Início Saúde Os poderes secretos da cúrcuma

Os poderes secretos da cúrcuma

Bastante estudada, os seus efeitos são enaltecidos em diferentes artigos científicos. Descubra agora os poderes secretos da cúrcuma para a saúde.

Os poderes secretos da cúrcuma
Os poderes secretos da cúrcuma

Descubra agora os poderes secretos da cúrcuma. O que é a cúrcuma? A cúrcuma é conhecida por diferentes nomes, mas a planta é a mesmo e vem da família do gengibre. A cúrcuma é uma raiz que integra a família das zingiberáceas. Outros nomes pelos quais ela é conhecida são: açafroa (conhecida assim no Brasil), açafrão da Índia, turmérico, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo. A cúrcuma destaca-se pela sua cor, pois é alaranjada, devido à presença de compostos fenólicos denominados curcuminoides (entre eles, o principal é a curcumina). Mas, este pequeno arbusto trepador, que é muito usado na culinária, é amplamente cultivado em climas tropicais. Contudo, é nativo da floresta asiática, tendo tido especial foco na Índia, por isso é conhecido como açafrão da Índia.

A curcumina é o composto ativo da cúrcuma. Apesar da existência de outros curcuminoides, como a demetoxicurcumina e a bisdemetoxicurcumina, não há dúvidas que a curcumina é a principal entre eles.


Leia também: O limão é um fruto especial com muitos benefícios para a saúde


Os poderes secretos da cúrcuma
Os poderes secretos da cúrcuma

Os poderes secretos da cúrcuma

Cúrcuma

A cúrcuma, que tem sido muito elogiada pelos fins medicinais e pelas propriedades que contém e que geram diversos benefícios, é há muito usada na culinária.

A cúrcuma é um produto versátil de grande utilidade na cozinha. Revela-se uma preciosa aliada para a vida culinária, pois concede aos pratos um sabor característico e acentuado, além de grandes benefícios para a saúde!

Tabela de valor nutricional da Cúrcuma, moída (colher de chá 2,2 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 8 kcal 0,4 %
33 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,3 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 1,4 g 0,5 %
Açúcares < 0,1 g 0,1 %
Proteína 0,2 g 0,2 %
Fibra alimentar 0,5 g 0,2 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 0,2 g < 0,1 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Os poderes secretos da cúrcuma
Os poderes secretos da cúrcuma

Benefícios para a saúde

A cúrcuma tem sido protagonista de diversos estudos científicos que focam com particular atenção os benefícios que a cúrcuma gera na saúde. As suas propriedades únicas levam a que o organismo seja beneficiado de diferentes formas.

É anti-inflamatória, por isso a saúde beneficia dos seus efeitos. O cancro, por exemplo, é um problema de saúde aterrador que todos pretendemos evitar e a cúrcuma revela-se um produto que atua no sentido de preveni-lo, sendo ainda valiosa no tratamento do cancro.

A cúrcuma também pode ser útil no controlo do colesterol, pois atua no sentido de reduzir a oxidação do LDL, diminuindo assim o colesterol “mau”. É ainda valiosa para quem sofre de diabetes tipo II, pois baixa os níveis de hemoglobina glicosilada e a microalbuminúria.

Os poderes secretos da cúrcuma
Os poderes secretos da cúrcuma

Como a cúrcuma previne a ocorrência ou o avanço de doenças degenerativas, previne e retarda o processo degenerativo do Alzheimer e também do Parkinson. A cúrcuma também contribui para diminuir as crises de exacerbação na esclerose múltipla.

Este alimento tem um efeito protetor contra doenças inflamatórias dos olhos, protegendo ainda da catarata. A cúrcuma também protege o intestino, ajudando quando há doenças inflamatórias. Aliás, a cúrcuma gera um efeito que contribui para melhorar, no geral, a capacidade de regenerar feridas. Este alimento também estimula a regeneração muscular.

Sabia que este alimento também protege o pulmão da formação da fibrose pulmonar? O fígado e os rins são outros órgãos protegidos pelos efeitos da cúrcuma, nomeadamente quando há lesões tóxicas. A cúrcuma ainda gera um aumento da secreção e contribui para diminuir a formação de cálculo biliar. Algumas doenças de pele como psoríase e dermatites também são mais bem controladas com a cúrcuma.

Os poderes secretos da cúrcuma
Os poderes secretos da cúrcuma

Como consumir

A curcumina está presente no açafrão ou na cúrcuma. Esta última, além de ser um tempero especial, serve ainda como corante natural. Os alimentos adquirem um sabor mais rico, concedido por este tempero que contém muitas propriedades preciosas e que geram diversos benefícios. Os seus efeitos são poderosos, nomeadamente o efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Recomendações

Todos os alimentos devem ser consumidos de acordo com as recomendações. Mesmo a água não deve ser consumida em exagero, pois o exagero traz consequências negativas. Diferentes produtos implicam diferentes quantidades recomendadas.


Leia também: Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios

Só uma ingestão diária permite que se obtenha os benefícios da cúrcuma. Mesmo os que não gostam do sabor, podem na mesma obter os benefícios proporcionados pela cúrcuma…

Os poderes secretos da cúrcuma
Os poderes secretos da cúrcuma

Cápsulas

Sabia que existe a possibilidade do uso da cúrcuma em cápsulas manipuladas? A forma mais correta é recorrer aos conselhos de um médico ou nutricionista especializado, pois ele poderá conhecer os mais diversos detalhes sobre a sua pessoa que lhe permitem identificar a quantidade indicada para o seu caso.

É que as doses são prescritas individualmente, não há uma quantidade ideal para todos, mas sim uma indicada para cada caso.

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.