Início Saúde Os estranhos efeitos do café

Os estranhos efeitos do café

Ao contrário do que muitos defendem, o café não é responsável apenas por benefícios... Descubra os estranhos efeitos do café para o seu corpo.

estranhos efeitos do café
Os estranhos efeitos do café

Descubra os estranhos efeitos do café para o seu corpo. O consumo de café está associado a diversos benefícios para a nossa saúde e bem-estar. São inúmeros os benefícios que muitos defendem ser da responsabilidade de um consumo regular e moderado de café. Muitos defendem que um consumo moderado e regular de café permite combater o cansaço, atuando ainda no sentido de evitar a depressão.

O café também está associado a proteger-nos do cancro, tornando-o menos provável. O consumo de café também ajuda a prevenir e a combater dores de cabeça. Segundo alguns estudos, também é um bom apoio na perda de peso que muitos procuram, mas não encontram. Outros estudos revelam que é um bom amigo do coração. Há ainda atletas que confiam no poder do café para melhorar a sua resistência.

Isto é apenas uma pequena parte dos inúmeros benefícios que são prometidos pelo consumo moderado de café. Mas, nem tudo é assim tão positivo. Há um outro lado que é muitas vezes escondido…

estranhos efeitos do café
Os estranhos efeitos do café

Tabela nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


estranhos efeitos do café
Os estranhos efeitos do café

Os estranhos efeitos do café

Muitas vezes defendido como um produto maravilhoso a verdade é que também pode promover efeitos estranhos no nosso corpo. Conheça os estranhos efeitos do café poucas vezes abordados.

O despertador café é silencioso…

Supostamente bebemos café para nos despertar, ficar mais alertas. Um estudo proveniente da  Universidade de Bristol, na Inglaterra, defende que depois do café se tornar um hábito, os seus famosos efeitos estimulantes deixam de ser tão sentidos.

Os efeitos que a cafeína gera em quem não está habituado ao café são bastante superiores a quem bebe regularmente café. Sentimos uma sensação boa depois de beber café pois estamos a alimentar o vício, deixou de haver abstinência.

estranhos efeitos do café
Os estranhos efeitos do café

Mau hálito

O café pode gerar no imediato um mau cheiro na boca logo depois de ser ingerido mas a longo prazo acaba por tornar-se positivo, combatendo o mau hálito. Um estudo proveniente da Universidade de Tel Aviv, em Israel, revela isso mesmo.

Há, no café, elementos que impedem o desenvolvimento das bactérias que estão na origem de mau hálito. Os cientistas pretendem agora isolar esses componentes e criar diferentes produtos que ajudem a prevenir o mau hálito.

Café é bom para o coração

O hábito de consumir café implica que o organismo não receba de modo tão substancial os efeitos positivos do café. Estudos provenientes das Universidades de Washington e Harvard, revelaram que pessoas que bebam mais de 4 chávenas de café por dia têm um risco menor (de 18%) de sofrer um enfarte. Quem bebe uma chávena de café por dia, ou não bebe café com frequência tem 4 vezes mais chances de sofrer um enfarte.

estranhos efeitos do café
Os estranhos efeitos do café

Café melhora o desempenho nos exercícios físicos

Uma chávena de café antes de ir para o ginásio melhora o desempenho, havendo maior capacidade e resistência para realizar os exercícios. O café gera mais energia, diminui a dor muscular e ainda acelera o metabolismo (o que também ajuda a emagrecer!).

Café pode gerar alucinações

O vicio do café pode gerar abstinência e outros problemas. De acordo com cientistas da Universidade de Durham, no Reino Unido, pode levar a que se sofram alucinações! Ouvir vozes foram alguns dos efeitos sentidos por pessoas que tomavam mais de 7 chávenas por dia.


Leia também: Saiba porque não deve beber café de estômago vazio


estranhos efeitos do café
Os estranhos efeitos do café

Café prejudica o desempenho masculino

Um estudo proveniente da Universidade de Bristol, revelou que as mulheres lidam melhor com situações de stress e trabalham de forma mais eficiente em grupo quando consomem cafeína, quando a cafeína está na corrente sanguínea dos homens não revela o mesmo efeito. O seu pensamento é mais lento e os homens tornam-se mais agressivos.

Cafeína reduz o tamanho dos seios

Se a cafeína gera uma maior competência nas mulheres também lhes reduz o tamanho dos seios. Segundo investigadores suecos essa é a conclusão de um estudo que revela que a cafeína faz com que os seios reduzam o seu tamanho de forma considerável.

Os cientistas da Universidade de Lund, revelaram que bastavam três chávenas de café por dia para a cafeína interferir diretamente nos níveis de estrogénio. Contudo, nos homens acontece o oposto, há um aumento da testosterona, podendo levar a um aumento da região mamária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.