Início Saúde Os benefícios surpreendentes do pão

Os benefícios surpreendentes do pão

O pão é um dos produtos mais importantes para a humanidade. Comemos pão diariamente e por isso, convém conhecer os benefícios surpreendentes do pão.

benefícios surpreendentes do pão
Os benefícios surpreendentes do pão

Comemos pão diariamente e por isso, convém conhecer os benefícios surpreendentes do pão. O pão é um dos produtos mais importantes para a humanidade, desde que foi inventado. É um alimento básico com características únicas. Desde cedo, comprovou ser um alimento verdadeiramente imprescindível, pois tinha alguma longevidade, era saciante e saboroso. Ao longo da história, os reis tinham “o povo na mão”, quando lhes garantia o pão e o circo, que é como quem diz, conseguiam a manipulação das massas por matarem a fome e darem-lhes distrações.

O pão não é propriamente difícil de fazer. É confecionado com produtos que, normalmente, temos em casa, como farinha, fermento, sal e água, entre outros ingredientes que possam ser integrados. Ele não só garante boa durabilidade, como proporciona elevada riqueza nutricional. Pode ser conservado no congelador, para ser consumido dias depois.

Contudo, nem sempre é visto com bons olhos. O excesso de sal usado torna-o num produto mal visto por nutricionistas e médicos. Quer saber mais sobre este produto de consumo diário tão importante?


Leia também: 4 receitas de pão caseiro, o sabor tradicional em casa


benefícios surpreendentes do pão
Os benefícios surpreendentes do pão

Os benefícios surpreendentes do pão

O pão

O pão tem adquirido uma má reputação, muito por via do excesso de sal com que é produzido. Ele é constituído principalmente por farinha de trigo, água, fermento e sal. Quase não contém gordura, sendo um alimento com um alto teor de hidratos de carbono, proteína, fibras e vitamina B. Está na origem de alguns benefícios para a saúde, se for consumido com moderação.

benefícios surpreendentes do pão
Os benefícios surpreendentes do pão

Composição

Os ingredientes que se tornam cruciais para a produção do pão são: a farinha (a mais comum é de trigo, mas podem ser usados outros cereais como: milho, cevada, centeio,…); a água (algumas variedades usam leite, sumos de frutas e até cerveja!), fermento (essencial para fermentar a massa, tornando o pão mais leve e mole).

Há quem opte por adicionar outros ingredientes, como açúcar, gordura, sementes de girassol ou de gergelim, frutas ou ovos.

benefícios surpreendentes do pão
Os benefícios surpreendentes do pão

Variedade

Hoje em dia não falta opções de pão mais saudáveis que o pão tradicional, sendo que cada tipo de pão gera diferentes benefícios, pois possui características nutricionais distintas.

Contraindicações

Há pessoas que devem substituir o pão comum e tradicional pelo pão de milho, nomeadamente pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten. O pão de milho não contém glúten e revela-se uma excelente alternativa, que gera diversos benefícios a quem o consome.

Normalmente, o pão contém níveis elevados de sal. A DGS (Direção-Geral da Saúde), por via do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, tem como meta colocar as padarias a usar um teor máximo de apenas 1 grama de sal por 100 gramas de pão.

benefícios surpreendentes do pão
Os benefícios surpreendentes do pão

Diversidade

Existem diferentes tipos de pão, que geram diferentes benefícios:

O pão branco é feito com farinha branca

Sendo este o mais comum, mais conhecido e mais consumido no mundo, é também aquele que é tido como o mais prejudicial, nomeadamente se for consumido de forma exagerada. Há variedade de pão branco, podendo ser pão de forma, pão rústico ou pão artesanal, podendo assumir ainda diferentes formatos.

Benefícios: Se for consumido de forma moderada, ele pode ajudar a dar energia e a repor as forças. É saciante, por isso ajuda a acalmar a fome.

benefícios surpreendentes do pão
Os benefícios surpreendentes do pão

O pão integral é feito com farinhas integrais

Este tipo de pão representa uma opção mais saudável do que o pão branco pois, sendo feito com farinha integral, gera outros benefícios. Traz mais vantagens para a saúde, pois esta farinha é produzida a partir do grão integral dos cereais, contribuindo para um valor nutricional mais rico, com mais vitaminas, minerais e fibras.

Benefícios: O sistema nervoso fica enriquecido com o consumo deste pão que contém vitaminas do grupo B e minerais, como cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Ele ainda ajuda a prevenir o cancro, melhora sintomas da constipação e, dada a sua fibra, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.


Leia também: 4 receitas de pão recheado que são autênticas maravilhas


benefícios surpreendentes do pão
Os benefícios surpreendentes do pão

Pão com farelo

É feito com farinha refinada e contém também fragmentos de farelo. Continua a ser um pão branco, mas possui maior quantidade de fibras. Distingue-se também do pão integral, pois tem características próprias, sendo uma alternativa ao pão branco comum, mais indicada para os que não gostam do sabor do pão integral.

Benefícios: São particularmente úteis para os que sofrem de obstipação.

benefícios surpreendentes do pão
Os benefícios surpreendentes do pão

Pão sem fermento

O pão sem fermento é tipo o chapati, as tortillas de milho ou o pão pita. É feito sem fermento, mas com os mesmos ingredientes que os outros. A ausência de fermento torna a massa muito mais compacta, tornando mais lenta a sua digestão. Portanto, a saciedade é mais elevada.

Benefícios: Indicado para quem faz dieta para emagrecer.

Pão sem sal

Este tipo de pão é mais saudável.

Benefícios: Pão especialmente indicado para pessoas hipertensas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.