Desvende os segredos para o pudim de pão perfeito! Aprenda todos os passos para criar um pudim que surpreenderá o paladar de todos. A maioria dos portugueses compra pão diariamente. Como nem sempre o come até ao fim, tem de lidar com sobras quase todos os dias. As sobras de pão são comuns. Infelizmente, as pessoas esquecem-se, não usam. Portanto, estragam-se.
As sobras de pão não devem ser destinadas ao lixo, pois podem servir para criar uma sobremesa de excelência. Combata o desperdício e use o pão de dias anteriores para fazer um pudim de pão irresistível.
Reunimos um conjunto de sugestões de especialistas em sobremesas que asseguram um pudim espetacular. O pudim de pão apresenta uma textura interessante por causa desse ingrediente especial, o pão, que proporciona ainda um sabor rico e memorável.
Os segredos para o pudim de pão perfeito

O pão
Qualquer tipo de pão é agradável (seja branco, de trigo integral ou outro). Há versões mais saudáveis que outras. No entanto, para o pudim, deve usar pães de dias anteriores, desde que se encontrem em condições, sem fungos.
Normalmente, o pão de dias anteriores é uma melhor opção do que recorrer a pão fresco. O pão de dias anteriores a usar para o pudim, tanto pode ser duro, como mole.
O processo de hidratação
Este momento da receita é bastante importante. Se desejar, pode partir o pão e desfazer sem ser muito rigoroso, com as mãos, cortando-o em pedaços de 2 cm. Quanto mais duro for o pão, mais necessário é hidratá-lo. Esse processo deve ser feito com leite e ovos. Pode aquecer o leite com determinados sabores que goste.
- Por exemplo, pode levar ao lume o leite com cascas de laranja e/ou de limão e/ou um pau de canela.
- Depois, deixe o leite ao lume por alguns minutos, até ferver. Posteriormente, desligue o lume.
- Em seguida, retire do leite os ingredientes que dão sabor (seja a casca de limão/laranja, o pão de canela ou outro).
- Posteriormente, deixe arrefecer.
- O momento da imersão contribui para o pão ficar perfeito para o pudim.
- Coloque o pão de molho por meia hora.
- Use leite morno, se necessitar de fazê-lo mais rapidamente.
O caramelo
O caramelo caseiro é a melhor versão, mais saudável. Contudo, também pode usar o caramelo industrial. O processo para fazer caramelo caseiro é simples: basta usar água e açúcar em partes iguais.
- Primeiro, coloque o açúcar na panela e deixe derreter.
- Em seguida, verá o açúcar mudar de cor.
- Depois, quando o açúcar ficar com um tom dourado, retire.
- Se deixar o caramelo passar do ponto, ele irá escurecer e ficar amargo.
- Por isso, somente deve deixar o açúcar dourar, lentamente.
- Depois, retire, no imediato.
- Então, o caramelo deve ser distribuído pela forma.
- Nesse processo, vá girando a forma, lentamente, para que o caramelo fique distribuído.
- O caramelo deve ser distribuído pelo fundo e pelas paredes da forma, criando uma camada uniforme.
- Finalmente, deixe o caramelo esfriar.

A textura
Deve colocar os ovos com o açúcar e a essência de baunilha numa taça. Posteriormente, misture. Em seguida, adicione a mistura de pão e de leite. O pudim pode ser feito de formas distintas que permitem que se chegue a resultados distintos.
Desta forma, se preferir criar um pudim de pão mais potente, pode recorrer ao liquidificador. Se optar por criar um pudim de pão mais sedoso, então pode realizar o pudim na batedeira.
Elemento extra: as passas
Há quem use uvas-passas no pudim de pão. No processo em que se bate o pão com o leite, pode juntar outros ingredientes. Para adicionar as passas neste passo, elas já se devem apresentar hidratadas no álcool (ou na água).
Desta forma, escorra as passas e distribua sobre o caramelo frio da forma. As uvas-passas servirão como uma decoração encantadora, além de tornarem o sabor irresistível. Em seguida, transfira a mistura criada para a forma de caramelo. Depois, deve colocar a forma numa assadeira alta ou panela e cubra com papel de alumínio.
O banho-Maria
O banho-Maria não é um procedimento que evita o alto aquecimento decorrente de um contacto direto com o fogo. Desta forma, o banho-Maria serve para preparar alimentos que não podem ferver. Trata-se de uma solução para alimentos que requerem um cozimento distinto, mais suave, feito num processo indireto, lento e uniforme.
O banho-Maria é bastante usado para fazer diferentes receitas. Além de ser comum nos pudins, pode servir para fazer caldas ou para derreter chocolate, por exemplo. Os passos para fazer o banho-Maria são simples.
Deve recorrer a 2 panelas, de diferentes tamanhos. Uma deve ser bem maior que a outra, para que a menor possa caber dentro da maior. Posteriormente, encha a panela grande com água até ficar pela metade.
Na panela menor, coloque o alimento (no pudim, deve colocar a forma). Posteriormente, coloque a panela pequena dentro da grande.
Momento de forno
O forno deve ser pré-aquecido. O pudim de pão deve manter-se no forno por cerca de 50 minutos, sensivelmente. O processo de cozinhar o pudim de pão em banho-Maria é demorado. Pode colocá-lo numa assadeira ou panela (com água).
Neste passo, a temperatura do forno deve ser de 180°C. Se optar por colocar o forno a 140°C, então deve deixe o pudim assar ao longo de 1h15 ou mais. Após esse tempo passar, deve avaliar, se o pudim está seco e no ponto.
Para o testar, pique com um garfo. Após o pudim ficar pronto, deve retirar do forno. Posteriormente, deixe o pudim esfriar. Não pode desenformar logo, pois se o fizer pode estragar o pudim de pão.
Temperatura certa: o momento do frio
É muito importante o pudim ir ao frigorífico. Deve ficar no frio por 2 horas, no mínimo. Além disso, a sobremesa deve ficar no frigorífico até ao momento de servir.
O momento de desenformar
No momento de desenformar, pode ter de lidar com o caramelo a ficar muito agarrado à forma. Nesse caso, deve colocar a forma no lume. Este procedimento deve ser feito por breves momentos, pois apenas serve para o pudim desprender da forma.
Ingredientes adicionais
Além das uvas-passas, pode acrescentar outros ingredientes para enriquecer o pudim de pão. Por exemplo, no processo de produção do pudim ou como decoração, pode usar os seguintes ingredientes: nozes picadas, frutas cristalizadas, doce de leite, mel, entre outras.
Receita de Pudim de Pão

Pudim de Pão
Ingredientes
- 10 ovos
- 300 g de açúcar
- 400 g de miolo de pão
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- Sumo de 2 laranjas
- Caramelo líquido para barrar a forma
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, barre uma forma de pudim com caramelo líquido e reserve.
- – Depois, coloque o pão partido aos bocados numa tigela.
- – No imediato, junte o açúcar e o sumo das laranjas.
- – Em seguida, ferva o leite.
- – Posteriormente, coloque por cima dos ingredientes da tigela.
- – Depois, passe com a varinha mágica até dissolver o pão.
- – No imediato, bata os ovos com o leite condensado.
- – Em seguida, deite no preparado anterior e envolva tudo.
- – Posteriormente, coloque o preparado na forma do pudim.
- – Finalmente, leve ao forno para cozer em banho-Maria até estar cozido.
- – Então, desenforme, só após ficar frio.
- – Depois, coloque no frigorífico por umas horas, até ao momento de servir.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a preparar:
- Pudim de ovos caseiro
- Aprenda a fazer o melhor pudim de café do mundo
- Como fazer Pudim de Leite Condensado fácil e rápido
As pessoas também perguntam
O que é Panetone?
O conceito panetone (em italiano: panettone) é referente a um pão de origem italiana. Este tipo de pão é preparado com vários ingredientes, tais como: farinha de trigo, ovos, manteiga, açúcar, fermento, leite e sal.
O panetone é consumido nas festas de final de ano. Geralmente, ao panetone são adicionadas frutas cristalizadas, passas, pedaços de chocolate, entre outras. Este pão é macio e apresenta boa estrutura. Ele consegue absorver líquido sem desmanchar.
Se quiser usar um panetone industrializado com adição de conservantes, deve secar (sem escurecer) as fatias de panetone no forno em baixa temperatura. Em seguida, coloque as fatias no forno pré-aquecido em 100°C. Deixe no forno por 10 minutos ou até que seque.
O que é brioche?
O brioche é um tipo de pão preparado com diversos ingredientes, nomeadamente: farinha de trigo, ovos, manteiga, fermento, um líquido (por exemplo, água, leite ou creme de leite e sal. Embora o brioche se apresente como um pão macio, por causa da adição de ovos e gordura, ele tem uma boa estrutura. Por isso, consegue absorver líquido sem desmanchar.
Que tipos de pão podemos usar no pudim de pão?
Numa receita de pudim, podemos usar vários tipos de pães, tais como pão francês, baguete, brioche, challah e até o panetone. Se usar algum pão preparado com farinha integral, deve aumentar a quantidade de líquido (leite), porque a farinha integral absorve mais líquido.
Deve evitar usar pães de forma industrializados na realização deste pudim, porque apresentam conservantes, o que previne o ressecamento e o envelhecimento. Se os usar, deve secar o pão no forno primeiro. Faça esse procedimento em baixa temperatura, num processo idêntico ao da produção da farinha panko.
Deve colocar as fatias de pão no forno pré-aquecido em 100°C, aguarde cerca de 10 minutos e retire quando as fatias secarem (sem deixar escurecer).