Sejam eles ovos mexidos, estrelados ou cozidos, estes são os erros comuns no processo de cozinhar ovos, melhore a qualidade da sua comida.
Os ovos são um alimento bastante importante na nossa gastronomia, pois revelam-se muito valiosos pela sua versatilidade. Existem inúmeras receitas, sendo que as mais populares são os ovos fritos, cozidos, escalfados e mexidos.
Com os ovos ainda se pode fazer umas omeletes deliciosas, pois combinam bem com todos (ou quase todos…) os produtos que nos saltam à imaginação.
Ovos mexidos, estrelados ou cozidos: fuja destes 4 erros
Erros comuns a cozinhar ovos!

– Deixar a manteiga dos ovos estrelados escurecer
Este é um erro comum que acontece devido à reação de Maillard. A comida escurece quando cozida e também altera o sabor. Apesar das reações químicas não representarem frequentemente um perigo, existe um risco quando se trata da manteiga.
Quando a manteiga é elevada a uma temperatura excessiva, ela torna-se tóxica, podendo até tornar-se cancerígena. O ovo estrelado adquire rapidamente um sabor pungente muito desagradável, quando é cozinhado nesta gordura carbonizada, bastando poucos minutos para isso acontecer.
Assim, um dos piores erros que se pode cometer ao cozinhar ovos é deixar a manteiga queimar, pois isso prejudica em termos de saúde e o sabor da comida. Por isso, tenha em consideração que os ovos devem ser cozinhados em lume brando.

– Ignorar a etapa de água fria, antes de cozinhar os ovos
Frequentemente, estamos perante a complicada tarefa de descascar os ovos. Mas há um truque que permite que o ato de descascar os ovos não seja penoso. Basta colocar os ovos de molho em água fria, antes de cozinhar os ovos. Experimente e confirme como depois será fácil descascar os seus ovos cozidos.
Só tem que o fazer, antes de cozer os ovos. Depois de cozer os ovos, deixando-os em água a ferver pelo tempo necessário recomendado, para posteriormente repetir a experiência. Isto é, mergulhar os ovos novamente em água fria, pois é um método que permite que se interrompa de imediato o processo do cozimento. Depois de esfriar, pode então descascar os ovos, sendo até mais prático, pois nem queima as mãos.

– Cozinhar ovos no microondas
O microondas revela-se um eletrodoméstico extremamente valioso e útil, sendo usado diariamente para muitos fins, mas que não deve ser usado para cozinhar ovos.
Embora muitos achem que pareça prático, este é um procedimento errado, pois os ovos estão inseridos no leque de alimentos que não devem ser aquecidos no microondas. Esta não é uma técnica inofensiva, pois apresenta riscos. Os ovos podem inchar e explodir e pode até queimar a boca ou gerar danos auditivos.

– Usar a gordura errada
Os óleos vegetais revelam-se bastante importantes na cozinha, pois têm a vantagem de gerar muitos benefícios na saúde. Contudo, existem óleos que não são muito resistentes a altas temperaturas, como por exemplo óleo de noz, óleo de milho, óleo de linhaça, óleo de soja ou gérmen de trigo. Estes óleos vão perdendo qualidades, quando se encontram a temperaturas elevadas.
A manteiga, por exemplo, quando é sobreaquecida também perde qualidades, podendo até tornar-se cancerígena, como foi referido anteriormente. Os óleos produzem aldeídos que se revelam bastante prejudiciais para a saúde. Para cozinhar, é preferível recorrer a um óleo vegetal menos frágil, como azeite ou óleo de colza.
NCultura
Se leu “Ovos mexidos, estrelados ou cozidos: fuja destes 4 erros” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…