Os perigos e benefícios da Aloé vera. A aloé vera (sendo também conhecida como babosa, nomeadamente no Brasil) é uma planta que possui grande impacto mediático, pois os seus efeitos são bastante conhecidos. Sendo natural do norte da África, esta planta é bastante famosa pelos diversos benefícios que gera.
A aloé vera apresenta-se como um cato de cor verde e sobressai pelos seus efeitos, gerando diferentes ações que levam a uma melhoria da nossa saúde. Ela contém uma ação nutritiva, que é importante, mas entre os seus benefícios mais enaltecidos está a capacidade de cicatrização de feridas, pois esta planta gera uma ação anti-inflamatória e regeneradora.
Também contribui para reduzir os efeitos do tempo, combatendo o envelhecimento precoce, levando a uma melhor aparência da pele, pois combate os efeitos dos radicais livres.

Os perigos e benefícios da Aloé vera
Aloé vera
Esta planta prospera em climas quentes e secos e tem sido usada pelas suas propriedades medicinais há mais de 6.000 anos, nomeadamente pelos seus efeitos curativos. Sendo um produto também conhecido como a “planta da imortalidade”, as suas características levam esta planta a ser bastante útil, mesmo nos dias de hoje, pois é bastante usada como gel, havendo usos da planta quer para fins cosméticos, quer para fins medicinais.
Leia também: O café com canela tem um segredo. Conheça a receita desta “poção mágica”
Esta planta contém riqueza em vitaminas, nomeadamente A, B, C e E. A riqueza em antioxidantes permite defender o organismo dos efeitos dos radicais livres, tornando menos evidentes os efeitos do tempo.

Benefícios para a saúde da aloé vera
– É um produto anti-inflamatório
– Gera uma ação digestiva
– Auxilia na digestão, facilitando e melhorando o processo digestivo
– É um laxante natural, aumentando a água presente nos intestinos
– Ajuda no tratamento da gastrite
– Combate a obstipação
– Estimula a formação das células e dos tecidos
– Contém 18 dos 23 aminoácidos necessários para o nosso organismo
– Gera uma ação nutritiva
– Gera uma ação anti-inflamatória

– As suas propriedades ajudam no tratamento de inflamações, queimaduras e infeções
– Gera uma ação regeneradora
– Contribui para a eliminação de células antigas
– Contribui para a formação de células novas
– Gera uma ação hidratante
– Restaura tecidos danificados e hidrata a pele
– Ajuda a tratar queimaduras e feridas, fazendo uma eficaz proteção da pele
– Protege a pele dos efeitos da radiação
– Acalma a pele da irritação, causada pelas mordidas de inseto

Receita de Aloé Vera
Ingredientes
– 100 g da polpa de aloé vera
– 1 litro de água
– 1 colher de mel
Modo de Preparação
– Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogéneo.
– Está pronto!
Nota: Beba meio copo deste sumo 2 a 3 vezes por dia. Esta bebida ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Porém, se exagerar na quantidade, pode levar à irritação da mucosa intestinal, o que levará a que sofra de náuseas e mal-estar.

Perigos da aloé vera para a saúde
Apesar da aloé vera ser uma planta que gera diversos benefícios para a saúde, é preciso ter em conta que um uso excessivo pode desencadear alguns riscos. Um uso abusivo ou insensato do produto pode levar a que sejam desenvolvidas alergias da pele.
Leia também: Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!
Há quem tenha hipersensibilidade, sendo a aloé vera um produto que pode levar ao surgimento de problemas de pele. A diarreia é outro problema que pode surgir, pois a aloé vera é um laxante natural que pode causar este problema.
A aloé vera pode ainda promover um nível baixo de açúcar no sangue. Tal pode ser perigoso para quem já toma medicação para baixar os valores de açúcar no sangue, pois pode interferir nos seus efeitos.

Creme com aloé vera para tratar a celulite
Ingredientes
– 1 copo de polpa de aloé vera.
– 3 c. de azeite ou de óleo de amêndoas.
– 1 c. de sopa de açúcar.
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, junte o gel da aloé vera ao açúcar e ao azeite ou óleo. Misture.
– De seguida, com massagens circulares profundas, aplique o produto sobre a pele.
– Tem de ser dessa forma para que o creme seja bem absorvido.
– Depois, deixe atuar por 30 minutos.
– Posteriormente, lave com água morna.
– De seguida, finalize com um banho de água fria sobre a área afetada.
– Este procedimento permite estimular a circulação.
Sugestão: Este tratamento deve ser feito três vezes por semana.
NOTA: A aloé vera é um ingrediente importante que pode ser usado regularmente. A aloé vera permite nutrir, tonificar e regenerar a pele, além de restaurar a sua elasticidade.
Este tratamento permite eliminar a celulite. No entanto, é indispensável adotar uma dieta saudável e respeitar um programa de exercícios físicos, que devem ser feitos regularmente.
Este tratamento ajuda a tonificar músculos e na manutenção do peso corporal adequado. Recorra a este tratamento até para combater varizes, que podem aparecer com a celulite.
Combata o acne e espinhas
Existem diversos motivos para o surgimento do acne, nomeadamente disposição genética, vivência de stress e ansiedade, existência de gordura excessiva na pele, uso excessivo de maquilhagem inadequada para o tipo de pele que se tem, entre muitas outras razões.
Ter acne revela-se um problema que convém combater com urgência, pois não só estraga a pele, como danifica a aparência, causando efeitos devastadores na autoconfiança, o que leva a outro tipo de problemas, podendo culminar em solidão, infelicidade e depressão.
Por isso, deve-se combater o acne e há soluções para recuperar a saúde da pele. Há um bom remédio caseiro que se revela uma das melhores soluções para eliminar as espinhas do rosto. Quer saber a receita para este remédio caseiro?
Máscara caseira de mel e de aloé vera para acabar com as espinhas e a acne
Ingredientes
– 1 folha de aloé vera
– 3 c. de sopa com mel
– ½ c. de sopa com canela em pó
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, reúna todos os ingredientes numa tigela.
– Depois, misture bem os ingredientes até conseguir obter uma mistura homogénea.
– De seguida, aplique a máscara no rosto, nomeadamente nas áreas onde tem acne.
– Posteriormente, deixe que atue ao longo de 30 minutos, aproximadamente.
– De seguida, lave bem, recorrendo a água morna.
Sugestão: Repita esse processo uma vez por semana.
Informação relevante
Esta máscara de mel e aloé vera revela-se a solução perfeita para remover espinhas do rosto. Esta máscara permite atacar e tratar a acne, mas é importante perceber que se revela igualmente imprescindível perceber a causa do problema e mudar maus hábitos.
Os benefícios desta máscara
A máscara caseira de mel e aloé vera contém dois ingredientes chave.
Tem o mel, que atua como um antissético natural que permite reduzir a presença de bactérias no rosto. Este ingrediente permite limpar a sujidade e eliminar as espinhas presentes na pele.
Já a aloé vera ajuda a regular a gordura presente no rosto, pois contém propriedades regenerativas. Estas propriedades permitem que a pele rapidamente se recupere.
O hidratante limpa as camadas da pele profundamente, ajudando a eliminar impurezas e as células mortas.
Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
A Aloe vera tem uma defesa natural que é a aloina que fica entra a casca e a baba da babosa (por isso o nome no Brasil) Quando se bate no liquidificador tudo junto, ingere-se aloina indevidamente. Uma empresa americana, há mais de 40 anos no mercado (FOREVERLIVING) consegui extrair o melhor da aloe vera a frio com mínimo de aloina e vender em forma de sucos de aloe vera naturais que podem ser consumidos diariamente em pequenas porções em medo. Produto milagroso.
Só ao fim de 3 anos é que o Aloe Vera adquire essas propriedades; nos meus, quando nascem novas plantas, eu, ao transplanta-las para outro vaso, tenho o cuidado de lhes afixar uma etiqueta ou outra coisa qualquer com a indicação do ano de nascimento.
É preciso ter o cuidado de não extrair a substância que se encontra na casca, porque é muito adstringente e pode originar reacções alérgicas de certa gravidade, sobretudo em pessoas com problemas digestivos; deve ser extraído, cuidadosamente, APENAS o gel!
Achei muito interessante essas informações, e já estou fazendo o uso da babosa com limão, comecei hoje a tarde!