Início Tradições Pão de Queijo: história e receita do Brasil

Pão de Queijo: história e receita do Brasil

Fazem crescer água na boca e não é para menos. Afinal, estas pequenas bolinhas que levam o nome de pão de queijo são deliciosas e irresistíveis.

_
Por causa do fluxo dessas pessoas, o ciclo da mineração provocou um estímulo à produção de alimentos básicos. Do Nordeste e das regiões mais próximas obtinham-se o feijão, o arroz, o milho e o seu fubá, o porco e a banha, o leite e o queijo, a mandioca.

Áreas mais longínquas, como o pampa gaúcho, passaram a oferecer carne de charque. Nesse ambiente surgiu o pão de queijo, inicialmente, dizem, oferecido pelas escravas aos senhores das fazendas. De onde surgiu essa ideia?

Acontece que dificilmente se encontrava, naquelas paragens, a farinha de trigo, matéria prima da panificação clássica. Típico das regiões temperadas, o milenar cereal nunca combinou com o calor do Nordeste brasileiro, e era então importado da Europa para aqui servir aos fidalgos do rei.

Criativamente, as cozinheiras mineiras substituíram o inexistente trigo pelo polvilho, derivado da mandioca, tubérculo com origens tupiniquins. Acrescentaram na massa lascas de queijo curado, endurecido e ralado, e, levada ao forno, acabou por semelhança ser chamada de “pão”.

Neste mundo, onde os hábitos de consumo se modificam pela publicidade, geralmente enganosa, os produtos genuínos ficam espremidos dentro das suas modestas origens. O pão de queijo permaneceu muito tempo confinado ao cardápio da tradicional comida mineira, até ser descoberto pela comilança da globalização.

A sua receita foi turbinada com os métodos e aditivos típicos do fabrico tecnológico moderno, o que lhe retirou aquele gostinho de fogão caipira mas, ainda assim, ele entrou na moda, sem restrição de idade nem renda. Tornou-se cosmopolita.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.