Início Saúde Os superpoderes do limão

Os superpoderes do limão

Saiba porque se tornou indispensável em qualquer cozinha. O limão é um fruto especial com muitos benefícios para a saúde. Confira os superpoderes do limão.

Os superpoderes do limão
Os superpoderes do limão

Os superpoderes do limão. O limão é um fruto bastante popular podendo ser consumido em salgados, doces, em bebidas e existem pessoas que até gostam de o consumir puro. É um dos frutos com maior número de benefícios: afinal, o limão melhora a ansiedade, a pele, a digestão, o humor e traz inúmeras outras vantagens ao organismo. Cada 100 gramas de limão possui apenas 26 calorias, e podem-se obter benefícios usando o seu sumo ou raspas da casca, rica em óleos essenciais.

O limão é daqueles frutos que se torna especial, pois serve diferentes fins. Os limões tanto enriquecem inúmeras receitas, como impedem a oxidação de determinados alimentos, como dão um toque especial às bebidas, como podem servir para limpeza, para perfumar e, além de tudo o que foi dito, ainda estão na origem de diversas vantagens, tornando a sua vida melhor.

Os superpoderes do limão
Os superpoderes do limão

Valores Nutricionais

Os tipos de limão distinguem-se sobretudo pela acidez e sabor. Nutricionalmente não há grandes diferenças entre eles, conforme a tabela a seguir:

Nutriente Quantidade % VD*
Valor energético 31,8kcal 2%
Carboidratos 11,1g 4%
Proteínas 0,9g 1%
Fibra alimentar 1,2g 5%
Cálcio 51mg 5%
Vitamina C 38,2mg 85%
Fósforo 23,8mg 3%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 9,7mg 4%
Lipídios 0,1g
Ferro 0,2mg 1%
Potássio 128,3mg
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,2mg 3%
Tiamina B1 0,3mg 21%
Riboflavina B2 0mg 0%
Sódio 1,3mg 0%

* % valores diários com base numa dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das suas necessidades.


Leia também: O que acontece se beber um pouco de bicarbonato de sódio por dia?


O limão é um fruto especial com muitos benefícios para a saúde

Os superpoderes do limão
Os superpoderes do limão

O limão

Este citrino é particularmente ácido, ao ponto de obrigar a fazer caretas se sugarmos diretamente o seu sumo. Tal não acontece com a laranja, por exemplo. Mas é uma acidez simultaneamente agradável.

Este fruto, além de ser pouco calórico (apenas 26 calorias por cada 100 gramas), é ainda extremamente saboroso, agradavelmente perfumado e surpreendentemente versátil. Possui propriedades muitos específicas que levam a que o seu consumo regular se revele extremamente benéfico para a saúde.

Os superpoderes do limão
Os superpoderes do limão

Gastronomia

Na gastronomia, pode ser usado como tempero em saladas, carne, peixe e marisco. São inúmeras as receitas que são enriquecidas pelo sabor e aroma do limão, seja em sumo, seja em raspa.

No entanto, o universo da doçaria tem um particular apreço por este fruto. Existindo muitas receitas doces verdadeiramente irresistíveis que recorrem a este fruto delicioso. O seu sumo pode servir para fazer uma limonada que se torna essencial num dia de verão. É também possível fazer chás fantásticos, recorrendo à casca deste fruto.

Os superpoderes do limão
Os superpoderes do limão

Benefícios

– O limão é rico em vitamina C e possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, antioxidantes… Seja em sumo, seja em raspas, são inúmeros os benefícios gerados por um consumo regular de limão.

– O limão contém elementos funcionais conhecidos como limonóides, que contribuem para a prevenção de determinados cancros.

– Este fruto, quando consumido durante as refeições, contribui para o tratamento da anemia, pois leva a um aumento da absorção de ferro, proveniente dos alimentos vegetais.

– Por o limão ser rico em vitamina C, este fruto contribui para acelerar o processo de cicatrização.

Os superpoderes do limão
Os superpoderes do limão

– Devido às suas propriedades diuréticas, este citrino ajuda a diminuir o inchaço e a pressão arterial.

– Pela riqueza em antioxidantes, o limão previne o envelhecimento precoce.

– Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, este fruto contribui para o alívio da dor da gota ou reumatismo.

– Consumir limão com água morna pela manhã, ainda em jejum, estimula o intestino e contribui para tratar a prisão de ventre.

– O limão ajuda a desintoxicar o organismo.


Leia também: Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia


– Este fruto ajuda a emagrecer.

– Este citrino ajuda a melhorar a aparência da sua pele.

Os superpoderes do limão
Os superpoderes do limão

– Este fruto ajuda a combater gripes e resfriados, contribuindo para melhorar a imunidade. Beber chá de limão com mel é uma forma de se proteger desses problemas de saúde.

– Por diminuir a acidez do sangue, o limão ajuda a proteger os órgãos de doenças degenerativas e infeções como candidíase.

– O óleo essencial de limão também pode ser usado em queimadores ou ambientadores, pois o seu agradável aroma pode perfeitamente perfumar e purificar o ar, sendo particularmente benéfico em caso de problemas ou infeções respiratórias.

– O limão melhora o humor, contribuindo para uma maior produção de serotonina, importante para a sensação de felicidade e bem-estar.

– Como a serotonina é produzida em boa quantidade, o limão também contribui para amenizar a ansiedade. O limão permite diminuir a ansiedade, pois acalma o sistema nervoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.