Início Saúde Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

O tempero dourado é um produto de elevado valor… no preço e nos benefícios que gera! Descubra os perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Perigos e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Perigos e benefícios do açafrão. O açafrão (Za’faran ou Kesar) é um tempero que provém da planta Crocus sativus. É usado como tempero e corante há mais de 4000 anos! Como o seu preço é elevado e a sua cor é amarela, facilmente se percebe a associação e se compreende que este produto seja chamado de especiaria dourada. Não é ouro, mas pode valer como o ouro para a saúde, pois ele gera diversos benefícios para o nosso organismo.

São vários os estudos científicos que comprovam que o açafrão contém propriedades que nos ajudam em diversas áreas, protegendo a nossa saúde mental, aumentando a longevidade da visão, melhorando a imunidade, entre muitos outros benefícios.

Normalmente, o açafrão é usado como tempero, mas também pode ser consumido enquanto chá. Há também comprimidos e cremes feitos à base deste produto. Quer saber mais sobre este produto fantástico? Então, continue a ler este artigo.


Leia também: Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios


Contraindicações e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Contraindicações e benefícios do açafrão

Propriedades

O açafrão tem na sua composição uma série de compostos químicos que, além de darem origem ao seu sabor, à sua cor, ao seu cheiro, também estão na origem dos vários benefícios que proporcionam à saúde.

Na sua composição química, há mais de 150 compostos. Entre os mais relevantes estão crocina, picrocrococina e safranal que contribuem para o mecanismo de ação, sabor e cheiro do açafrão… Há ainda carotenóides, crocetina, crocina, picrocrocina,… e muito mais.

Contraindicações e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Tabela nutricional do Açafrão (colher de chá 0,7 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
9 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,5 g 0,2 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína < 0,1 g 0,1 %
Fibra alimentar < 0,1 g < 0,1 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água < 0,1 g < 0,1 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Contraindicações e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Benefícios do açafrão

Previne e controla a diabetes

O consumo de açafrão leva a que haja um aumento da utilização da glicose nas células musculares, ajudando a controlar o açúcar no sangue e a diabetes.

Controla da pressão arterial

O açafrão contribui para a redução e controlo da pressão sanguínea, gerando um efeito que previne picos aleatórios na pressão arterial.

Ajuda no desempenho físico

O açafrão melhora o suprimento de energia e a potência. Está também comprovado que melhora o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigénio aos músculos, durante o exercício. Um estudo comprovou um aumento da força muscular e os seus efeitos levaram ainda a uma melhoria do tempo de reação.


Leia também: O que acontece se beber água de açafrão todas as manhãs?


Contraindicações e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Melhora a função cardíaca

O açafrão aumenta a capacidade de bombeamento de sangue, melhora a função cardíaca e gera efeitos potentes de proteção do coração.

Esta especiaria também contribui para reduzir os níveis de colesterol e o endurecimento dos vasos sanguíneos (aterosclerose).

Melhora a função sexual

Comprovou-se que era possível um aumento da frequência e da duração das ereções com a suplementação de açafrão. Numa investigação que contou com 20 pacientes do sexo masculino com disfunção erétil, foi constatado que, após tomarem por 10 dias essa suplementação, ela gerou esse efeito.

Noutro estudo, revelou-se que o gel de açafrão aumentou a frequência das ereções e melhorou significativamente a função sexual.

Contraindicações e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Melhora o sistema imunitário

O açafrão gerou um aumento significativo da contagem de glóbulos brancos e anticorpos, em comparação com um placebo, isto segundo um estudo efetuado.

O açafrão melhora a capacidade do sistema imunológico em combater infeções virais, pois também aumenta seletivamente a imunidade e inibe a replicação viral e a entrada nas células.

Combate e previne determinados cancros

Os extratos de açafrão demonstraram-se capazes de combater diferentes tipos de cancro, nomeadamente de pulmão, fígado, mama, pâncreas, colorretal, pele, próstata e ovário.

Melhora a visão

Ficou comprovado que o consumo de açafrão melhorou modestamente a função ocular. A suplementação com extrato de açafrão permitiu melhorar a visão.

Contraindicações e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Combate a depressão

A nossa saúde mental melhora com o consumo de açafrão, o qual gera um efeito comparável ao dos antidepressivos. Em estudos, comprovou-se que a especiaria melhorou os sintomas de depressão maior e depressão pós-parto. É, no entanto, necessário realizar estudos em larga escala para confirmar o seu sucesso.

Combate o stress e a ansiedade

O extrato de açafrão, como aumenta os níveis de dopamina e noradrenalina, também pode ajudar a saúde mental, combatendo os sintomas de ansiedade.

Previne o Alzheimer

O açafrão melhora a função cognitiva e reduz o risco de demência e de doença de Alzheimer. Os compostos do açafrão também aumentam a capacidade de memória.

Ajuda no emagrecimento

Perder peso não é um processo fácil, mas o açafrão pode ajudar nesse objetivo. A perda de peso é conseguida, pois o açafrão ajuda a diminuir a absorção e digestão de gorduras. Como ajuda a diminuir o apetite, também leva a que a ingestão de calorias seja reduzida.


Leia também: O que acontece se beber limão e mel com canela e açafrão?


Contraindicações e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Outros benefícios

O açafrão também está associado a outros benefícios, nomeadamente ao controlo e tratamento de cólicas menstruais, proteção do cérebro, melhoria da saúde óssea, tratamento e controlo de asma, combate de problemas digestivos, combate de determinados tipos de dor, melhoria da saúde do fígado, entre outras vantagens.

Nota: Alguns destes benefícios são sugeridos por diferentes estudos, que têm por base experiências em ratinhos ou outros animais ou experiências realizadas com voluntários. Contudo, parte deles necessita de ser realizado em maior escala, de forma a comprovar cabalmente os seus efeitos.

Perigos e benefícios do açafrão
Perigos e benefícios do açafrão. Tome nota!

Perigos do açafrão

Existem alguns efeitos colaterais que podem ocorrer com um consumo (nomeadamente exagerado) de açafrão.

Embora seja raro acontecer, pode realmente sentir algum tipo de desconforto. Por exemplo, boca seca, ansiedade, sonolência, náusea, alteração no apetite, dores de cabeça, tonturas e dores de estômago.

Há ainda algumas reações alérgicas que podem revelar-se, nomeadamente urticária, congestão nasal ou dificuldade em respirar.

O açafrão deve ser evitado por mulheres grávidas ou se estiver a tomar algum tipo de medicação.

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.