Os lugares mais extremos do mundo
Desde o mais quente ao mais frio, passando pelos lugares mais remotos ou mais poluídos da Terra. Conheça os lugares mais extremos do mundo.
O lugar mais quente: Vale da Morte
Há cem anos, o Vale da Morte nos Estados Unidos da América chegou a registar 56,7ºC. Os sinais à entrada da região avisam para as altíssimas temperaturas que se fazem sentir neste deserto californiano. Segundo o LiveScience, este lugar é assim tão quente por estar abaixo do nível do mar.
A Serra Nevada californiana bloqueia as brisas vindas do mar do Pacífico e por isso o ar circula muito pouco nesta área. Como a vegetação é muito escassa, a terra absorve os raios solares e retém o calor.
O lugar mais frio: montanha da Antárdida

Há uma montanha na Antártida que foi considerada pelo Centro de Dados Americano de Neve e Gelo o lugar mais frio do mundo. Segundo noticiou o The Sunday Times, a temperatura desta montanha chega a ser de -91ºC, quase treze graus abaixo do ponto em que o dióxido de carbono passa do estado gasoso para gelo seco.
Entre os locais habitados da Terra, o mais frio está na Rússia. Numa vila chamada Oymyakon, já foram registadas temperaturas de -71 ºC, de acordo com o Daily Mail. Aqui só vivem quinhentas pessoas, os telemóveis não funcionam e as casas continuam a ter casas de banho exteriores.
O lugar mais húmido: Mawsynram

São autênticos dilúvios que fazem de Mawsynram, na Índia, o lugar mais húmido da Terra. Conforme conta o Daily Mail, este território do norte indiano recebe em média 12 mil metros cúbicos de chuva por ano, graças às correntes de ar que varrem as regiões adjacentes aos rios do Bangladesh e que acumulam a humidade por cima de Mawsynram.
Mas há outro lugar que disputa o título de lugar mais chuvoso do mundo: chama-se Lloró, na Colômbia e tem um volume de chuva semelhante a Mawsynram.
O lugar mais seco: deserto do Atacama

Estamos a falar de um deserto chileno onde o volume de chuva anual é de 0,01 centímetros. Há áreas no deserto do Atacama onde não chove há quatrocentos anos.
E o mais irónico é que se estende mesmo ao lado do maior oceano do mundo. Mas não se deixe enganar pela aridez deste local: segundo o site Extreme Science, o intervalo das temperaturas é de zero a 25ºC.
Embora a precipitação no deserto do Atacama seja muito fraca, existem lugares com água, como os lagos de sal, neve, que cai nos pontos mais altos, nevoeiro e géisers.
O lugar mais alto: Evereste

Está tão alto que nunca deixa de estar coberto por neve: o Monte Evereste, na cordilheira dos Himalaias, tem cerca de 8850 metros. De acordo com o site do Turismo do Nepal, o monte está localizado por cima da fronteira entre a placa eurasiática e a placa tectónica indiana há 30 milhões de anos. No pico do Evereste sentem-se temperaturas na ordem os -40ºC e o vento sopra a 162 km/h.
(cont.)
Comentários 1