Conheça melhor estes conceitos estranhos da Língua Portuguesa e saiba o preciso momento em que os deve aplicar: 10 das palavras mais estranhas da Língua Portuguesa.
É importante conhecer o significado das palavras para se evitarem problemas de comunicação. Contudo, por vezes, somos confrontados com termos estranhos, cujo sentido desconhecemos. É importante que se esclareça o sentido destas palavras estranhas.
O léxico português está cheio de termos cujo significado desconhecemos. Existem vocábulos com uma construção curiosa, seja pelas letras que conjugam, seja pela sonoridade que guardam. Há termos que consideramos estranhos.
O presente artigo incide sobre algumas das palavras mais estranhas da Língua Portuguesa. Quer ficar a conhecer melhor algumas palavras bem peculiares? Elas fazem parte dos nossos dicionários e convém ficar a conhecer o seu significado para que se evitem problemas de comunicação…
10 das palavras mais estranhas da Língua Portuguesa
Alvíssaras
Este termo estranho tem como significado:
Este termo advém do árabe vulgar al-bixra, do árabe al-buxra, significando boa nova. Este substantivo feminino plural é também sinónimo de um prémio concedido a quem apresenta objetos que tenham sido perdidos ou a quem dá uma notícia agradável.
Como interjeição, alvíssaras é uma expressão usada como modo de pedir um prémio, dar uma boa notícia ou encontrar um objeto. Ele também é usado para exprimir contentamento por uma boa notícia.
Um exemplo do uso deste termo: Alvíssaras! O militar chegou e apareceu são e salvo.
Leia também:
- Língua Portuguesa: palavras que mudaram de significado
- Língua Portuguesa: palavras mágicas que ajudam a ter sucesso
- Língua Portuguesa: palavras com múltiplos significados
- Agostinho da Silva e 10 das melhores frases do ilustre filósofo
Bufarinha
Este termo estranho tem como significado:
Trata-se de um substantivo feminino que é referente a uma bugiganga; caixa de bufarinheiro; sendo sinónimo de coisa de pouca importância ou insignificante.
Um exemplo do uso deste termo: Apesar de gostar de joias, não dispenso o uso de alguma bufarinha.
Concomitante
Este termo estranho tem como significado:
Este adjetivo de dois géneros, é um termo que vem do latim tardio concomitans (-antis, particípio presente de concomitor, -ari, que significa assistir, acompanhar).
Este termo é referente a algo que acompanha ou coexiste; que é coexistente; algo concomitante é algo que acontece ou se faz ao mesmo tempo; concomitante é sinónimo de simultâneo; é ainda o que é acessório ou secundário.
Um exemplo do uso deste termo: Confirmou-se hoje que a estreia do filme será concomitante em todo o país.
Escangalhado
Este termo estranho tem como significado:
Esta palavra é um adjetivo (e particípio) do verbo escangalhar que significa que se escangalhou, isto é, que sofreu dano(s) ou estragos. Algo escangalhado é algo que está estragado.
Um exemplo do uso deste termo: Ele consertou o guarda-chuva escangalhado.
Espiroqueta
Este termo estranho tem como significado:
Esta palavra é um substantivo masculino (e nome) de um micróbio do grupo das bactérias, em forma de longo filamento, muitas vezes espiralado.
Um exemplo do uso deste termo: Estudos demonstraram a presença da espiroqueta em registos paleopatológicos com 5000 anos.
Estapafúrdio
Este termo estranho tem como significado:
Esta palavra é um adjetivo que significa estrambólico, esquisito, excêntrico.
Um exemplo do uso deste termo: Aquele gesto estapafúrdio representa uma mudança dramática em alguém que estava destinado ao sucesso, mas que acabou na cadeia por muitos anos.
Inexorável
Este termo estranho tem como significado:
Este termo advém do latim inexorabilis, -e. Esta palavra é um adjetivo de dois géneros que se refere a algo ou alguém que não cede nem a rogos, nem a lágrimas. Alguém inexorável é alguém que revela que não tem piedade.
O termo inexorável descreve alguém que é cruel, impiedoso, implacável, insensível. Esta palavra pode ainda qualificar alguém muito rigoroso, duro e implacável. Ou, também, algo a que não se pode escapar.
Um exemplo do uso deste termo: A atitude inexorável daquela pessoa tem impedido que ela tenha amigos. Como está sem amigos, ainda se torna mais inexorável…
Recauchutar
Este termo estranho tem como significado:
Este termo advém do francês recaoutchouter. Este verbo transitivo refere-se ao restabelecimento dos pisos dos pneus, desgastados pelo uso, através da aplicação de novas camadas de borracha.
Um exemplo do uso deste termo: Hoje, ia recauchutar os pneus do carro, mas o meu mecânico estava de férias. Tive de adiar…
Supedâneo
Este termo estranho tem como significado:
Este termo advém do latim tardio suppedaneum (de pedaneus, -a, -um, que tem comprimento de um pé).
Este substantivo masculino refere-se a um banco que se coloca debaixo dos pés; escabelo ou peanha. Chama-se supedâneo ao estrado sobre o qual o padre põe os pés, quando celebra missa. No sentido figurado, supedâneo remete para base; suporte.
Um exemplo do uso deste termo: O Padre escorregou ao apoiar os pés no supedâneo.
Tergiversar
Este termo estranho tem como significado:
Este termo advém do latim tergiversor (-ari, voltar atrás). Este é um verbo intransitivo que tem como significado voltar as costas. Pode ainda referir-se ao ato de usar de evasivas, significando ainda procurar rodeios.
Tergiversar significa ainda empregar subterfúgios; rodear um assunto. Tem, ainda, o significado de hesitar.
Um exemplo do uso deste termo: Aquela figura pública é sempre a mesma coisa. Está sempre a tergiversar em relação àquele caso.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…
Comentários 1