Início Saúde Os melhores chás para diabetes

Os melhores chás para diabetes

Chás fantásticos para baixar os níveis de glicose no sangue. Conheça os melhores chás para diabetes, para combater e preveni-la.

melhores chás para diabetes
Os melhores chás para diabetes

Os melhores chás para diabetes, como o chá de canela, carqueja e hibisco, são bons remédios naturais para ajudar no controle da diabetes porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o seu controle. Mas além destes, existem outros que também ajudam no tratamento como sálvia e insulina vegetal. Ter diabetes é um problema comum, que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, sendo dos problemas de saúde mais conhecidos por todos. Convém, por isso, conhecer este problema e encontrar formas saudáveis de viver a vida da melhor forma possível.

Sofrer da doença, implica grandes mudanças no quotidiano. E, para quem não sofre, há a obrigação de estar atento e mudar o comportamento, evitando assim riscos que possam levar a desenvolver diabetes. Existem chás que ajudam uns e outros, os que têm diabetes e os que não querem ter. Conheça os melhores chás para combater diabetes e preveni-la.

Melhores chás para controlar e combater diabetes

melhores chás para diabetes
Os melhores chás para diabetes

Fatores de risco

Entre os fatores de risco mais comuns para o desenvolvimento da diabetes estão: a hipertensão, o tabagismo, o stress, a obesidade, a dislipidemia e o sedentarismo.

Recomendações médicas

Estes chás são úteis, causando os benefícios aqui mencionados. Contudo, deve procurar o apoio de um médico, de forma a este acompanhá-lo no processo, pois assim poderá ter recomendações médicas e informação sobre o chá que seja mais adequado para si.

Informação relevante

Estes chás não substituem os medicamentos para a diabetes. São complementos. Há ainda regras alimentares básicas que são indispensáveis para um eficaz controlo da glicose no sangue.


Leia também: Chá de Cavalinha: para que serve, benefícios e riscos associados


Os melhores chás para diabetes

melhores chás para diabetes
Os melhores chás para diabetes

Chá de canela

A canela é uma especiaria que ajuda o organismo a usar o açúcar, levando a que a presença deste no sangue seja reduzida. Basta ferver um litro de água e colocar 3 paus de canela. Aguarde uns minutos e depois beba o chá ao longo do dia.

Chá de sálvia

A sálvia contribui para o controlo da diabetes, pois contém um composto que é o ácido rosmarínico. Este leva a que haja um controlo da concentração de glicose no sangue. A sálvia (Salvia officinalis) revela-se assim uma excelente opção para quem tem (ou quer evitar) este problema de saúde, pois interfere de forma positiva no mecanismo de absorção da glicose.

Bastam 250 ml de água fervente e 2 colheres de folhas secas de sálvia para realizar este chá poderoso. Aguarde 10 minutos e terá um bom chá, que pode tomar, no máximo, duas vezes por dia.

melhores chás para diabetes
Os melhores chás para diabetes

Chá verde

O chá verde contém polifenóis, que têm propriedades antioxidantes. É um dos melhores chás que existem para combater a diabetes, dos que melhor ajudam no controlo da glicemia. Também retarda a conversão dos hidratos de carbono em glicose, em alimentos ricos em amido, como o pão ou a batata.

O melhor horário para tomar esta bebida é durante as refeições (ou imediatamente após) para assegurar uma maior eficácia e um melhor controlo da glicemia. A melhor forma de preparar este chá é levar ao lume um fervedor com água. Retire-o ainda antes de iniciar a fervura. Junte, então, 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde. Aguarde 3 minutos. Depois de coar, beba morno ou frio.

Chá de camomila

A camomila tem propriedades que a tornam útil para controlar a diabetes. Este chá contribui para o retardar da libertação de glicose no sangue, diminuindo consequentemente os níveis de açúcar no sangue. Assim, ao contribuir para reduzir a taxa de glicose na circulação sanguínea, este chá previne a hiperglicemia, isto é, o aumento da concentração de glicose no sangue.

Para fazer este chá, junte duas colheres de flores de camomila numa chávena com água fervente e deixe em infusão por 3 minutos. Consuma-o quente ou frio, conforme preferência.

melhores chás para diabetes
Os melhores chás para diabetes

Chá de insulina vegetal

Cissus sicyoides é uma planta que possui ação hipoglicemiante. Este chá contribui tanto para o controlo da diabetes que ficou popularmente conhecida como insulina vegetal. Coloque num 1L de água a ferver 2 colheres de sopa de insulina vegetal. Aguarde uns minutos. Deixe descansar mais 5 minutos e coe. Pode tomar este chá diariamente, 2 a 3 vezes por dia.


Leia também: Como fazer Chá de Gengibre e limão, canela e mel (6 receitas)


Chá de carqueja

A carqueja, além de tratar males do fígado, pode também contribuir para o controlo da diabetes. O chá de carqueja revela-se, por isso, uma boa alternativa para controlar a doença. Ao conter um alto teor de polifenóis, torna o fígado saudável. Aqueles compostos fitoquímicos protegem as funções do fígado e inibem a oxidação celular.

Coloque em 500 ml de água a ferver 2 colheres de sopa de carqueja picada. Permita que continue a ferver por 5 minutos. Depois, sirva quando o chá estiver morno.

melhores chás para diabetes
Os melhores chás para diabetes

Chá preto

O chá preto é um chá bastante popular e útil. Ele contém polissacarídeos que inibem a ação de duas enzimas (alfaglicosidase e alfa-amilase), diretamente envolvidas na conversão e absorção do amido dos alimentos. O chá preto, que é um dos mais consumidos mundialmente, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2 (e de cancro, entre outros benefícios).

Chá de hibisco

O chá de hibisco contribui para o controlo os níveis de glicose no sangue e melhora a resistência à insulina. Também reduz os depósitos de gordura abdominal e permite controlar os níveis de colesterol. É, por isso, mais uma boa opção para combater este problema de saúde tão comum.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.