Há chás que são apoios para alcançar o sucesso no projeto de muitos: emagrecer. Algo que muitos não conseguem. Emagrecer é uma ambição de muitas pessoas, uma intenção de recuperar dos erros e excessos cometidos. A comida em excesso, a má escolha dos alimentos, a vida sedentária, a compulsão por doces, o apreço por fritos, são algumas das razões que levam ao excesso de peso.
O excesso de peso não é a obesidade, pois bastam alguns quilos a mais para se perder a motivação, o amor próprio, a felicidade. No entanto, se existir vontade em mudar de vida, é possível recuperar tudo o que se perdeu.
Os 8 melhores chás para emagrecer (com receitas)
Eis os 8 melhores chás para emagrecer que precisa de conhecer!

1 – Chá de hibisco
Receita: Chá de hibisco com canela
Ingredientes
1 pau de canela
1 c. de sopa com hibisco seco
1 c. de sopa com folhas de cavalinha secas
Modo de Preparação
Comece por ferver 1 litro de água.
Depois, junte as folhas secas de hibisco e cavalinha à água.
Acrescente o pau de canela.
Deixe repousar por 10 minutos.
Antes de beber, coe a bebida.
Beba diariamente, entre 3 a 4 vezes. Beba o chá meia hora antes das principais refeições.
Informação:
O chá de hibisco é reconhecido pelo seu poder medicinal. Ele ajuda a perder peso rapidamente, quando é consumido num contexto em que haja uma alimentação equilibrada. Ainda ajuda a queimar gordura corporal.
Sendo feito com a flor hibiscos sabdariffa, este chá revela riqueza em vitamina C, minerais e antioxidantes. Este chá não tem cafeína, funcionando como calmante, laxante e diurético.
É um chá que previne e combate a retenção de líquidos e reduz o inchaço abdominal. Este chá facilita a digestão, reduz a produção de colesterol e diminui os níveis de glicose no sangue, por isso ainda ajuda a evitar a diabetes tipo 2.
NOTA: O chá é amargo. Para melhorar o sabor, use especiarias como a canela (ou use cravinho, gengibre ou outra do género). Evite recorrer ao açúcar, caso contrário o emagrecimento fica mais difícil.

2 – Chá mate
Receita: Chá mate com limão
Ingredientes
2 c. de chá com de folhas de chá-mate
½ limão espremido
Modo de Preparação
Coloque as folhas secas do chá mate numa chávena de chá.
Junte o meio limão à chávena.
Depois, acrescente 150 ml de água fervente.
Tape a chávena e deixar repousar por 10 minutos.
Informação:
O chá mate com limão aumenta a sensação de saciedade e facilita a eliminação de gordura, pois aumenta o metabolismo. Além disso, diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui uma ação diurética que ajuda na retenção de líquidos.
Efeitos colaterais:
As mulheres grávidas e as crianças devem evitar este chá. Pessoas que sofram com insónias devem optar por outro chá. Também não é positivo para pessoas com stress e ansiedade ou com pressão alta, devido ao alto teor de cafeína.

3 – Chá de rooibos / chá vermelho
Receita: O chá de rooibos / vermelho
Ingredientes
1 c. de sopa de chá vermelho
240 ml de água.
Modo de Preparação
Comece por ferver a água.
Depois, deixe que arrefeça por 2 minutos.
De seguida, junte o chá e deixe descansar por 10 minutos.
Tome-o depois das refeições principais.
Este chá pode ser servido quente ou frio. Deve ser consumido sempre no próprio dia.
Informação:
O chá de rooibos / chá vermelho contém um teor mineral elevado. Contém magnésio, cálcio, zinco e ferro que se revelam importantes para a saúde. Este chá contém propriedades desintoxicantes, tornando-o num precioso aliado de quem pretende controlar os níveis de açúcar no sangue.
Este chá é um excelente diurético, permitindo evitar a retenção de líquidos. É um chá que fomenta a perda de peso de forma natural, com o seu efeito detox. Este chá é doce e agradável, por isso dispensa a adição de açúcar ou de outros elementos.
Efeitos colaterais:
As pessoas que fazem uso de anticoagulantes, vasoconstritores, hipertensos, gestantes e lactantes devem evitar este chá. Devido à presença de cafeína, este chá deve ser evitado, antes de dormir. As pessoas com dificuldade em adormecer devem evitar beber este chá, depois das 16h.

4 – Chá preto com laranja e canela
Receita: Chá preto com laranja e canela
Ingredientes
1 canela em pau
Casca de 1/2 laranja
2 chávenas de água fervente
2 c. de sopa de folhas de chá preto
Modo de Preparação
Coloque a casca da laranja e a canela numa panela.
Leve ao lume e deixe ficar em lume médio por 3 minutos.
Adicione esses ingredientes e o chá preto na água fervente.
Deixe o chá repousar por 5 minutos.
Coe o chá e beba-o como desejar, frio ou quente.
Ao longo de 3 meses, beba diariamente 1 a 2 chávenas.
Informação:
O chá preto é rico em flavonas. Ele contém propriedades antioxidantes e favorece a perda de peso. Este chá ainda ajuda a afinar a cintura, quando consumido de forma regular. Pode consultar estudo aqui.
Efeitos colaterais:
A cafeína presente no chá preto pode afetar negativamente o sistema nervoso, pois gera efeitos estimulantes. O consumo excessivo de chá preto pode causar dor de cabeça, irritabilidade, insónias, entre outros.
Pessoas com problema de pressão arterial (hipertensão) devem evitar este chá. O mesmo deve ser feito por mulheres grávidas ou em período de amamentação e por pessoas com anemia ou com problemas gastrointestinais e prisão de ventre.

5 – Chá de feno-grego e alcachofra
Receita: Chá de feno-grego e alcachofra
Ingredientes
½ c. de chá com sementes de feno-grego
1 colher (de chá) de folhas secas de alcachofra
Uma pitada de pimenta
Modo de Preparação
Coloque as sementes em pó numa chávena de chá.
Acrescente a pitada de pimenta.
Junte as folhas secas de Alcachofra.
Adicione 150 ml de água fervente.
Deixe repousar por 10 minutos.
Deve coar, antes de beber.
Beba este chá 3 vezes por dia, entre as refeições.
Informação:
Este chá ajuda na perda de peso. O chá de feno-grego e alcachofra gera sensação de saciedade. Devido ao seu teor de fibras, contribui para o alívio da prisão de ventre.
É um chá com ação diurética que ajuda a melhorar a retenção de líquidos. O chá de feno-grego e alcachofra tem o poder de aumentar o metabolismo e de queimar gordura.
Efeitos colaterais:
O consumo excessivo do feno-grego pode gerar gases, barriga inchada e diarreia. Este chá pode causar irritação na pele, quando usado por pessoas alérgicas à planta.
Grávidas, mulheres que estejam a amamentar e pessoas diabéticas dependentes de insulina devem evitar este chá.

6 – Chá de oolong
Receita: Chá de oolong
Ingredientes
1 chávena de chá de oolong
1 chávena de água fervente
Modo de Preparação
Adicione o oolong à água.
Depois, deixe repousar por 3 minutos.
Em seguida, coe o chá.
Deve beber diariamente uma chávena.
Faça-o ao longo de 6 semanas, em conjunto com uma alimentação balanceada.
Informação:
O oolong contém propriedades anti-obesidade, devendo ser combinado com uma dieta saudável e equilibrada. Este chá chinês tradicional ajuda a reduzir o peso e a eliminar a gordura acumulada no organismo, além de ajudar a melhorar os níveis de triglicerídeos e de colesterol. Pode consultar estudo aqui.
Efeitos colaterais:
Pela presença de cafeína na bebida, este chá causa efeitos indesejados, quando o seu consumo é excessivo. Nesse caso, torna o batimento cardíaco acelerado, podendo causar insónias, dores de cabeça, náuseas, aumento do fluxo de urina e palpitações.
Pessoas que sofrem de diabetes, distúrbios de ansiedade, Síndrome do Intestino Irritável, pressão alta e osteoporose, devem evitar este chá. Tal como as gestantes e mulheres em período de amamentação.

7 – Chá de gengibre
Receita: Chá de gengibre com abacaxi
Ingredientes
1 L de água
Casca de ½ abacaxi
Casca de 1 laranja
1 c. de sopa com carqueja
1 c. de sopa com gengibre
Modo de Preparação
Coloque 1 litro de água num recipiente.
Junte a casca de abacaxi.
Depois, acrescente a casca de laranja.
Adicione a colher de sopa de gengibre.
Leve ao lume para ferver durante 3 minutos.
Depois de ferver, desligue o lume e junte a carqueja.
Tape o recipiente e deixe repousar por 5 minutos.
Antes de beber, coe a bebida.
Beba o chá ao longo do dia, nomeadamente entre as refeições.
Informação:
O chá de gengibre com abacaxi é ótimo para pessoas que pretendem emagrecer, pois aumenta o metabolismo, ajudando o organismo a gastar mais energia e calorias mesmo quando parado, além de saciar o apetite e contribuir para o bom funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.
Efeitos colaterais:
Se for bebido em excesso, o chá de gengibre pode causar dores de estômago, nomeadamente em pessoas com estômago sensível. As crianças devem evitar este chá. Também deve ser evitado por pessoas que tomam remédios anticoagulantes.

8 – Chá verde
Receita: Chá verde com amora
Ingredientes
1 c. de chá com folhas secas de amora
1 c. de chá com folhas secas de chá verde
Modo de Preparação
Coloque as folhas secas da amora numa chávena de chá.
Adicione as folhas do chá verde.
Acrescente 150 ml de água fervente.
Tape a chávena e deixe repousar por 10 minutos.
Depois, antes de beber, coe o chá.
Informação:
O chá verde está entre os favoritos, no que diz respeito ao objetivo de emagrecer. Ele provém da planta camellia sinensis, como o chá branco e preto, mas tem características importantes. Ele contém magnésio, potássio, ácido fólico e vitaminas B, C e K, sendo rico em cafeína e antioxidantes.
Ele ajuda o corpo a gastar mais energia e calorias. Ele acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso, pois atua como um diurético, levando a uma eliminação de líquidos e também de toxinas nocivas ao organismo. É ainda precioso no combate à celulite, além de promover muitos outros benefícios para a saúde.
O chá verde com amora permite reduzir o apetite, ajudando a desinchar o corpo e a reduzir o volume. Pode consultar estudo aqui.
Efeitos colaterais:
Deve ser evitado por grávidas e pessoas com distúrbios hepáticos, renais ou cardiovasculares. Também deve ser evitado por pessoas com gastrites, úlceras ou tensão alta.
Recomendação
Para estes chás alcançarem melhores resultados, é indispensável viver uma vida saudável, alicerçada em bases saudáveis. Os alicerces de uma vida saudável são o adotar de uma dieta equilibrada, com bastante água, legumes e frutas.
É também importante realizar exercício físico regularmente, pelo menos 3 vezes por semana. Outro alicerce é o sono reparador de 8 horas.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

NCultura
Se leu “Os 8 melhores chás para emagrecer (com receitas)” e gostou deste artigo faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Comentários 1