Início Saúde Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Este produto maravilhoso tem muitos mais usos do que imagina. Descubra os surpreendentes benefícios do óleo de coco.

benefícios do óleo de coco
Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Descubra os surpreendentes benefícios do óleo de coco. Este produto maravilhoso tem muitos mais usos do que imagina. São várias as suas qualidades que, podendo ser usadas na cozinha, podem ainda ser utilizadas noutras áreas, nomeadamente na estética e na área da beleza e da higiene.

Este produto já era usado no Antigo Egito, onde era comum esfregar óleos aromáticos na pele para finalizar o banho, com o intuito de deixar a pele perfumada e para retardar o seu envelhecimento. Nesse tempo, era através da maceração das plantas ou sementes e flores (que podiam ser cozidas em azeite e água) que era extraído o produto. O óleo obtido era usado na produção de cremes e unguentos.

A indústria dos dias de hoje está naturalmente muito mais evoluída, com tecnologia inovadora, com conhecimentos avançados. Os produtos de higiene são vários e específicos para determinados fins, mas continua a aproveitar os benefícios oferecidos pelos óleos naturais, nomeadamente o de coco.


Leia também: Bicarbonato de sódio impede queda de cabelo e promove o seu crescimento


benefícios do óleo de coco
Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Óleos

Existe uma variedade de óleos muito diversificada, com diferentes propriedades nutricionais. Se uns óleos protegem e hidratam, outros promovem uma ação suavizante, contribuindo para proporcionar uma redução das irritações e das manchas.

O óleo de coco é um dos óleos mais poderosos e pode proporcionar diversos benefícios. Quer saber quais?

benefícios do óleo de coco
Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Amigo do treino

Sim, o óleo de coco revela-se um bom apoio nos treinos, pois gera mais energia para o exercício físico. Ele acelera o metabolismo e gera energia extra que permite mais disposição para o treino.

Há quem recomende que se beba também uma chávena de café antes do treino, pois esta ajuda a estimular o sistema nervoso central e, melhorando o estado de alerta, há um efeito termogénico mais poderoso.

benefícios do óleo de coco
Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Mau cheiro das axilas

Depois do treino há mau cheiro nas axilas e, mesmo nessa altura, este óleo pode ajudar. Ele gera uma ação antibacteriana, por isso muitos defendem que ele é capaz de reduzir o crescimento das bactérias, combatendo assim o mau odor. É até comum ele ser usado em desodorizantes caseiros ou naturais.

Contudo, apesar do óleo de coco reduzir a proliferação das bactérias que estão na origem do mau cheiro das axilas, ele não reduz a produção de suor. Apesar de ser um produto eficaz, a sua aplicação direta acaba por ser uma experiência desagradável, devido à sua textura grossa e pesada.

benefícios do óleo de coco
Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Emagrecimento

Sim, o óleo de coco pode ajudar muito na perda de peso! No Canadá, foi realizado um estudo que permitiu concluir que as pessoas que integraram na sua alimentação óleo de coco apresentaram uma maior oxidação (por via de uma quebra das moléculas) de gorduras do que as pessoas que seguiam dietas, tendo por base outros óleos.

Quando a gordura é quebrada no tecido adiposo, ela é usada em forma de energia e, assim, não se acumula no organismo. Isto representa uma grande ajuda na perda de peso! Contudo, não dispensa o que é natural que se exija de uma vida saudável: uma dieta equilibrada e uma prática regular de exercício físico. É importante haver atividade física pelo menos três vezes por semana.

benefícios do óleo de coco
Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Cabelo mais saudável

O óleo de coco pode ser usado no tratamento do seu cabelo! Este tipo de óleo é rico em triglicerídeos e vitamina E, por isso ajuda a formar uma espécie de película lubrificante em cada fio de cabelo.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia?


Por isso, o óleo de coco revela-se um ótimo aliado na prevenção do ressecamento, sendo ainda importante na recuperação dos fios danificados pelo excesso de químicos e também pelo calor dos secadores ou de outros aparelhos destinados ao tratamento dos cabelos.

benefícios do óleo de coco
Os surpreendentes benefícios do óleo de coco

Tratamento da pele

É verdade, o óleo de coco pode revelar-se bem precioso para a sua pele. De acordo com alguns estudos, ele permite aumentar a elasticidade da pele, pois mantém a hidratação natural da derme e os antioxidantes presentes no óleo de coco permitem ainda combater os radicais livres que, como sabemos, são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

O óleo de coco atua ainda como um hidratante labial de excelência, sendo importante para esse fim, nomeadamente nos dias de temperaturas muito baixas ou, então, muito elevadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.