Início Histórias Os lugares mais extremos do mundo

Os lugares mais extremos do mundo

Desde o mais quente ao mais frio, passando pelos lugares mais remotos ou mais poluídos da Terra. Conheça os lugares mais extremos do mundo.

_

O lugar mais profundo: fossa das Marianas

Os lugares mais extremos do mundo
O mais profundo, por outro lado, está no Oceano Pacífico. A Fossa das Marianas afunda-se até aos 11 mil metros – Google Earth – Os lugares mais extremos do mundo

É um lugar inóspito, mas que abriga vida marinha que ainda não se conhece. A Fossa das Marianas tem uma profundidade estimada em 11 mil metros e foi criada pela subdução de duas placas tectónicas.

O ponto mais profundo chama-se “Challenger Deep” em homenagem ao barco-laboratório que investigou o local. É um local com temperaturas muito baixas, a pressão é impossível de suportar pelo Homem e são poucos os veículos subaquáticos capazes de lá chegar. O realizador James Cameron prepara um documentário sobre o local.

O lugar mais abaixo do nível médio da água do oceano: mar morto

Os lugares mais extremos do mundo
O Mar Morto tem dois títulos: o mais denso e o lugar mais baixo do planeta Terra. É um lugar completamente inóspito – AFP/Getty Images – Os lugares mais extremos do mundo

Na verdade, o Mar Morto tem mais que uma classificação nesta lista: além de ser o local em placa litosférica terrestre mais abaixo do nível médio da água do oceano, é também o lugar mais denso do mundo.

De acordo com o site Extreme Science, o mar localizado entre a Jordânia e Israel está 427 metros abaixo do nível do oceano e tem uma salinidade de 35%. A densidade é tão alta – em algumas zonas há 300 gramas de sal por cada quilograma de água – que nenhum ser vivo consegue sobreviver no Mar Morto.

Porquê? Acontece que o mar recebe água vinda dos rios ao seu redor, mas a água não corre para o mar. Em consequência, e devido ao calor que se faz sentir nesta região, a água evapora e deixa permanecer os minerais vindos dos rios.

O lugar mais poluído: Linfen

Os lugares mais extremos do mundo
A cidade mais poluída do mundo está na China e chama-se Linfen – AFP/Getty Images – Os lugares mais extremos do mundo

Segundo a revista Time, o lugar mais poluído do mundo é Linfen, na China. As partículas que pairam no ar contaminam três milhões de pessoas. Tudo por causa dos resíduos libertados pelos automóveis e pela indústria da cidade.

Há um outro lugar preocupante: o rio Citarum, na Indónesia, está completamente coberto por lixo, prejudicando a vida das regiões que dependem do seu fluxo para se abastecerem com água.

O lugar mais tóxico: Chernobyl

Os lugares mais extremos do mundo
O acidente nuclear de Chernobyl fez deste local o mais tóxico da Terra. Nenhum ser vivo sobrevive mais do que algumas horas aqui – AFP/Getty Images – Os lugares mais extremos do mundo

Chernobyl tornou-se o lugar mais tóxico do mundo a 26 de abril de 1986, quando uma explosão numa das máquinas da central nuclear fez libertar quantidades exorbitantes de material radioativo para a atmosfera.

Além das mortes provocadas, milhares de pessoas continuam a sentir na pele o efeito das radiações. E continua a ser um local de acesso limitado até hoje, de acordo com a World Nuclear Association.

O lugar mais remoto: ilha Tristão da Cunha

Os lugares mais extremos do mundo
Conhece a ilha Tristão da Cunha? É natural: é o território mais remoto do planeta. Tem menos de 300 pessoas e pertence ao Reino Unido, mas foi descoberta por um português – Wikimedia Commons – Os lugares mais extremos do mundo

Chama-se Ilha Tristão da Cunha e tem origem vulcânica. Está localizada num arquipélago do Oceano Atlântico e faz parte do território britânico juntamente com Santa Helena e Ascensão.

Nesta ilha vivem menos de 300 pessoas e a língua oficial é o inglês. Só existe uma escola, um hospital, um restaurante e museu e uma piscina.

O nome é português porque quem descobriu a ilha foi o lusitano Tristão da Cunha. A ilha esteve inabitada entre 1961 e 1963 por causa de uma erupção vulcânica que obrigou a evacuar todas as pessoas.

Fonte: Observador
_

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.