Início Saúde Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Saiba mais sobre o mirtilo, as suas propriedades e os benefícios que gera. Descubra os surpreendentes benefícios do mirtilo.

benefícios do mirtilo
Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Descubra os surpreendentes benefícios do mirtilo. Os mirtilos são daqueles frutos muitas vezes desvalorizados por desconhecimento. São frutos pequenos, mas escondem nas suas propriedades efeitos poderosos. As reduzidas dimensões do fruto não o impedem de ter efeitos positivos gigantescos na nossa saúde.

Quer saber mais sobre os benefícios causados pelo consumo regular e moderado deste fruto fantástico?

benefícios do mirtilo
Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Os surpreendentes benefícios do mirtilo

O mirtilo

O nome científico deste pequeno fruto é vaccinium myrtillus L. Contudo, ele também é conhecido por outros nomes, erva-escovinha ou uva-do-monte. Ele é reduzido no tamanho, mas repleto de sabor.


Leia também: Saúde: Medronho previne o cancro e outros benefícios


Na sua forma arredondada, há uma experiência única. Este fruto de pele firme e de cor azul-arroxeada esconde um interior maravilhoso, sumarento, agridoce. Ele foi desvalorizado por muito tempo, mas a ciência, ao estudá-lo de forma minuciosa, descobriu que no seu interior contém propriedades nutricionais únicas que contribuem para os diversos benefícios que geram na saúde.

A riqueza em antioxidantes torna-o particularmente valioso, por isso a sua fama de superalimento tem crescido de ano para ano. Os mirtilos podem ser guardados no frigorífico entre 10 e 14 dias.

benefícios do mirtilo
Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Propriedades do mirtilo

O mirtilo é um fruto que contém baixas calorias, mas demonstra elevada riqueza em diferentes nutrientes. A sua constituição nutricional está na origem dos seus diversos benefícios para a saúde.

Os mirtilos são alimentos ricos em vitaminas (nomeadamente B e C), contêm manganésio e, ainda, um elevado teor de fibras. São conhecidos pelos seus níveis muito altos de antioxidantes. Este fruto maravilhoso ainda contém antocianinas (que são fitoquímicos flavonóides que geram efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios). Os mirtilos ainda fornecem quantidades assinaláveis de ácido fólico, cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e zinco.

benefícios do mirtilo
Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Produção

O mirtilo desenvolve-se melhor nos ambientes mais húmidos, apesar de ser considerado um fruto das estações mais quentes. O arbusto de onde ele provém pode crescer de forma espontânea em solos siliciosos e ácidos, em bosques, em montanhas e em ambientes húmidos das florestas, sendo mais comum no norte da Europa, estando muito presente nas florestas húmidas desta região, ele também pode ser encontrado no norte da América.

No nosso país, as regiões que apresentam maior riqueza deste fruto são regiões como o Alto Minho, Marão e Serra da Estrela que possuem um ambiente mais favorável ao seu desenvolvimento, podendo ser encontrado em pinhais, matos e montanhas.

benefícios do mirtilo
Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Alimento

Este produto pode ser consumido de diferentes modos. Ao natural, ele já se revela delicioso, mas também pode ser transformado num doce ou compota irresistível! O mirtilo pode também acompanhar iogurtes, saladas de frutas, gelados ou outras sobremesas. Os mirtilos são frequentemente integrados no pequeno almoço, servindo como topping de waffles ou de panquecas. Também pode dar um toque especial a batidos ou sumos.

Pode, assim, consumir este fruto de diversas formas e, além de usufruir do seu agradável sabor, ainda terá como brinde os seus diversos benefícios para a saúde. Integre os mirtilos numa dieta saudável, aliada a uma vida ativa, com prática de exercício físico e faça por garantir 8 horas de sono de que o corpo precisa. Assim, certamente, terá uma vida plena e um corpo e uma mente sãos.

benefícios do mirtilo
Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Tabela de valor nutricional do Mirtilo (pedaço 2,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 1 kcal < 0,1 %
5 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,3 g 0,1 %
Açúcares 0,2 g 0,4 %
Proteína < 0,1 g < 0,1 %
Fibra alimentar < 0,1 g < 0,1 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 1,7 g < 0,1 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

benefícios do mirtilo
Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Benefícios do mirtilo

Protegem o organismo dos radicais livres

Os altos níveis de antioxidantes presentes nos mirtilos levam o organismo a estabilizar os radicais livres, impedindo a oxidação de outras moléculas.

Auxiliam na perda de peso

Os mirtilos apresentam números baixos em calorias, mas são ricos em fibras. Assim, são um precioso aliado na perda ou manutenção do peso. Esta fruta causa saciedade e reduz o apetite, evitando assim a necessidade de recorrer a mais alimentos.


Leia também: As 5 razões para usar mais azeite


benefícios do mirtilo
Os surpreendentes benefícios do mirtilo

Podem baixar a pressão arterial

O consumo de mirtilos pode ajudar as mulheres no pós-menopausa, quando têm mais tendência para desenvolver hipertensão.

Ajudam a manter a função cerebral e a melhorar a memória

Os mirtilos evitam o declínio mental por via do seu poder antioxidante que impede os efeitos dos radicais livres, retardando assim o processo de envelhecimento do cérebro.

Permitem controlar a diabetes

O consumo de mirtilos reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2. O pequeno fruto é rico em fibra e leva a níveis mais baixos de glicose no sangue, pois contém pouco açúcar e ainda ajuda a processar a glucose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.