Início Viagem Os políticos portugueses comem onde?

Os políticos portugueses comem onde?

Eis algumas das moradas – restaurantes, bares e cafés – onde os rostos da política se encontram, relativamente longe dos holofotes.

11 – Cimas – English Bar

Cimas – English Bar

Mais do que uma referência, a história deste espaço com vista sobre a entrada da barra do Tejo e o mar merecia um livro. José Manuel Cima Sobral faz do recato um verdadeiro prato do dia. «Houve muitas reuniões, histórias pré-revolucionárias e até jornais que nasceram aqui, como O Independente», revela, em pinceladas muito gerais. «Adelino Amaro da Costa passou por cá depois da tomada de posse do governo», continua José Manuel, que ainda se lembra das tardes de trabalho de Francisco Sá Carneiro passadas à mesa. Marcelo Rebelo de Sousa e Miguel Sousa Tavares estão entre os clientes frequentes, mas, olhando para o passado, Cima Sobral ainda se recorda das «refeições frugais» de António Oliveira Salazar. «Ele só bebia água do Luso. Por vezes, um copo de vinho do Dão. Gostava de pescada cozida, de cherne ou de linguado», conta. Juan Carlos, o rei emérito de Espanha, também foi presença assídua neste restaurante de Cascais, na Grande Lisboa.

Avenida Marginal, Monte do Estoril (Cascais)
Tel.: 214681254/214680413
Preço médio: 35 euros

10 – Fox Trot

Fox Trot

A proximidade à Assembleia da República sempre fez deste bar, um típico pub inglês, um dos pontos de encontro de deputados de forças políticas distintas. As histórias do Fox Trot contam que as rivalidades ficam, muitas vezes, à porta, e é frequente assistir a convívios que, contrariando a ideia geral do que se passa no hemiciclo, seriam pouco prováveis. O bar tem várias salas, permitindo alguma privacidade para grupos de convivas. Conversas ao sabor de cervejas ou cocktails (6,50 a 8 euros) e com tostas e sanduíches a acompanhar.

Travessa de Santa Teresa, 28 (São Bento), Lisboa
Tel.: 213952697
Preço médio: 25 euros

09 – Antiga Casa Faz Frio

Antiga Casa Faz Frio

As cabinas privadas, feitas de madeira, são um verdadeiro charme e resultam se se falar baixinho. Há também a opção de jantar na sala principal, onde a privacidade é menor. Entre as especialidades desta casa, a paella é a que mais se evidencia.

Rua Dom Pedro V, 96 (Príncipe Real), Lisboa
Tel.: 213461860

08 – Rubro

Rubro – (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)

O xisto e o carvalho trazem as cores do aconchego e da discrição, mas para os que procuram ainda mais recato, este restaurante vínico com tapas e pratos espanhóis tem ainda compartimentos que convidam a conversas longe de ouvidos alheios.

Rua Rodrigues Sampaio, 33 e 35 (Av. Liberdade)
Tel.: 213144656

07 – Solar dos Duques

Solar dos Duques – (Fotografia: Orlando Almeida/GI)

«Após ter ganho as legislativas de 2011, Pedro Passos Coelho veio cá almoçar no dia seguinte», revela Jorge Morais, proprietário, que destapa as preferências do antigo chefe de governo: «Ele gosta de comida de tacho.» Nuno Melo, Hélder Amaral, António Bagão Félix são visitas frequentes. Mário Soares também era cliente.

Rua Almeida e Sousa, 58 (C. de Ourique), Lisboa
Tel.: 213872674
Preço médio: 20 euros

06 – Outro Tempo Bar

Outro Tempo Bar – (Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)

O bife com molho de natas e cogumelos é suserano neste espaço com 27 anos, junto ao Jardim da Estrela. O bar, conta o responsável, António Amaral, tem sido «mais visitado por elementos do CDS-PP». Paulo Portas, Telmo Correia e Assunção Cristas são rostos familiares da casa.

Rua João Anastácio Rosa, 2 (Estrela), Lisboa
Tel.: 213978219
Preço médio: 25 euros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.