Um estudo recente revela que os bróculos combatem o cancro da mama, para além de também serem excelentes para a sua saúde.
De acordo com pesquisas recentes, vegetais como os bróculos e a couve-flor são capazes de ajudar na luta contra o cancro de mama e, ainda, aumentar a esperança média de vida das mulheres que comam regularmente estes legumes.
Os benefícios destes vegetais já eram conhecidos por muitos, mas agora há mais uma excelente razão para incluir estes legumes na sua dieta diária.
Além disso, os bróculos são uma importante fonte de ferro, pelo que é também ótimo para combater a anemia, comum em doentes oncológicos sujeitos a tratamentos de quimioterapia.

Sabia que os bróculos combatem o cancro da mama?
A palavra bróculo tem origem no termo latim “brachium”, que significa braço. Tal, deve-se à sua forma semelhante à das ramificações (“braços”) de uma árvore.
Este é um vegetal verde, com um sabor e textura muito caraterísticos. Este legume é rico em vitaminas B2, B3, B5 e C e em 3-indol-carbinol, uma das substâncias associadas ao tratamento e prevenção de vários tipos de cancro. Além disso, os bróculos possuem vitamina K, responsável pelo fortalecimento dos ossos, já que favorece a absorção do cálcio.
Ingerir regularmente bróculos reduz, ainda, o risco de desenvolver diabetes tipo 2, uma vez que este vegetal tem funções antioxidantes. De modo a não perderem as suas propriedades, os bróculos devem ser cozinhados a vapor ou, então, bebidos numa espécie de batido, com água ou leite.

O estudo
Vamos, então, ao estudo em questão. A investigação foi levada a cabo na Universidade de Vanderbilt, Nashville, nos Estados Unidos da América. Sarah Nechuta, uma das especialistas, refere mesmo que “quanto mais vegetais crucíferos (couves, bróculos, couve flor e repolho) comermos, melhor”. O ideal é incluir 150g (uma chávena) na sua dieta diária.
Nesta pesquisa, todas as participantes tiveram de preencher, durante 3 anos, questionários detalhados sobre a sua alimentação. Após a análise dos mesmos, as mulheres foram divididas em grupos, tendo em conta a quantidade de vegetais crucíferos que consumiam.

Foram, ainda, ponderados outros fatores que interferem na probabilidade do cancro de mama resistir ou não, tais como idade, estágio da doença, tratamentos, exercícios físico e alimentação.
As conclusões foram evidentes. As mulheres que comiam cerca de 150g diários desses vegetais tinham mais 42% de probabilidades de sobreviver, menos 42% de probabilidade de morrer de outra causa e a probabilidade do cancro de mama voltar diminuiu em 19%.
A explicação
A razão por detrás destes resultados é explicada por Sarah Nechuta. Os vegetais crucíferos contêm grandes quantidades de glucosinolato, uma substância que, quando no organismo, se transforma numa série de substâncias com elevado poder anti-cancerígeno, como é o caso do isotiocianato e do indol.

Nota
Apesar das conclusões do estudo, é importante sublinhar que a pesquisa não defende que são os vegetais crucíferos os principais responsáveis pela cura desta doença.
As diferentes caraterísticas e hábitos de vida de cada mulher intervêm, diretamente, na resistência à doença.
Todavia, um estudo semelhante, mas em maior escala, já havia sido feito na China e as conclusões foram semelhantes. Essa pesquisa envolveu 5 mil pessoas, diagnosticadas com a doença entre 2002 e 2006 e com idades compreendidas entre os 20 e os 75 anos

Outros benefícios dos bróculos
– Fortalece o sistema imunitário, pois tem propriedades anti-inflamatórias;
– Previne algumas doenças cardiovasculares;
– Atua na prevenção da diabetes tipo 2;
– Ajuda a regular a pressão arterial;
– Estimula a saúde óssea, prevenindo a osteoporose;
– Contribui para o aumento da testosterona nos homens;
– Ajuda a evitar úlceras e gastrites;
– Auxilia na digestão;
– Combate o envelhecimento da pele;
– Contribui para a saúde ocular.

Receita de sopa de bróculos
Ingredientes
500g de bróculos
1 cebola
1 courgette
1 ovo (por pessoa)
Azeite (a gosto)
Vinagre de vinho tinto (a gosto)
Manteiga (a gosto)
Flor de sal (a gosto)
Modo de Preparação
– Retire as floretes dos brócolos, corte em pedaços pequenos e reserve.
– Num tacho, coloque um fio de azeite com uma noz de manteiga e refogue a cebola, previamente cortada finamente.
– Adicione o talo do brócolo, partido em pedaços, por 5 minutos.
– Acrescente a courgette, cortada finamente, e retifique o azeite.
– Tempere com a flor de sal e refogue por 2 minutos.
– Cubra com água e leve de novo ao lume.
– Quando ferver, junte os brócolos e deixe cozer por 4 minutos.
– Quando estiver tudo cozinhado, rale.
– Entretanto aqueça uma panela pequena com água e unte uma colher de sopa de vinagre.
– Mexa com varas e junte o ovo, sem que a água esteja a ferver.
– Deixe cozer por 3 minutos e retire. Tempere com sal e pimenta.
– Sirva a sopa com o ovo escalfado e um fio de azeite.