Os melhores chás para diabetes, como o chá de canela, carqueja e hibisco, são bons remédios naturais para ajudar no controle da diabetes porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o seu controle. Mas além destes, existem outros que também ajudam no tratamento como sálvia e insulina vegetal. Ter diabetes é um problema comum, que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, sendo dos problemas de saúde mais conhecidos por todos. Convém, por isso, conhecer este problema e encontrar formas saudáveis de viver a vida da melhor forma possível.
Sofrer da doença, implica grandes mudanças no quotidiano. E, para quem não sofre, há a obrigação de estar atento e mudar o comportamento, evitando assim riscos que possam levar a desenvolver diabetes. Existem chás que ajudam uns e outros, os que têm diabetes e os que não querem ter. Conheça os melhores chás para combater diabetes e preveni-la.
Os melhores chás para diabetes

Fatores de risco
Entre os fatores de risco mais comuns para o desenvolvimento da diabetes estão: a hipertensão, o tabagismo, o stress, a obesidade, a dislipidemia e o sedentarismo.
Recomendações médicas
Estes chás são úteis, causando os benefícios aqui mencionados. Contudo, deve procurar o apoio de um médico, de forma a este acompanhá-lo no processo, pois assim poderá ter recomendações médicas e informação sobre o chá que seja mais adequado para si.
Informação relevante
Estes chás não substituem os medicamentos para a diabetes. São complementos. Há ainda regras alimentares básicas que são indispensáveis para um eficaz controlo da glicose no sangue.
Leia também: Chá de Cavalinha: para que serve, benefícios e riscos associados
Os melhores chás para diabetes

Chá de canela
A canela é uma especiaria que ajuda o organismo a usar o açúcar, levando a que a presença deste no sangue seja reduzida. Basta ferver um litro de água e colocar 3 paus de canela. Aguarde uns minutos e depois beba o chá ao longo do dia.
Receita de chá de canela
Ingredientes
- 1 pau de canela
- 1 chávena de água (240 mililitros)
- 1 rodela de gengibre (opcional)
Modo de Preparação
Aqueça a água, sem a deixar ferver.
Junte a canela e a rodela de gengibre.
Abafe e deixe repousar durante 10 minutos.
Remova a canela e o gengibre e beba este chá, de preferência, de manhã, em jejum.
Nota: Evite este chá por mulheres grávidas, indivíduos que estejam a tomar medicação e pessoas que tenham problemas de estômago ou cardíacos.
“Já o diabete tipo 2 pode ser prevenido por meio de hábitos alimentares saudáveis, pela prática de atividades físicas, com o controle da obesidade e do colesterol.” Vivendo Com Saúde. Diabetes. Edicase
Chá de sálvia
A sálvia contribui para o controlo da diabetes, pois contém um composto que é o ácido rosmarínico. Este leva a que haja um controlo da concentração de glicose no sangue. A sálvia (Salvia officinalis) revela-se assim uma excelente opção para quem tem (ou quer evitar) este problema de saúde, pois interfere de forma positiva no mecanismo de absorção da glicose.
Bastam 250 ml de água fervente e 2 colheres de folhas secas de sálvia para realizar este chá poderoso. Aguarde 10 minutos e terá um bom chá, que pode tomar, no máximo, duas vezes por dia.
Receita de chá de sálvia
Ingredientes
- 150 ml de água
- 3 g de folhas secas de sálvia
Modo de Preparação
Coloque água num tacho e leve ao lume até começar a borbulhar.
Verta o chá para uma chávena e junte as folhas de sálvia.
Cubra durante 15 minutos e sirva de imediato.

Chá verde
O chá verde contém polifenóis, que têm propriedades antioxidantes. É um dos melhores chás que existem para combater a diabetes, dos que melhor ajudam no controlo da glicemia. Também retarda a conversão dos hidratos de carbono em glicose, em alimentos ricos em amido, como o pão ou a batata.
O melhor horário para tomar esta bebida é durante as refeições (ou imediatamente após) para assegurar uma maior eficácia e um melhor controlo da glicemia. A melhor forma de preparar este chá é levar ao lume um fervedor com água. Retire-o ainda antes de iniciar a fervura. Junte, então, 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde. Aguarde 3 minutos. Depois de coar, beba morno ou frio.
Receita de chá verde
Ingredientes
- Água
- 1 ou 2 c. de sopa de chá verde
Modo de Preparação
Num tacho, aqueça água filtrada e retire do lume, quando começar a borbulhar.
Junte uma ou duas colheres de sopa da erva de chá verde (Camellia sinensis), por cada litro de água quente e tape.
Deixe em infusão durante aproximadamente 3 a 5 minutos.
Coa e sirva.
Chá de camomila
A camomila tem propriedades que a tornam útil para controlar a diabetes. Este chá contribui para o retardar da libertação de glicose no sangue, diminuindo consequentemente os níveis de açúcar no sangue. Assim, ao contribuir para reduzir a taxa de glicose na circulação sanguínea, este chá previne a hiperglicemia, isto é, o aumento da concentração de glicose no sangue.
Para fazer este chá, junte duas colheres de flores de camomila numa chávena com água fervente e deixe em infusão por 3 minutos. Consuma-o quente ou frio, conforme preferência.
Receita de chá de camomila
Ingredientes
- 1 chávena (café) com flores de camomila secas
- 1/2 litro de água
Modo de Preparação
Leve a ferver a água e, depois, junte as flores de camomila.
Tape e deixe repousar durante quinze minutos.
Sirva de imediato.

Chá de insulina vegetal
Cissus sicyoides é uma planta que possui ação hipoglicemiante. Este chá contribui tanto para o controlo da diabetes que ficou popularmente conhecida como insulina vegetal. Coloque num 1L de água a ferver 2 colheres de sopa de insulina vegetal. Aguarde uns minutos. Deixe descansar mais 5 minutos e coe. Pode tomar este chá diariamente, 2 a 3 vezes por dia.
Receita de chá de insulina vegetal
Ingredientes
- 1,5l de água
- 2 c. de folhas secas da insulina vegetal
- 3 folhas grandes frescas
Modo de Preparação
Coloque 2 colheres de folhas secas da insulina vegetal e 3 folhas grandes frescas num litro e meio de água fervente.
Tape e deixe repousar durante 20 minutos.
Coe e beba 3 a 4 vezes por dia.
Leia também: Como fazer Chá de Gengibre e limão, canela e mel (6 receitas)
Chá de carqueja
A carqueja, além de tratar males do fígado, pode também contribuir para o controlo da diabetes. O chá de carqueja revela-se, por isso, uma boa alternativa para controlar a doença. Ao conter um alto teor de polifenóis, torna o fígado saudável. Aqueles compostos fitoquímicos protegem as funções do fígado e inibem a oxidação celular.
Coloque em 500 ml de água a ferver 2 colheres de sopa de carqueja picada. Permita que continue a ferver por 5 minutos. Depois, sirva quando o chá estiver morno.
Receita de chá de insulina vegetal
Ingredientes
- 1,5l de água
- 2 c. de folhas secas da insulina vegetal
- 3 folhas grandes frescas
Modo de Preparação
Coloque 2 colheres de folhas secas da insulina vegetal e 3 folhas grandes frescas num litro e meio de água fervente.
Tape e deixe repousar durante 20 minutos.
Coe e beba 3 a 4 vezes por dia.

Chá preto
O chá preto é um chá bastante popular e útil. Ele contém polissacarídeos que inibem a ação de duas enzimas (alfaglicosidase e alfa-amilase), diretamente envolvidas na conversão e absorção do amido dos alimentos. O chá preto, que é um dos mais consumidos mundialmente, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2 (e de cancro, entre outros benefícios).
Receita de chá preto
Ingredientes
- 1 chávena de água fervente
- 1 saqueta de chá preto ou 1 colher de chá preto
Modo de Preparação
Junte a saqueta ou as folhas de chá preto à chávena com água fervente.
Tape e deixe repousar durante cerca de 5 minutos.
Coe e beba de imediato.
Nota: Quem sofre de insónias, pode consumir o chá preto, desde que o deixe em infusão durante, pelo menos, 10 minutos, de modo a que a bebida não interfira com o sono.
Se a infusão durar menos de 10 minutos, o chá preto pode contribuir para manter o cérebro mais ativo. Para melhorar o sabor deste chá, pode juntar um pouco de leite ou de limão.
Chá de hibisco
O chá de hibisco contribui para o controlo os níveis de glicose no sangue e melhora a resistência à insulina. Também reduz os depósitos de gordura abdominal e permite controlar os níveis de colesterol. É, por isso, mais uma boa opção para combater este problema de saúde tão comum.
Receita de chá de hibisco
Ingredientes
- 1 litro de água
- 2 c. (sopa) de hibisco seco ou 2 sachês de hibisco
Modo de Preparação
Coloque 1 litro de água ao lume.
Quando começar a borbulhar, junte 2 colheres (sopa) cheias de hibisco seco (ou 2 sachês de hibisco).
Retire do lume, tape e deixe Desligue o fogo, tampe e deixe repousar durante 5 a 10 minutos.
Coe e sirva.

Diabetes
A diabetes é uma doença crónica, não transmissível, cada vez mais prevalente. Ela atinge 415 milhões de pessoas a nível mundial e, só em Portugal, estima-se que esta doença afete 13,3% da população.
Nesta doença, os níveis de glicose no sangue são anormalmente elevados, pois o organismo não produz insulina suficiente. Assim, entra-se em hiperglicemia, ou seja, há excesso de açúcar no sangue, o que prejudica os vasos sanguíneos.
Assim, os diabéticos estão mais sujeitos a patologias como a angina de peito, o enfarte agudo do miocárdio e a morte cardíaca súbita.
Estes doentes devem, por isso, manter a sua doença controlada e evitar fatores de risco como o tabaco, a hipertensão e o colesterol elevado.
Fala-se em diabetes quando os níveis de açúcar no sangue ultrapassam os 126mg/dL em duas ou mais medições da glicémia em jejum ou quando atingem mais de 200mg/dL numa análise ao sangue.
Sintomas principais da diabetes
- aumento da sede
- aumento da fome
- aumento da vontade de urinar
- boca seca
- visão turva
- sono
- prurido
- náuseas
- baixa resistência na prática de exercício físico

Tipos de diabetes
Diabetes tipo 1
Mais comum na infância e na adolescência, está relacionado com a não produção de insulina pelas células pancreáticas.
Diabetes tipo 2
Este tipo está, geralmente, associado ao excesso de peso e à obesidade. Neste caso, a produção de insulina pode ser insuficiente, nomeadamente devido a certos hábitos de vida.
Além de fazer uma alimentação saudável e praticar desporto, pode ser necessária a toma de comprimidos (antidiabéticos orais) ou de insulina. É ainda importante evitar o tabaco, álcool e gordura.
Riscos associados à diabetes
- doença cardíaca e enfarte
- comprometimento da função dos rins
- perda de visão
- disfunção sexual
- perda de sensibilidade nas extremidades, nomeadamente nos pés
- problemas dentários.
Bibliografia
Healthline. Tea and Diabetes: Benefits, Risks, and Types to Try. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/tea-for-diabetics
Healthline. Green Tea and Diabetes: Prevention and Management. Disponível em: https://www.healthline.com/health/diabetes/green-tea-and-diabetes
Diabetes UK. Tea and Diabetes – Benefits of Tea & Tea Types. Disponível em: https://www.diabetes.co.uk/food/tea-and-diabetes.html
The Health Site. Diabetes: 5 Delicious teas to alleviate blood sugar levels. Disponível em: https://www.thehealthsite.com/fitness/diet/diabetes-5-delicious-teas-to-alleviate-blood-sugar-levels-776023/
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Os melhores chás para diabetes” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre vida saudável. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Comentários 2