Palavras sem acento (mas que muitos escrevem com)
Palavras sem acento mas que muitas pessoas escrevem com. Qual a forma correta de escrever? Confirme todas as suas dúvidas.
A maioria das pessoas tem dificuldade em entender as regras de acentuação da língua portuguesa. Existem diversos erros de acentuação que são frequentes: palavras escritas sem o acento, palavras escritas com o acento errado, palavras escritas incorretamente com acentos…
Verifique aqui várias palavras que as muitas pessoas teimam em acentuar mesmo quando a sua escrita correta é sem acentuação gráfica.
Item (e não ítem)

- Leia o quinto item do regulamento.
- Esta lista tem quantos itens?
Item é uma palavra paroxítona e essas palavras, regra geral, não são acentuadas graficamente. Apenas levam acento as paroxítonas terminadas em: -r, -x, -n, -l, -ps, -om, -ons, -um, -uns, -ã, -ãs, -ão, -ãos e ditongos orais. Item, sendo uma palavra paroxítona terminada em -em, não deverá ser escrita com acento.
Gratuito (e não gratuíto)

- Estou à procura de um curso gratuito.
- Instale no seu computador um antivírus gratuito.
A palavra gratuito é formada com o ditongo ui na segunda sílaba. Embora esse encontro vocálico erradamente seja pronunciado como um hiato, as vogais u e i permanecem juntas na mesma sílaba, sendo a vogal u a vogal tónica. Assim, a palavra gratuito é um trissílabo que tem a sílaba tui como sílaba tónica: gra-TUI-to.
Proibido (e não proibído)

- É proibido fumar aqui.
- Diz na placa que é proibido estacionar.
Embora a palavra proibido seja formada por um hiato, a vogal i não marca a sílaba tónica, por isso não deverá ser acentuada. Proibido é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba bi como sílaba tónica: pro-i-BI-do. Na maior parte das palavras paroxítonas, a sílaba tónica não é acentuada graficamente.
Rubrica (e não rúbrica)

- Por favor, faça uma rubrica na parte superior da página.
- Você já leu a rubrica do diretor sobre a cena?
Apesar de ser maioritariamente pronunciada com tonicidade na sílaba ru, a palavra rubrica tem a sílaba bri como sílaba tónica, sendo uma palavra paroxítona: ru-BRI-ca. As palavras da língua portuguesa são, na sua maioria, naturalmente paroxítonas, não sendo acentuadas graficamente.
Recorde (e não récorde)

- Muito eu tentei, mas não consegui bater o recorde.
- Aquele filme foi um recorde de bilheteira.
Recorde é uma palavra paroxítona, com a sílaba cor como sílaba tónica: re-COR-de. É, contudo, frequentemente pronunciada de forma errada pelos falantes, como se fosse uma palavra proparoxítona. Sendo uma palavra paroxítona terminada numa vogal simples, a palavra recorde não possui acentuação gráfica.
Pudico (e não púdico)

- Ela interrompeu a conversa com um gesto pudico.
- Não se faça de pudico!
Embora a palavra pudico seja frequentemente pronunciada como proparoxítona, na realidade é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba di como sílaba tónica: pu-DI-co. Assim sendo, não é necessária a presença de um acento que marque a sua sílaba tónica.
Menu (e não menú)

- Esse prato não está no menu.
- O menu iniciar não está a funcionar.
Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em -u são naturalmente oxítonas, não sendo acentuadas graficamente.
Ali (e não alí)

- Será que ele foi por ali?
- Procure ali que eu procuro aqui.
As palavras terminadas em -i também são, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, naturalmente oxítonas, não tendo a sua sílaba tónica marcada com acento gráfico.
Raiz (e não raíz)

- Porque arrancou a planta pela raiz?
- Ainda não conseguimos encontrar a raiz do problema.
Conforme as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em -z são naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica que marque a sua sílaba tónica. Esta palavra deverá ser acentuada apenas na sua forma plural: raízes.
Higiene (e não higiéne)

- Que falta de higiene!
- Para ser saudável, é essencial ter uma boa higiene.
O erro na acentuação da palavra higiene ocorre porque erradamente é estabelecido um paralelismo com a palavra higiénico. A palavra higiene, contudo, contrariamente à palavra higiénico, é uma palavra paroxítona. Sendo formada por um hiato, tem a vogal e como sílaba tónica: hi-gi-E-ne. As palavras paroxítonas, na sua maioria, não são acentuadas graficamente.
(cont.)