A placa vitrocerâmica deve ser vista como um elemento importante da cozinha. Este é o espaço no qual são realizadas as refeições. Deve ser tratado com o devido respeito. Para a manter impecável, há que aprender o passo a passo para a limpeza da placa vitrocerâmica. No presente artigo do NCultura, iremos partilhar um guia prático para a respetiva limpeza. Desta forma, poderá apresentar uma placa de vitrocerâmica brilhante e livre de manchas e resíduos. São dicas simples e práticas para assegurar uma limpeza descomplicada. Poderá assim apresentar uma placa de vitrocerâmica como nova, limpa e reluzente.
Os melhores métodos de limpeza da placa vitrocerâmica
Há vários truques caseiros que se revelam bastante eficazes no momento de limpar a placa de vitrocerâmica. Não apenas para eliminar manchas, mas também para suavizar riscos e restaurar o seu brilho original. Apesar de existirem produtos de limpeza específicos para placas vitrocerâmicas, é possível assegurar a mesma eficácia com truques caseiros.
Uma boa estratégia é agir rapidamente. Após realizar os seus cozinhados, deve limpar a superfície da placa vitrocerâmica, após arrefecer. Primeiro, deve certificar-se de que a placa vitrocerâmica está fria e desligada. Depois, deve proceder à limpeza. A sujidade sairá melhor se se encontrar fria.
A superfície da placa vitrocerâmica é lisa, o que facilita no momento de a limpar. Pode-se utilizar um produto específico para remover as sujidades. No entanto, não é preciso aplicar este produto sempre que se termina de cozinhar. Faça-o, quando a placa de vitrocerâmica se encontrar muito suja.

O passo a passo da limpeza da placa vitrocerâmica
- Primeiro, com a ajuda de um pano ou papel de cozinha, faça uma limpeza superficial.
- Depois, quando a placa se encontrar fria, elimine os restos que ficam em cima dela.
- Posteriormente, para limpar devidamente a vitrocerâmica, aplique o produto específico.
- Com um pano especial para vitrocerâmica, espalhe o produto, sem o retirar.
- Depois, deve deixar o produto atuar por alguns minutos.
- Em seguida, com um pano húmido e macio, remova o produto.
- Finalmente, com um pedaço de papel de cozinha, deve secar a placa vitrocerâmica.
Quando a placa de vitrocerâmica se encontrar muito suja, pode usar um raspador especial primeiro, para remover as manchas solidificadas que caem quando se cozinha. Segure o raspador com firmeza e raspe num ângulo de 30º relativamente à placa. Posteriormente, passe o pano novamente. Se não tiver produtos específicos de limpeza de placas de vitrocerâmica, pode usar produtos caseiros. Por exemplo, crie uma solução com vinagre e água misturados.
Este preparado irá ajudar a dar brilho à placa vitrocerâmica. O processo é simples: molhe um pano com essa solução e espalhe por toda a placa. Finalmente, deve enxaguar.
Por vezes, em algumas bocas da placa, formam-se alguns anéis muito difíceis de eliminar. A solução passa por recorrer a um truque caseiro: junte 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio com 10 cl de água. Misture até criar uma pasta.

Posteriormente, espalhe sobre a superfície queimada. Em seguida, deve borrifar com vinagre. Finalmente, deve deixar atuar por 5 minutos e, com um pano húmido, enxágue.
Podem surgir arranhões na superfície da placa vitrocerâmica. Quando tal acontece, deve colocar um pouco de pasta de dentes sobre os arranhões. Depois, deve espalhar com um pano. Faça movimentos circulares. Finalmente, com um pano limpo e húmido, certifique-se de remover bem os restos.
Se não tiver um raspador para limpar a placa vitrocerâmica, recomenda-se a compra. No entanto, pode usar outros produtos para a deixar como nova. A pasta de dentes revela-se uma boa aliada na limpeza da placa vitrocerâmica.
Só tem de aplicar um pouco do produto na superfície da placa e espalhá-la. Em seguida, deve deixar que atue ao longo de alguns minutos. Finalmente, com um pano húmido, deve remover a pasta.
Para limpar a vitrocerâmica queimada, sem ter um raspador, pode utilizar papel de alumínio. Primeiro, deve aplicar o produto específico. Em seguida, deve deixar atuar por alguns minutos.
Finalmente, só tem de esfregar com um pouco de papel de alumínio. No entanto, faça-o sem usar muita força. Finalmente, deve passar com um pano húmido e depois deve secar a superfície. Desta forma, apresentará uma placa como nova.
Aprenda a cuidar da sua cozinha:
- Placa de fogão: indução ou vitrocerâmica. Qual a melhor opção?
- Aprenda a tirar e limpar a gordura dos utensílios de cozinha
- Aprenda a limpar o forno eficazmente
Para evitar que a placa vitrocerâmica fique muito suja e que apresente manchas indesejadas, deve haver grande atenção durante a cozedura. Se uma nódoa cair na placa, deve atuar com papel ou pano húmido. Faça-o rapidamente para limpá-la.
Tenha em conta que as tampas são boas amigas e ajudam a evitar respingos. É importante que não arraste os tachos ou panelas na superfície da placa. Normalmente, este movimento acaba por riscar o vidro. Por isso, se precisar de mover a panela, deve optar por levantá-la.
É também importante que tenha em conta que a superfície da placa de vitrocerâmica não pode ser vista como extensão da bancada. Por isso, não a utilize como uma bancada. Nunca tempere a salada por lá, nunca corte o pão na superfície, nem coloque na placa de vitrocerâmica o que tenha estado do forno. Desta forma, será mais fácil evitar manchas e riscos.