia. Contudo, esta metodologia, além de não ser eficaz na missão de tornar a carne macia, tem ainda a desvantagem de sujar tudo em redor.
Recomendação
Por causa desse defeito de sujar tudo, convém ter um quintal ou um grande espaço para realizar este procedimento. Se pretende honrar a tradição precisa de espaço. Bater no polvo irá sujar tudo em volta. Por isso, essa tarefa necessita de ser feita num território adequado.
Quando estão reunidas todas as condições, poderá então dar algumas pancadas no polvo para ver se a carne fica bem tenra.
Alternativa
Outro procedimento tradicional consiste em colocar o polvo no interior de um saco de plástico. Posteriormente, deve passar um rolo de cozinha sobre o polvo com muita força. Faça este procedimento várias vezes, tal e qual como se estivesse a estender massa da pizza.
Aprenda a preparar:
- Como fazer o melhor polvo frito para comer e chorar por mais
- 7 receitas de polvo fantásticas
- Como fazer polvo à lagareiro de comer e chorar por mais
As pessoas também perguntam
O que é que o polvo come?
A alimentação do polvo é composta por crustáceos, basicamente. O polvo é um animal carnívoro. O seu cardápio pode variar, podendo ser composto por caranguejos, lagostas, peixes, camarões e até mesmo outros moluscos pequenos.
Como se reproduz o polvo?
Durante a reprodução dos polvos, os machos recorrem ao seu braço reprodutor. Desta forma, eles libertam espermatozoides na fêmea. Posteriormente, os ovos são colocados em locais abrigados.
A alimentação é evitada pela fêmea no período de incubação e, posteriormente, logo após o nascimento dos filhotes, ela falece.
O que fazem os polvos?
Para fugir dos seus predadores, os polvos recorrem à natação rápida, mas também
contam com a capacidade de camuflagem e de lançar uma tinta preta na água. Desta forma, os polvos conseguem confundir aqueles que pretendem capturá-lo.