Os Melhores Queijos de Portugal
Os queijos portugueses são um dos segredos gastronómicos europeus mais bem guardados. O site Culture Trip fez uma lista dos melhores queijos de Portugal.
Não existem limites para os sabores e texturas dos queijos portugueses, já que o país produz um pouco de tudo, desde cremosos e moderados até queijos mais duros, que podem ser servidos em pequenos restaurantes locais, ou mesmo tascas ou adegas.
Esta lista elaborada pelo sítio de viagens Culture Trip pretende convencer toda a gente de que “se for um amante de queijo, deve adicionar Portugal à sua lista de destinos obrigatórios pois o queijo português é um dos segredos gastronómicos mais bem guardados da Europa.”
Queijo de Azeitão

Um dos favoritos pela sua textura cremosa e sabor levemente forte, que ainda é suave o suficiente para atrair vários paladares, é o queijo de Azeitão, um queijo de leite de ovelha produzido em Azeitão, Portugal.
Excelente para barrar o seu pão favorito no café da manhã ou para desfrutar como um lanche. Uma qualidade única sobre o queijo de Azeitão é como ele é produzido – feito com flor de cardo em vez de coalho.
Queijo Serra da Estrela
_
Talvez o mais fedorento queijo português, o queijo Serra da Estrela é oriundo das montanhas da mesma serra e é apreciado quer pelo seu aroma quer pelo seu sabor forte, razão pela qual é apelidado de “o rei dos queijos portugueses”.

Produzido com leite de ovelha, é tão cremoso que às vezes derrete na colher e é perfeito para se barrar no pão, tostas ou bolachas.
Queijo de Cabra Transmontano

Proveniente do nordeste do país, o queijo de cabra transmontano é um queijo duro e levemente salgado, feito de leite de cabra. Embora seja ligeiramente amarelo, este queijo tem por vezes uma casca avermelhada devido à paprica que é lhe frequentemente esfregada.
Popular no norte de Portugal, também pode ser facilmente encontrado em Lisboa. Por que não ralar um pouco sobre uma salada para um almoço saudável e saboroso?
Queijo de Évora

Embora não seja tão duro como o queijo de cabra transmontano, este queijo de Évora (a capital regional do Alentejo) qualifica-se como uma variedade semi-dura, feita a partir de leite de ovelha. Este é um queijo com um sabor levemente salgado.
Queijo de Nisa

O Queijo de Nisa é outro dos favoritos do Alentejo rural. Tal como o queijo de Évora, o queijo de Nisa é uma variedade semi-dura feita com leite cru de ovelha.
Queijo do Rabaçal

Um queijo razoavelmente branco, de sabor subtil e de textura semi-dura, o queijo do Rabaçal é produzido a partir de uma mistura de leite de ovelha e cabra. É produzido numa aldeia perto de Coimbra, no centro de Portugal.
Queijo de São Jorge

Queijo de São Jorge é um queijo semi-suave feito com leite de vaca e conhecido pelo seu sabor picante e incrivelmente viciante. Este é um dos queijos mais populares das ilhas dos Açores, especificamente a ilha de São Jorge.
Requeijão Português

Pense num queijo macio e leve e terá uma boa ideia do que é o queijo requeijão, produzido em Portugal e também no Brasil.
Ótimo como lanche para barrar, o requeijão é feito com leite de vaca e apreciado pelo seu sabor subtil. Coloque um pouco de mel por cima, ou sirva com uma pitada de sal e pimenta para dar mais sabor.
E nós tomamos a liberdade de acrescentar mais um (outros haveria, com toda a certeza).
Queijo de Serpa

O Queijo Serpa é provavelmente o queijo tradicional com maior fama no Alentejo, sendo o seu particular aroma forte e sabor picante parte elementar do património cultural das gentes do Baixo Alentejo.
A sua origem perde-se nos tempos, tratando-se de um queijo de ovelha curado, de pasta semi-mole amanteigada, com poucos ou nenhuns olhos.
Os queijos são guardados, pelo menos, durante um mês nas “rouparias” (queijarias) em ambiente fresco e húmido até atingirem o ponto certo de maturação.
Originários de uma região que compreende 12 concelhos do Baixo Alentejo, é também ao seu clima, pastagens e solos que o Serpa deve as características que o tornam num queijo único.
_