Comer castanhas bem quentinhas é uma boa forma de cuidar do seu organismo. Conheça os surpreendentes benefícios das castanhas para a sua saúde. As castanhas estão intrinsecamente ligadas ao outono. Uma estação onde as folhas caem das árvores e são varridas pelo vento. Os dias são cinzentos, frios e chuvosos. Aparentemente, não é uma estação muito encantadora, mas mudamos de ideias se pensarmos no momento em que saboreamos castanhas.
Quando elas estão bem quentinhas é uma experiência maravilhosa, que nos faz recordar velhos tempos, não é verdade? Temos com as castanhas uma ligação afetiva, por via das tradições, mais especificamente do encantador São Martinho. Quer saber mais sobre este fruto seco?
Os benefícios das castanhas para a sua saúde
Versatilidade
As castanhas são um alimento que sabe particularmente valioso nesta época do ano. Para além de ser um alimento bastante saboroso é versátil. Podemos comer castanhas cruas, cozidas, assadas ou num delicioso puré, a castanha revela-se um tipo de acompanhamento diferente, surpreendente e extremamente apreciado.
Pode acompanhar diversos pratos, ficando particularmente bem com carnes assadas. Pode ainda ser usada em sopas, para nos aquecer nos dias mais frios. Pode integrar molhos e pode também adoçar-nos a boca de diversas formas, é que para além de compotas há diversas sobremesas e bolos feitos à base de castanhas.
Leia também:
- O vinagre de maçã surpreende! Descubra novos usos e benefícios
- Saiba porque deve usar Vinagre de Maçã no banho
- Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

Riqueza nutricional
As castanhas são um alimento bastante rico nutricionalmente, sendo uma fonte boa
hidratos de carbono complexos. São ricas em minerais como potássio, fósforo e magnésio. As castanhas apresentam ainda riqueza em amido e fibra.
Ao contrário de outros frutos secos, as castanhas são ainda um alimento com pouca gordura, o que se revela bastante positivo. Em 100g de castanhas, encontramos na sua composição nutricional os seguintes valores: 211 calorias, 45,5g de hidratos de carbono; 39,5g de água, 7,0g de fibra; 3,5g de proteína, 1,3g de gordura; 571mg de potássio; 72mg de fósforo; 48mg de magnésio.

Composição nutricional das castanhas
100g de castanhas contêm:
– 211 calorias
– 39,5g de água
– 3,5g de proteína
– 1,3g de gordura
– 45,5g de hidratos de carbono
– 7,0g de fibra
– 571mg de potássio
– 72mg de fósforo
– 48mg de magnésio

Castanhas, um alimento fantástico: conheça as diversas razões para as comer
– Ajuda quem sofre de hipertensão, pois é pobre em sódio e rica em potássio, sendo um alimento particularmente indicado para pessoas com hipertensão ou com problemas cardíacos.
– Não apresenta colesterol na sua composição.
– Contém substâncias alcalinizantes que contribuem para neutralizar o excesso de ácidos no sangue e facilitar a sua eliminação por via da urina.
– Os açúcares do alimento são de digestão e de absorção lenta, impedindo assim uma subida rápida de glicose no sangue.
– Evita o envelhecimento precoce da pele, porque contém um alto teor de antioxidantes (polifenóis) e de selénio e vitamina E, que ajudam nesse feito.
– É saciante, pois apresenta elevada riqueza em fibra, o que satisfaz o apetite.
– Ajuda no bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central, pois contém riqueza em fósforo e vitamina B, que acalmam e aliviam o stress. Também ajuda a regular o sono, se for consumida com regularidade e moderação.

Bacalhau no Forno com Castanhas e Batatinhas
Ingredientes
– 2 chalotas
– 1 dente de alho
– 100 g de batatinhas
– 100 g de castanhas congeladas
– 1 emb. de lombos de bacalhau
– Azeite q.b.
– Cebolinho q.b.
– Sal q.b.
– Salsa q.b.
Modo de Preparação
– Comece por descongelar os lombos de bacalhau e reserve.
– Pré-aqueça o forno e coloque-o à temperatura de 200°.
– Lave as batatinhas e corte-as ao meio, sem as descascar.
– Faça o mesmo com as chalotas, cortando-as ao meio (sem casca).
– Posteriormente, passe as castanhas por água fria.
– Misture esses alimentos e tempere com sal a gosto.
– Verta azeite numa assadeira larga, criando um fundo com azeite.
– Disponha os lombos de bacalhau na assadeira, mas não os sobreponha.
– Pique a salsa, faça o mesmo com o dente de alho e o cebolinho, e misture.
– Faça com esta mistura o tempero dos lombos e cubra-os bem.
– Coloque as batatinhas, as castanhas e as chalotas em redor dos lombos.
– Leve ao forno a assadeira e aguarde uns 20 a 25 minutos.
– Antes de servir, salpique com cebolinho picado.
– Sirva, enquanto está bem quente.
– Bom apetite!

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…