Descubra os benefícios do manjericão, uma planta fantástica. O manjericão é uma planta que possui uma utilidade fantástica quer na gastronomia, pelo sabor e aroma que confere aos pratos criados, quer na saúde, pelos diversos benefícios que gera. Revela-se, portanto, uma daquelas plantas que interessa ter por casa, pois é uma verdadeira preciosidade. Um alimento que tem grande pertinência na cozinha.
No entanto, além da sua utilidade em diversas criações gastronómicas, esta planta gera diversos benefícios para a nossa saúde. Saiba mais.

Dieta saudável: os benefícios do manjericão, uma planta fantástica
Diversos nomes
O manjericão é uma planta perene originária da Ásia e África. Contudo, esta planta é conhecida de diferentes formas, nomeadamente por manjericão-de-folha-larga ou basílico. Outros nomes também associados a esta planta são basilicão, anfádega e erva-rea, alfavaca, alfavaca-cheirosa. O nome científico desta planta é Ocimum basilicum.
Leia também: O que acontece se beber água de açafrão, mel e limão todos os dias?

Características
Esta planta perene mede aproximadamente 60 cm de altura, podendo mesmo atingir 1m de altura. Os seus galhos com muitas ramificações estão entre as suas características. A cor verde clara e as suas folhas ovais permitem a esta planta destacar-se, pois as suas flores são brancas e até um pouco rosadas, podendo também ser de cor lilás ou vermelhas.
A disposição das flores tipo espiga revela parte de um aspeto singular. As sementes pretas são pequenas. De forma a alargar o número de folhas e o ciclo da planta, é frequentemente recomendado retirar as suas primeiras florações. As folhas largas são bastante aromáticas, por isso são usadas na gastronomia, conferindo aos pratos um aroma e um sabor de elevada riqueza.

Gastronomia
São diversos os usos que se podem dar na gastronomia ao manjericão. São várias as receitas que contam com o manjericão para tornar um prato particularmente especial. As saladas são naturalmente uma refeição onde o manjericão desempenha um papel de destaque. Mas o mesmo acontece com os ovos mexidos ou as omeletes.
O manjericão também tempera molho pesto. Tanto as carnes, como os peixes, também agradecem a companhia aromática desta planta. Uma outra forma de aceder aos incríveis benefícios do manjericão é realizando um simples e delicioso chá.

Benefícios
Os benefícios gerados por um consumo moderado e regular desta planta são vários. Entre eles estão, por exemplo, combater a falta de apetite, permitindo ainda resolver alguns problemas de estômago.
A diversidade dos benefícios desta planta são fruto das propriedades tão peculiares do manjericão. Por isso, esta planta aromática leva a que se desenvolvam diferentes acções, nomeadamente: ação digestiva, vermífuga, antibacteriana, antiespasmódica, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória.
Além de impedir a formação de gases, também previne e combate problemas como prisão de ventre e náuseas.

A planta conhecida como manjericão tem ainda a capacidade de resolver determinados problemas como a dor de garganta. Além disso, ainda atua no sentido de tratar a tosse, o catarro, as aftas, a rouquidão e até a amigdalite.
O manjericão tem ainda uma ação que permite resolver outro tipo de problemas, como as feridas ou as verrugas.
Esta planta aromática também revela toda a sua utilidade a quem sofre de problemas como enxaquecas. O que se revela extremamente precioso, pois são dores que afetam imenso o bem-estar das pessoas.

As insónias são outro problema bastante comum e desagradável. No entanto, quem consome com regularidade manjericão beneficia das propriedades desta planta que atuam no sentido de prevenir e evitar as insónias.
Leia também: 10 benefícios da rúcula, um alimento sensacional
É um produto alimentar que é diurético, refrescante e estimula o fígado.
As picadas de insetos são acontecimentos que perturbam o nosso bem-estar. A comichão e a irritação da pele tornam aqueles momentos bastante desconfortáveis. Mas o consumo desta planta atua no sentido de sarar e aliviar os sintomas das picadas de insetos.

Para os amantes do campismo, a informação de ter no manjericão um repelente natural parece preciosa e sedutora. É verdade, basta esfregar na pele sumo das folhas de manjericão para conseguir repelir os mosquitos. Quem quiser manter os insetos picadores afastados de sua casa, poderá colocar esta planta junto às janelas.
O chá de manjericão também permite gerar outros benefícios, estando entre eles o alívio das dores de cabeça (de origem nervosa). Outro benefício a que este chá está associado tem a ver com o seu papel de regularizar o ciclo menstrual.