Passear pelos passadiços mais bonitos da Região Norte revela-se uma experiência maravilhosa. Promovem a natureza no seu máximo esplendor.
A beleza do norte do país é singular. Existem vários destinos formidáveis na região. Uma das melhores formas de contemplar a beleza natural desta região é passear pelos passadiços do Norte.
Aproveite ao máximo a lista dos passadiços nortenhos que reunimos para si. Cada um deles representa uma experiência distinta. Todos asseguram um serão extremamente agradável.
Caminhar ou correr por estes passadiços do Norte permite-nos descobrir as maravilhas locais, enquanto se respira ar puro e contempla paisagens deslumbrantes e também se podem conhecer algumas das melhores atrações da região.
Os passadiços mais bonitos da Região Norte
- Passadiços de Arcozelo
- Passadiços de Fiães
- Passadiços de Vila do Conde – Ecovia do Litoral Sul
- Passadiços do Paiva
- Passadiços do Sistelo
A experiência
As atividades ao ar livre são cada vez mais populares. As pessoas procuram as melhores oportunidades para manter o corpo ativo, fazendo algo agradável. Ora, passear pelos passadiços proporcionam uma experiência desse género, irrecusável.
Os passadiços são uma ótima desculpa para sair de casa e viver uma aventura, passear junto à praia, ver o mar, realizar um piquenique, contemplar paisagens de cortar a respiração, enquanto o corpo se mantém ativo, transpira e mantém o sangue em circulação, enquanto se vive algo fantástico.
A região Norte tem alguns dos melhores passadiços do país. Prova disso está na seleção de passadiços que apresentaremos numa curta lista.

Algumas dicas para tornar a caminhada memorável!
A preparação da experiência permite que tudo se desenrole na perfeição. Para evitar esquecimentos ou outros problemas, convém que prepare a ida ao passadiço com antecedência.
Os passadiços são desafios distintos. Embora cada um represente uma dificuldade, a mochila deve ser apetrechada com tudo aquilo que pode vir a precisar. Existem determinados artigos de terão grande utilidade ao longo da caminhada.
Além disso, como se quer realizar um passeio seguro, tranquilo e confortável, há algumas dicas que convém ter em mente, antes de iniciar estes trajetos (sejam eles mais curtos ou mais longos).
Saiba o que deve incluir na mochila. Tome nota das nossas dicas:
- Levar água, para manter o corpo hidratado.
- Levar fruta (maçãs, peras, laranjas, bananas…) e snacks práticos.
- Levar protetor solar, boné e óculos de sol. Sem proteção, o sol torna-se um problema.
- Tenha em conta que deve respeitar sempre a sinalização ao longo do percurso.
- Leve sacos para guardar o lixo que vai fazendo ao longo da caminhada.
- Coloque o lixo apenas nos locais indicados para o efeito.
- Não faça lume. Todos os anos assistimos a tragédias que começam assim.
- Respeite a vida das pessoas (e as suas propriedades privadas).
- Respeite os animais e as plantas. Não prejudique nem uns, nem outros.
- Faça por registar os melhores momentos do percurso. Leve máquina fotográfica e/ou máquina de filmar (até pode levar tripé…).

1 – Passadiços de Arcozelo
Localização GPS: 41.06865, -8.65747
Estes passadiços estão localizados em Vila Nova de Gaia. O percurso que encontrará nestes passadiços é deslumbrante. Nestes passadiços, pode realizar uma bela caminhada. No total, o percurso tem uma distância de 5 km. Embora possa ser realizado noutra parte do dia, faça o percurso pela manhã, para começar bem o dia. Desta forma, assegura a melhor experiência para um passeio nos Passadiços de Arcozelo.
O início do percurso pode (e deve) ser feito no Senhor da Pedra, em Miramar. A capela é invulgar e o cenário é verdadeiramente encantador.

2 – Passadiços de Fiães
Localização GPS: 40.99311, -8.51093
Este é um passadiço calmo e tranquilo que nos permite apreciar a beleza da Natureza.
Realizar um passeio pelos Passadiços de Fiães permite-nos respirar ar puro e estar em perfeita harmonia com a Natureza.
A vida citadina implica barulho, confusão, ter de lidar com o stress do quotidiano,… Passear pelos Passadiços de Fiães permite-nos libertar a mente, fugir dessa atividade negativa.
Neste local fascinante, poderá repousar e repor energias num local que apresenta paz e tranquilidade. Pode também apostar na versão mais ativa e correr ao longo do percurso, enquanto contempla uma paisagem memorável.

3 – Passadiços de Vila do Conde – Ecovia do Litoral Sul
Localização GPS: 41.3398, -8.74284
Os Passadiços de Vila do Conde são outra solução de excelência presente no Norte. Ao longo do percurso de 6 km (sensivelmente), poderá encontrar várias atrações. A Ecovia permite atravessar a costa a sul do Rio Ave.
Ao fazer o percurso terá a oportunidade de passar por algumas regiões como Labruge, Azurara, Mindelo ou Vila Chã. Estes incríveis passadiços de Vila do Conde revelam-se uma experiência bastante agradável, nomeadamente pela sua riqueza. As paisagens são absolutamente deslumbrantes.

4 – Passadiços do Paiva
Localização GPS: 40.95318, -8.17718
Os Passadiços do Paiva são uma referência obrigatória. Tratam-se dos mais populares do país. Se estão entre os mais belos de Portugal, teriam que estar nesta lista dos Passadiços mais bonitos do Norte.
Os Passadiços do Paiva têm cerca de 8 km. Ao longo do percurso, poderá encontrar diversas atrações. Entre os maiores destaques, estão as cascatas e as paisagens naturais encantadoras.
Os Passadiços do Paiva revelam-se uma das melhores experiências de comunhão com a Natureza que se pode viver em Portugal. A sua riqueza é infinita, a fauna viva é mágica, as paisagens são arrebatadoras. Os encantos são tantos que as pernas têm sempre energia para percorrer os seus 8 km!…

5 – Passadiços do Sistelo
Localização GPS: 41.97373, -8.37435
Apesar de ser um percurso bastante curto, os Passadiços do Sistelo são dos mais belos de Portugal. Os passadiços podem ter apenas 2 km, mas o percurso tem diversas atrações, pois reúne um conjunto de encantos que facilmente assegura uma experiência memorável.
A pequena aldeia de Sistelo está localizada em Arcos de Valdevez. Trata-se de uma das aldeias mais encantadoras de Portugal. Muitos dos que procuram este tipo de turismo têm esta aldeia como uma referência imperdível.
Os Passadiços do Sistelo permitem que se conheça bem esta aldeia portuguesa que é frequentemente apelidada de “Tibete Português”. Passear por estes passadiços permite-nos contemplar uma paisagem memorável, onde se destacam os famosos e incríveis socalcos.