Início Saúde Os perigos e benefícios da Aloé vera

Os perigos e benefícios da Aloé vera

A aloé vera contém propriedades bastante benéficas, mas há mais informação a conhecer. Os perigos e benefícios da Aloé vera.

perigos e benefícios da Aloé vera
Os perigos e benefícios da Aloé vera

Os perigos e benefícios da Aloé vera. A aloé vera (sendo também conhecida como babosa, nomeadamente no Brasil) é uma planta que possui grande impacto mediático, pois os seus efeitos são bastante conhecidos. Sendo natural do norte da África, esta planta é bastante famosa pelos diversos benefícios que gera.

A aloé vera apresenta-se como um cato de cor verde e sobressai pelos seus efeitos, gerando diferentes ações que levam a uma melhoria da nossa saúde. Ela contém uma ação nutritiva, que é importante, mas entre os seus benefícios mais enaltecidos está a capacidade de cicatrização de feridas, pois esta planta gera uma ação anti-inflamatória e regeneradora.

Também contribui para reduzir os efeitos do tempo, combatendo o envelhecimento precoce, levando a uma melhor aparência da pele, pois combate os efeitos dos radicais livres.

perigos e benefícios da Aloé vera
Os perigos e benefícios da Aloé vera

Os perigos e benefícios da Aloé vera

Aloé vera

Esta planta prospera em climas quentes e secos e tem sido usada pelas suas propriedades medicinais há mais de 6.000 anos, nomeadamente pelos seus efeitos curativos. Sendo um produto também conhecido como a “planta da imortalidade”, as suas características levam esta planta a ser bastante útil, mesmo nos dias de hoje, pois é bastante usada como gel, havendo usos da planta quer para fins cosméticos, quer para fins medicinais.


Leia também: O café com canela tem um segredo. Conheça a receita desta “poção mágica”


Esta planta contém riqueza em vitaminas, nomeadamente  A, B, C e E. A riqueza em antioxidantes permite defender o organismo dos efeitos dos radicais livres, tornando menos evidentes os efeitos do tempo.

perigos e benefícios da Aloé vera
Os perigos e benefícios da Aloé vera

Benefícios para a saúde da aloé vera

– É um produto anti-inflamatório

– Gera uma ação digestiva

– Auxilia na digestão, facilitando e melhorando o processo digestivo

– É um laxante natural, aumentando a água presente nos intestinos

– Ajuda no tratamento da gastrite

– Combate a obstipação

– Estimula a formação das células e dos tecidos

– Contém 18 dos 23 aminoácidos necessários para o nosso organismo

– Gera uma ação nutritiva

– Gera uma ação anti-inflamatória

perigos e benefícios da Aloé vera
Os perigos e benefícios da Aloé vera

– As suas propriedades ajudam no tratamento de inflamações, queimaduras e infeções

– Gera uma ação regeneradora

– Contribui para a eliminação de células antigas

– Contribui para a formação de células novas

– Gera uma ação hidratante

– Restaura tecidos danificados e hidrata a pele

– Ajuda a tratar queimaduras e feridas, fazendo uma eficaz proteção da pele

– Protege a pele dos efeitos da radiação

– Acalma a pele da irritação, causada pelas mordidas de inseto

perigos e benefícios da Aloé vera
Os perigos e benefícios da Aloé vera

Receita de Aloé Vera

Ingredientes

– 100 g da polpa de aloé vera

– 1 litro de água

– 1 colher de mel

Modo de Preparação

– Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogéneo.

– Está pronto!

Nota: Beba meio copo deste sumo 2 a 3 vezes por dia. Esta bebida ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Porém, se exagerar na quantidade, pode levar à irritação da mucosa intestinal, o que levará a que sofra de náuseas e mal-estar.

perigos e benefícios da Aloé vera
Os perigos e benefícios da Aloé vera

Perigos da aloé vera para a saúde

Apesar da aloé vera ser uma planta que gera diversos benefícios para a saúde, é preciso ter em conta que um uso excessivo pode desencadear alguns riscos. Um uso abusivo ou insensato do produto pode levar a que sejam desenvolvidas alergias da pele.


Leia também: Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!


Há quem tenha hipersensibilidade, sendo a aloé vera um produto que pode levar ao surgimento de problemas de pele. A diarreia é outro problema que pode surgir, pois a aloé vera é um laxante natural que pode causar este problema.

A aloé vera pode ainda promover um nível baixo de açúcar no sangue. Tal pode ser perigoso para quem já toma medicação para baixar os valores de açúcar no sangue, pois pode interferir nos seus efeitos.

perigos e benefícios da Aloé vera
Os perigos e benefícios da Aloé vera

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

2 COMENTÁRIOS

  1. A Aloe vera tem uma defesa natural que é a aloina que fica entra a casca e a baba da babosa (por isso o nome no Brasil) Quando se bate no liquidificador tudo junto, ingere-se aloina indevidamente. Uma empresa americana, há mais de 40 anos no mercado (FOREVERLIVING) consegui extrair o melhor da aloe vera a frio com mínimo de aloina e vender em forma de sucos de aloe vera naturais que podem ser consumidos diariamente em pequenas porções em medo. Produto milagroso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.