Início Viagem Os políticos portugueses comem onde?

Os políticos portugueses comem onde?

Eis algumas das moradas – restaurantes, bares e cafés – onde os rostos da política se encontram, relativamente longe dos holofotes.

17 – Café de são Bento

Café de são Bento

Beneficiando de estar ao lado da Assembleia da República e de fechar tarde, é bastante frequentado por deputados e ministros. O ambiente recria o espaço dos antigos cafés de Lisboa, quase totalmente desaparecidos, e surgiu para servir o célebre bife à Marrare. E foi inspirado neste que foi sido trazido para Lisboa pelo napolitano António Marrare nos finais do século XVIII e popularizado com a abertura de vários Cafés Marrare. Assim nasceu o bife à Café de São Bento, que além da qualidade da carne tem um molho com segredo.

Rua de São Bento, nº 212 (São Bento), Lisboa
Tel.: 913658343
Preço médio: 35 euros

16 – Gambrinus

Gambrinus

As quintas-feiras continuam consignadas ao eisbein, prato típico alemão servido no Gambrinus em jeito de evocação da herança do fundador. Há, porém, muito mais para provar nesta casa que também é sobejamente conhecida pelos seus croquetes e pela cozinha tradicional portuguesa. Situado na Baixa lisboeta, o Gambrinus sempre foi um ponto de encontro de jornalistas, políticos e empresários – e sempre primou pela discrição.

Rua das Portas de Santo Antão, 23 (Baixa), Lisboa
Tel.: 213421466

15 – Tavares

Tavares – (Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)

Este restaurante conheceu e viveu longamente durante a monarquia, foi palco de encontros literários, assistiu à implantação da República, viveu sob a ditadura e viu a revolução de Abril chegar. O Tavares tem mais de dois séculos de histórias. De entre estas, destacam-se a a constituição do grupo Vencidos da Vida – do qual faziam parte Eça de Queirós e Ramalho Ortigão – num encontro mergulhado em champanhe. Foi também neste restaurante (com decoração praticamente imutável desde 1823) que terá nascido o PSD e que Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa almoçaram no dia do fatídico voo, a 4 de dezembro de 1980. Um derradeiro encontro, onde se discutiram cenários e estratégias mediante a possível eleição de Ramalho Eanes nas presidenciais.

Rua da Misericórdia, 37 (Chiado), Lisboa
Tel.: 213421112

14 – Procópio

Procópio – (Fotografia: Fabrice de Moulain)

Local frequentado por políticos dos vários quadrantes foi um dos locais-chave nos tempos conturbados do PREC, no pós-25 de Abril de 1974. Alice Pinto Coelho, dona da casa que há longos anos tem marcado a noite lisboeta conta: «Tudo o que acontecia no país sabia-se de véspera.» O Grupo dos Nove ou o 25 de Novembro são alguns exemplos do que se soube primeiro neste bar situado no beco do Jardim das Amoreiras, e no dia seguinte pela nação. O piano, a decoração e, em particular, a mesa 2 merecem uma visita a este espaço que tem sido eleito por intelectuais e políticos.

Alto de São Francisco, 21 (Amoreiras), Lisboa
Tel.: 213852851

13 – Varina da Madragoa

Varina da Madragoa – (Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)

«Foi aqui que nasceu o Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago», sublinha orgulhoso o dono Bruno Barbosa. Fernando Rosas, Franscico Louçã, Luís Fazenda, Joaquim Pina Moura e Ferro Rodrigues são clientes frequentes da casa. As suas preferências já não configuram qualquer mistério para o senhor Veiga, o empregado que há anos é o rosto da simpatia.

Rua das Madres, 34 (Madragoa), Lisboa
Tel.: 213965533
Preço médio: 20 euros

12 – MOB – Espaço Associativo

MOB – Espaço Associativo

Esteve no Bairro Alto, mudou-se depois para o Intendente e, em ambos locais, foi um dos palcos de preparação e organização das manifestações Que Se Lixe a Troika, de 2012 e 2013. «Foi sempre um centro de apoio à atividade política. À margem das atividades e das tertúlias, há uma livraria e um serviço de bar a funcionar em noites de programação especial. Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, já foi, por exemplo, protagonista de uma dessas soirées e até pôs música. A quota é anual e custa um euro.

Rua dos Anjos (Intendente), Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.