Início Tradições Os Melhores Queijos de Portugal

Os Melhores Queijos de Portugal

Os queijos portugueses são um dos segredos gastronómicos europeus mais bem guardados. O site Culture Trip fez uma lista dos melhores queijos de Portugal.

Os Melhores Queijos de Portugal
Os Melhores Queijos de Portugal

Os Melhores Queijos de Portugal

Os queijos portugueses são um dos segredos gastronómicos europeus mais bem guardados. O site Culture Trip fez uma lista dos melhores queijos de Portugal.

Não existem limites para os sabores e texturas dos queijos portugueses, já que o país produz um pouco de tudo, desde cremosos e moderados até queijos mais duros, que podem ser servidos em pequenos restaurantes locais, ou mesmo tascas ou adegas.

Esta lista elaborada pelo sítio de viagens Culture Trip pretende convencer toda a gente de que “se for um amante de queijo, deve adicionar Portugal à sua lista de destinos obrigatórios pois o queijo português é um dos segredos gastronómicos mais bem guardados da Europa.”

Queijo de Azeitão

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo de Azeitão _ © Adriao _ Wikimedia Commons – Os Melhores Queijos de Portugal

Um dos favoritos pela sua textura cremosa e sabor levemente forte, que ainda é suave o suficiente para atrair vários paladares, é o queijo de Azeitão, um queijo de leite de ovelha produzido em Azeitão, Portugal.

Excelente para barrar o seu pão favorito no café da manhã ou para desfrutar como um lanche. Uma qualidade única sobre o queijo de Azeitão é como ele é produzido – feito com flor de cardo em vez de coalho.

Queijo Serra da Estrela


_
Talvez o mais fedorento queijo português, o queijo Serra da Estrela é oriundo das montanhas da mesma serra e é apreciado quer pelo seu aroma quer pelo seu sabor forte, razão pela qual é apelidado de “o rei dos queijos portugueses”.

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo Serra da Estrela – Os Melhores Queijos de Portugal

Produzido com leite de ovelha, é tão cremoso que às vezes derrete na colher e é perfeito para se barrar no pão, tostas ou bolachas.

Queijo de Cabra Transmontano

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo de Cabra Transmontano _ © Juniordiviroydi _ Wikimedia Commons – Os Melhores Queijos de Portugal

Proveniente do nordeste do país, o queijo de cabra transmontano é um queijo duro e levemente salgado, feito de leite de cabra. Embora seja ligeiramente amarelo, este queijo tem por vezes uma casca avermelhada devido à paprica que é lhe frequentemente esfregada.

Popular no norte de Portugal, também pode ser facilmente encontrado em Lisboa. Por que não ralar um pouco sobre uma salada para um almoço saudável e saboroso?

Queijo de Évora

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo de Évora_© Coalho – Os Melhores Queijos de Portugal

Embora não seja tão duro como o queijo de cabra transmontano, este queijo de Évora (a capital regional do Alentejo) qualifica-se como uma variedade semi-dura, feita a partir de leite de ovelha. Este é um queijo com um sabor levemente salgado.

Queijo de Nisa

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo de Nisa_©Qualigeo – Os Melhores Queijos de Portugal

O Queijo de Nisa é outro dos favoritos do Alentejo rural. Tal como o queijo de Évora, o queijo de Nisa é uma variedade semi-dura feita com leite cru de ovelha.

Queijo do Rabaçal

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo do Rabaçal – Os Melhores Queijos de Portugal

Um queijo razoavelmente branco, de sabor subtil e de textura semi-dura, o queijo do Rabaçal é produzido a partir de uma mistura de leite de ovelha e cabra. É produzido numa aldeia perto de Coimbra, no centro de Portugal.

Queijo de São Jorge

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo de São Jorge _ © MOs810 _ Wikimedia Commons – Os Melhores Queijos de Portugal

Queijo de São Jorge é um queijo semi-suave feito com leite de vaca e conhecido pelo seu sabor picante e incrivelmente viciante. Este é um dos queijos mais populares das ilhas dos Açores, especificamente a ilha de São Jorge.

Requeijão Português

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo requeijão _ © Comte0 _ Wikimedia Commons – Os Melhores Queijos de Portugal

Pense num queijo macio e leve e terá uma boa ideia do que é o queijo requeijão, produzido em Portugal e também no Brasil.

Ótimo como lanche para barrar, o requeijão é feito com leite de vaca e apreciado pelo seu sabor subtil. Coloque um pouco de mel por cima, ou sirva com uma pitada de sal e pimenta para dar mais sabor.

E nós tomamos a liberdade de acrescentar mais um (outros haveria, com toda a certeza).

Queijo de Serpa

Os Melhores Queijos Portugueses
Queijo de Serpa – Os Melhores Queijos de Portugal

O Queijo Serpa é provavelmente o queijo tradicional com maior fama no Alentejo, sendo o seu particular aroma forte e sabor picante parte elementar do património cultural das gentes do Baixo Alentejo.

A sua origem perde-se nos tempos, tratando-se de um queijo de ovelha curado, de pasta semi-mole amanteigada, com poucos ou nenhuns olhos.

Os queijos são guardados, pelo menos, durante um mês nas “rouparias” (queijarias) em ambiente fresco e húmido até atingirem o ponto certo de maturação.

Originários de uma região que compreende 12 concelhos do Baixo Alentejo, é também ao seu clima, pastagens e solos que o Serpa deve as características que o tornam num queijo único.
_

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.