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Os principais benefícios e malefícios do café. Tome nota!

O café tem vantagens, mas também desvantagens para o organismo. Fique a conhecê-las. Os principais benefícios e malefícios do café. Tome nota!

principais benefícios e malefícios do café
Os principais benefícios e malefícios do café. Tome nota!

O café tem vantagens, mas também desvantagens para o organismo. Fique a conhecê-las. Os principais benefícios e malefícios do café. O café é uma das bebidas mais populares e mais consumidas de todo o mundo. Apesar de ajudar a despertar, a ganhar energia e a melhorar a nossa saúde em vários aspetos, o café também pode trazer alguns malefícios para o nosso corpo.

É certo que são várias as suas vantagens, como estimular a atenção, a concentração e a memória e contrariar a fadiga e a sonolência. Porém, também advêm desvantagens do consumo desta bebida, sobretudo se esse consumo for excessivo. Fique a conhecer melhor os prós e os contras do café.

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Os principais benefícios e malefícios do café. Tome nota!

Os principais benefícios e malefícios do café. Tome nota!

Benefícios

Funciona como estimulante

O café é conhecido por ser uma bebida estimulante e que pode ser muito útil como auxiliar nas horas de trabalho ou de estudo.

Ela é particularmente útil durante o percurso académico, ajudando os jovens a focarem-se, principalmente os que revelam problemas de concentração e de atenção.

Serve de antidepressivo

O café é mesmo capaz de controlar as situações de demência e ajudar a preservar a memória e o vigor mental, principalmente em pessoas mais velhas. Ele influencia ainda o humor, torna bem-estar em idades mais avançadas. O café influencia o estado de humor, tornando as pessoas mais ativas e bem-dispostas.

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É um auxiliar do exercício físico

Já se sabe que a cafeína diminui a fadiga e a ação antioxidante do café funciona como um estimulante que aumenta o metabolismo e ajuda a queimar calorias.

Por todas estas razões, o café potencia a performance física, durante um treino desportivo. Ele é um estimulante do sistema nervoso, que aumenta a tensão muscular.

Diminui o risco de diabetes

São os especialistas de Harvard que o dizem. Segundo estes investigadores, seis cafés por dia podem mesmo reduzir em 28% o risco de vir a ter diabetes tipo II. Isto, graças aos antioxidantes presentes no café, os quais controlam as células responsáveis por aquela doença.

Reduz o risco de Parkinson

Uma pesquisa feita em França chegou à conclusão de que quatro cafés por dia podem diminuir o risco de vir a desenvolver a doença de Parkinson.

Também nos Estados Unidos da América foi feito um estudo que comparou os hábitos de 200 doentes com Parkinson. Aqui, os especialistas detetaram um atraso no aparecimento dos sintomas da doença nos pacientes que consumiam mais de três cafés por dia.

Há, ainda, uma investigação feita na Universidade de Vanderbilt que concluiu que os homens que bebem habitualmente café previnem em 80% o desenvolvimento da doença de Parkinson.

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Combate o cancro

O café também ajuda a evitar certos tipos de cancro, como o do cólon, da mama, do pulmão, da pele, da próstata, do útero e do fígado. Além disso, ainda ajuda na prevenção da cirrose.

Reduz o colesterol

Um estudo da Universidade de Dusseldorf, na Alemanha, analisou os efeitos do consumo de quatro cafés por dia no primeiro mês e depois o de oito cafés no segundo mês. A conclusão foi de que os doentes com estes consumos de café apresentaram uma redução do colesterol total, um aumento do HDL (bom colesterol) e também da adiponectina, uma substância anti-inflamatória produzida pelo organismo.

Previne a doença de Alzheimer

A revista médica norte-americana Neurology defende que a cafeína retarda a deterioração mental em mulheres idosas. Na base desta afirmação, está um estudo de 2009 que concluiu que quem bebe 3 ou 4 chávenas de café por dia têm menos 65% de probabilidade de vir a desenvolver Alzheimer.

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Os principais benefícios e malefícios do café. Tome nota!

Melhora a digestão

O café ajuda no processo digestivo, pois estimula a secreção ácida do estômago. Além disso, o café estimula a contração peristáltica, atuando como um laxante natural.

Combate a celulite

Não é por acaso que muitos dos cremes anti-celulite têm cafeína na sua composição. É que ela estimula a circulação e acaba com a retenção de água armazenada.

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Malefícios

Interage com medicamentos

O café pode interferir com certos medicamentos, bloqueando os seus efeitos ou afetando a absorção de cafeína.

Causar hipoglicemia

A cafeína pode interferir nos níveis de glicose no sangue, o que pode causar hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Os sintomas deste problema são fraqueza, nervosismo, tremores e palpitações cardíacas.

Provocar insónias e cansaço

Já todos sabemos que a cafeína pode afetar a qualidade do sono, tendo como consequências insónias, ataques de pânico ou ansiedade. Mais de uma chávena de café por dia é suficiente para causar fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.

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É viciante

Quanto mais café se ingerir por dia, mais necessidade se vai sentir de o consumir. É que a cafeína é mesmo viciante.

Aumenta as arritmias cardíacas

Um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Europeia de Cardiologia concluiu que o consumo excessivo de café, principalmente se acompanhado de uma dieta pobre, pode mesmo aumentar os riscos de fibrilação arterial, o que pode conduzir a derrames cerebrais ou a outros problemas cardiovasculares.

Eleva o risco de osteoporose

O consumo exagerado de café (mais de 500mg por dia) por pessoas idosas ou mulheres na menopausa pode mesmo tornar mais provável o desenvolvimento da osteoporose.

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Os principais benefícios e malefícios do café. Tome nota!

Produz úlceras

Beber café pode prejudicar a região gastrointestinal e produzir úlceras e outras formas de irritação do estômago ou intestino.

Conduzir a uma overdose

Uma overdose de café pode ter como sintomas dores de estômago, agitação, insónia, irritabilidade, hipertensão, enjoos ou arritmias cardíacas.

Potenciar o aborto espontâneo

Durante a gravidez, beber café excessivamente pode causar problemas digestivos, intestinais, úlceras e síndrome de fadiga crónica.

Além disso, um estudo, publicado em 2008 pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology, relaciona o consumo exagerado de café com a ocorrência do aborto espontâneo. Segundo a investigação, as gestantes que consomem mais de 200 miligramas de café por dia correm o dobro do risco de vir a ter um aborto.

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Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

2 COMENTÁRIOS

  1. Café , não essa mentira que nos vendem nos mercados e supermercados da vida !! Uma mistura de porcarias e restos, café de verdade só comprando nas lojas de grãos a preço de ouro ! O governo enconbre tudo como sempre,o Inmetro não passa dum órgão corrupto ,Abuc é outra manipuladora suja, resumindo : POUCOS PODEM TOMAR CAFÉ !!! ☕☕☕☕☕☕

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