Passadiços do Paiva premiados nos World Travel Awards
Os Passadiços do Paiva receberam novo reconhecimento internacional. Voltaram a ser considerados o ‘Melhor projeto europeu de desenvolvimento turístico’ nos ‘World Travel Awards’, um dos mais importantes prémios mundiais de turismo
Os Passadiços do Paiva arrecadaram, pelo segundo ano consecutivo, um dos mais importantes prémios mundiais de turismo: os «World Travel Awards», na categoria «Europe’s Leading Tourism Development Project 2017» (melhor projeto europeu de desenvolvimento turístico).

Os «World Travel Awards» são considerados os ‘Óscares do Turismo’ e reconhecem a excelência de projetos turísticos em todo o mundo.
«Os Passadiços do Paiva continuam a ser um destino turístico mundial de excelência, no âmbito do turismo de Natureza. Este prémio é a confirmação disso mesmo. E é também a confirmação da estratégia sustentada que a autarquia e o Arouca Geopark têm vindo a desenvolver em todo o território e um reforçado reconhecimento mundial do trabalho que diariamente é desenvolvido no terreno e no qual o envolvimento dos arouquenses é cada vez mais determinante.

Este prémio representa ainda uma responsabilidade acrescida para continuarmos a dar a conhecer e a valorizar os nossos recursos naturais, porque só os conhecendo é que todos os podemos preservar», afirma Margarida Belém, vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca e vereadora com o pelouro do Turismo.

A viagem ao longo dos Passadiços do Paiva permite a contemplação da natureza em estado puro, tendo sempre como companhia as águas, ora agitadas, ora tranquilas, do rio Paiva.

Em breve, este percurso fabuloso voltará a surpreender os visitantes. A nova e «assustadoramente bela» ponte pedonal sobre o rio Paiva, na zona da Cascata das Aguieiras, que terá 480 metros de extensão e um piso transparente suspenso a 150 metros de altura, deverá estar concluída antes de terminado o verão de 2018.

Caminhar ao longo dos Passadiços do Paiva é como fazer uma viagem pela biologia, pela geologia, pela história da vida no planeta, escrita na paisagem.

Ao longo do percurso, o rio Paiva corre de forma quase musical, subindo o seu caudal em período de inverno, estendendo a adrenalina das suas águas bravas aos aventureiros do rafting e do kayak.

Pela margem, a viagem começa nas zonas balneares do Areinho e/ou de Espiunca, e a meio do percurso abre-se, diante de nós, o pequeno paraíso da zona de recreio e lazer do Vau. São os oito quilómetros de uma vida.

Os «World Travel Awards» foram criados em 1993, com o objetivo de reconhecer a excelência de projetos turísticos em todo o mundo.
O galardão (selo de qualidade) é uma das mais importantes distinções mundiais que podem ser conferidas a projetos do setor do turismo. A votação online decorreu entre 6 de março e 6 de agosto, aberta ao público de todo o mundo.

Além do reconhecimento atribuído aos Passadiços do Paiva, os «World Travel Awards» elegeram, pela primeira vez, Portugal como o melhor destino turístico europeu.

Nesta cerimónia, Portugal foi o país que mais prémios recebeu: 37 ‘óscares’, mais 13 do que em 2016.
_