Início Saúde Os perigos da canela em excesso

Os perigos da canela em excesso

Uma especiaria ligada a diversos benefícios pode também gerar efeitos negativos... Confira os perigos da canela em excesso.

perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

Os perigos da canela em excesso. O consumo de canela, quando feito de modo regular e moderado, está associado a diversos benefícios para a saúde. A canela contém propriedades medicinais que já foram bastante estudadas por cientistas.

Há muitos estudos a defender a tese de que esta especiaria é extremamente vantajosa para o organismo. Contudo, ela pode ter consequências contrárias, se houver exagero.

perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

Os perigos da canela em excesso

A canela

Esta especiaria é feita a partir da casca interna da árvore Cinnamomum, sendo um produto que, quando é consumido de forma regular e moderada, está associado a diversos benefícios. Entre eles, estão a redução do risco de diabetes, a redução do risco de desenvolver determinados tipos de cancro e a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.


Leia também: Quantos cafés deve beber por dia para aumentar a esperança de vida?


perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

A canela falsa

Há dois tipos de canela: a verdadeira e a falsa. A verdadeira é a do Ceilão (anteriormente era do Sri Lanka). Esta canela tem um sabor mais agradável, mais leve e menos amargo. A canela falsa é a cássia, sendo conhecida como a canela chinesa.

Ambas as canelas podem ser encontradas nos supermercados, embora haja grandes diferenças entre elas. A canela de Ceilão é muito mais barata, é mais escura, é mais intensa e é mais perigosa. Ela deve ser consumida em quantidades moderadas, pois em quantidades exageradas pode gerar na saúde diversos problemas.

Tal deve-se ao excesso de um composto chamado cumarina. Substância também presente na canela do Ceilão, mas em pequenas quantidades. Por isso, deve evitar-se o consumo da canela de Cássia. Se o fizermos, devemos ter muito cuidado com a quantidade.

perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

6 possíveis efeitos colaterais da canela Cássia

Reduz nível de açúcar no sangue

O nível alto de açúcar no sangue é um problema de saúde que pode ter consequências graves, nomeadamente problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas.

A canela pode imitar os efeitos da insulina, uma hormona que contribui para reduzir o açúcar no sangue. O excesso de canela pode gerar um efeito acentuado, levando a uma escassez, a uma redução brutal, a uma hipoglicemia, gerando cansaço,além de tonturas e outros sintomas, nomeadamente desmaios.

perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

Pode aumentar o risco de problemas respiratórios

O consumo de canela em pó pode causar problemas respiratórios. A textura fina da canela facilita a sua inalação. O inalar acidental de canela pode causar problemas como engasgos, tosse e até dificuldade em recuperar o fôlego.

Pode aumentar do risco de desenvolver determinados cancros

O consumo abundante de canela de Cássia e a quantidade excessiva de cumarina decorrente dessa ingestão pode levar a um aumento do risco de ter determinados cancros.

perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

Pode gerar feridas na boca

O consumo de canela de Cássia pode gerar feridas na boca. A canela contém um composto com o nome de cinamaldeído que pode promover uma reação alérgica, se consumido em exagero.

Este composto pode gerar alergias que podem manifestar os seguintes sintomas: manchas brancas na boca; inchaço da língua ou da gengiva; e uma sensação de ardor ou comichão. Não são sintomas graves, mas o desconforto gerado causa mossa.

perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

Pode danificar o fígado

A canela de Cássia, que é a canela falsa, contém uma riqueza particular em cumarina. A canela falsa contém este composto numa quantidade 200 vezes superior à presente na canela verdadeira.

Investigadores realizaram estudos que concluíram que a cumarina, quando consumida de forma exagerada, causa toxicidade, danificando o fígado.


Leia também: Saiba o que acontece se juntar canela ao seu café


perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

Pode interferir nos efeitos dos medicamentos

A canela falsa pode ser segura, se for consumida em quantidades reduzidas. Só há toxicidade, se houver um consumo exagerado. Contudo, o consumo de canela pode interferir nos efeitos dos medicamentos. Se existir um consumo exagerado, é certo que irá interferir com medicamentos, nomeadamente com medicamentos destinados ao controlo da diabetes, mas também de doenças cardíacas ou hepáticas.

A canela tanto pode aumentar os efeitos do medicamento, como pode intensificar os seus efeitos colaterais. Pode existir um aumento do risco de danificar o fígado, se estiver a tomar medicamentos como paracetamol, acetaminofeno e estatinas.

perigos da canela em excesso
Os perigos da canela em excesso

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.