Início Saúde Os surpreendentes benefícios da sardinha

Os surpreendentes benefícios da sardinha

A riqueza nutricional da sardinha ajuda a perceber os diversos benefícios que gera. Descubra os surpreendentes benefícios da sardinha.  

benefícios da sardinha
Os surpreendentes benefícios da sardinha

Descubra os surpreendentes benefícios da sardinha. A sardinha está fortemente associada ao mês dos Santos Populares. Junho é quando ela é consumida de forma mais regular. Ela reivindica um papel de protagonismo em festas dedicadas aos Santos Populares, nomeadamente (mas não só…) ao Santo António e ao São João.

A sardinha tornou-se um símbolo de Portugal e está presente em inúmeras lojas destinadas a artigos turísticos, pintada de todas as cores ou com as cores da bandeira nacional. A sardinha faz as delícias dos turistas estrangeiros, não só nesses artigos, como também no prato. É que os estrangeiros, uma vez por cá em plena época de Santos Populares, também não resistem à sardinha à portuguesa! A sardinha passa pelas brasas, mas não dorme, seja no prato ou no pão, ela é apreciada como merece!

benefícios da sardinha
Os surpreendentes benefícios da sardinha

Os surpreendentes benefícios da sardinha

Época

A sardinha pode ser comida todo o ano se for enlatada, mas há uma época certa para comer a sardinha (tal como acontece com a lampreia, por exemplo). Proveniente da nossa costa, é apanhada em várias zonas do país.


Leia também: Aprenda a escolher as melhores sardinhas


A sardinha não pode ser pescada livremente, sem restrições, pois existem quotas para a pesca da sardinha, que foram impostas pela União Europeia. No verão, é quando a sardinha está na melhor “forma” para ser comida: gordinha e deliciosa. Se, em junho, já pode haver sardinha de forma abundante, só a partir de finais de julho, é que ela se apresenta mais gorda.

benefícios da sardinha
Os surpreendentes benefícios da sardinha

A sardinha

A sardinha quer-se fresquinha. Ela é verdadeiramente saborosa e deve ser integrada na nossa dieta, pois é um alimento muito saudável e nutritivo. Ela tem na sua composição diversas propriedades que permitem que o seu consumo gere vários benefícios para a nossa saúde, fortalecendo o nosso organismo.

Ela contém proteínas completas e de alto valor biológico. Possui ferro, fósforo, magnésio, cálcio, iodo, potássio, zinco e vitaminas (nomeadamente: A, B, D, E e K). É, por isso, um produto bastante completo. A sardinha é fortemente associada ao ómega 3, ácido gordo poli-insaturado que contribui para prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas nas coronárias.

benefícios da sardinha
Os surpreendentes benefícios da sardinha

Benefícios

A sardinha é, por isso, uma boa “amiga do coração”! Ela reduz os triglicerídeos e o colesterol total no sangue; também reduz o colesterol LDL (mau) e aumenta o HDL (bom); reduz a tensão arterial; torna o sangue mais fluído…

Mas está associada a muitos outros benefícios. Ela também contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, circulatório e hormonal, mas também dá um importante contributo na aprendizagem, na capacidade de memorização, na concentração, nas funções motoras, na velocidade de reação e stress.

O consumo regular de sardinha ainda ajuda a prevenir situações inflamatórias, tal como a artrite reumatóide. Também ajuda a prevenir o Alzheimer; ajuda ainda a combater a depressão; defende o organismo, pois combate os radicais livres e retarda os efeitos do envelhecimento. Os ossos e dentes também ficam mais saudáveis com o consumo deste peixe fantástico.

benefícios da sardinha
Os surpreendentes benefícios da sardinha

Gastronomia

A sardinha é um produto muito estimado pelos portugueses. Ela tornou-se uma bandeira da gastronomia nacional. É um produto versátil que permite fazer diferentes receitas. Diz-se que o bacalhau tem 1001 receitas, mas esse peixe que é também símbolo gastronomia nacional tem na sardinha um parceiro na versatilidade. Ambos os produtos protagonizam diversas receitas.


Leia também: Aprenda a fazer o peixe assado perfeito


benefícios da sardinha
Os surpreendentes benefícios da sardinha

Dicas

Sabe escolher as sardinhas? Sabe o que deve fazer para preparar as sardinhas na perfeição? A sardinha não deve ser colocada na grelha, logo após ser pescada, pois não atingiu ainda o rigor mortis. É um erro colocá-la logo na grelha, pois terá a carne mole e, como o músculo ainda está ativo, a carne separa-se da espinha.

Assim, depois de pescada, a sardinha necessita de pelo menos 12 horas até estar no ponto ideal para ser comida.

benefícios da sardinha
Os surpreendentes benefícios da sardinha

Qualidade

É importante comer-se a sardinha o mais fresca possível. A qualidade da sardinha determina o seu valor, enquanto petisco. Normalmente, a qualidade implica um custo elevado e, quando tal não acontece, é importante desconfiar.

Convém ter em atenção, se a sardinha está mesmo fresca. Conferir os olhos, as guelras, a textura que servem como parâmetros de qualidade, muito importantes na avaliação do produto. Convém ter um grau de exigência elevado para poder ter um produto de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.