Início Saúde Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Um hábito que é bastante saudável pode tornar-se prejudicial, quando em excesso. Conheça os 5 sinais que indicam estar a beber muito café.

beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Conheça os 5 sinais que indicam estar a beber muito café. Os portugueses são adeptos de um bom café. Uns consomem café logo pela manhã, antes de entrar no ativo, pois recebem um boost energético bastante benéfico para enfrentar a manhã de trabalho, sem quebras de concentração. Depois do almoço, também é um hábito comum beber uma chávena de café, reforçando os níveis de energia no regresso às funções. Alguns, os mais fervorosos adeptos do café, bebem outra chávena na pausa para o lanche e, ainda, depois do jantar.

Esta última opção acaba por ser arriscada, pois muitos são os que, depois de beberem café ao jantar, sentem dificuldade em adormecer. Por isso, há pessoas que consomem demasiado café e os efeitos desse excesso fazem-se sentir.


Leia também: Descubra o que acontece se deixar de beber café


beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Há efeitos que ocorrem em nós que são indicadores de que o nosso consumo de café pode estar a ser abusivo. É importante questionar se o café que se consome diariamente é moderado ou se é excessivo. Bebe só de manhã? Bebe mais do que um café de manhã? Bebe de manhã e depois de almoço? Bebe de manhã, à tarde e à noite? Quantos cafés bebe ao longo do dia? Conheça os sintomas que podem revelar que está a beber muito café.

beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Dores de estômago

Beber muito café pode desenvolver dores de estômago. Se sentir este problema, ele pode estar relacionado com o hábito exagerado de beber café. Faça uma pausa no consumo e teste.

Tal acontece, pois o café intensifica a produção de ácidos no estômago, podendo gerar ardor, úlceras e gastrites. Além disso, o consumo excessivo do café pode causar refluxo gastrointestinal.

beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Nervosismo

Os primeiros efeitos da cafeína levam apenas 10 minutos a aparecer, após o consumo de uma chávena de café. Um dos seus efeitos é o estado de alerta. Tal foi demonstrado em estudos científicos.

A cafeína, presente no café, promove o nível máximo de concentração em apenas 45 minutos, ou seja, em menos de uma hora. Ao causar esta transformação nos nossos níveis de alerta, a cafeína também gera outros sintomas, alguns menos desejáveis, como a ansiedade e até palpitações.


Leia também: Inacreditável! 28 usos surpreendentes e fantásticos do café


beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Diarreia

Apesar do café contribuir para o regular dos intestinos, quando é consumido em excesso, ele pode ter efeitos laxantes. Logo, o consumo excessivo não só cancela os efeitos saudáveis do seu consumo, como contribui para a estimulação do cólon, provocando a contração e distensão alternada.

Em caso de diarreia, beba muita água, pois em casos mais graves e não controlados, pode levar à desidratação.

beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Dores de cabeça

Quem tem por hábito beber café queixa-se que, se num dia não o beber, fica com dores de cabeça. É um facto. Na verdade, esta é uma consequência, pois é um sintoma de abstinência.

O café é uma bebida viciante. Quanto mais se bebe, mais se sente necessidade de alimentar o vício todos os dias. Assim, surge a necessidade de extrair do café os seus efeitos, nomeadamente os energéticos. O café pode gerar uma sobrecarga no cérebro. Ele é estimulante e diurético, em simultâneo. A dor de cabeça não só surge na abstinência, como pode surgir no consumo em excesso.

beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Insónias

O consumo de café e de cafeína contribui para o acelerar do metabolismo e também ajuda a estimular a concentração. Os efeitos do consumo de café prolongam-se no tempo, demorando 5 horas até os seus efeitos ficarem 50% mais fracos e levam 14 horas a deixar de se manifestar completamente no nosso organismo.

Por isso, quem tem dificuldade em adormecer, deve evitar consumir café. De resto, qualquer pessoa deve evitar beber café depois das 18h, tenha ou não dificuldades em adormecer.

beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Quantidade recomendada

Então, qual é a quantidade de cafés recomendada? Quantos cafés deve beber por dia? Um café contém na sua composição entre 105 mg e 125 mg de cafeína, pois pode ser bebido curto, normal ou cheio, opções que alteram a quantidade de cafeína presente na chávena.


Leia também: O que acontece se comer 1 colher de canela em pó todas as manhãs?


Quando a cafeína é consumida em quantidades superiores a 200mg por dia, os efeitos adversos começam a fazer-se sentir, principalmente em pessoas que não estejam habituadas ao consumo de café.

Se for bebido moderadamente, até 200mg, o café causa uma sensação de bem-estar, contribui para o aumento da concentração e gera uma sensação de vitalidade, entre outros benefícios. Logo, é recomendado o consumo de apenas 2 chávenas de café por dia, nunca depois das 18h, pois demora mais de 6 horas a sair do nosso organismo.

beber muito café
Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Nota

Devemos ter em conta que a cafeína está presente noutros produtos que são consumidos regularmente. Entre eles estão: chá, alguns refrigerantes (nomeadamente a coca-cola e a pepsi) e o chocolate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.