Início Pessoas Os 10 preconceitos mais comuns

Os 10 preconceitos mais comuns

Numa sociedade que vive das aparências, julgar o livro pela capa é a regra instituída. Do racismo à homofobia, descubra os 10 preconceitos mais comuns.

_

05 – Preconceito com deficientes

Os 10 preconceitos mais comuns
Os 10 preconceitos mais comuns

Este preconceito engloba a discriminação ou os maus tratos a pessoas com deficiência mental, emocional ou física. As pessoas com este preconceito têm tendência a inferiorizar pessoas com deficiência e em algumas partes do mundo há instituições que negam os seus serviços e emprego a este grupo de pessoas.

Outro exemplo muito comum deste preconceito é a abordagem gratuita a uma pessoa com deficiência para oferecer ajuda quando esta não precisa ou quando não se perguntaria a uma pessoa sem deficiência. Normalmente quem faz isto não se apercebe de que está a discriminar o outro.

04 – Homofobia

Os 10 preconceitos mais comuns
Os 10 preconceitos mais comuns

Desde sempre que a heterossexualidade é considerada superior à homossexualidade, muitas pessoas mostram aversão e hostilidade contra homossexuais e bissexuais.

Os crimes de ódio contra este grupo tornaram-se bastante comuns em algumas partes do planeta incluindo os Estados Unidos da América, onde cerca de 1000 crimes são registados, por ano, contra a comunidade gay.

03 – Social

Os 10 preconceitos mais comuns
Os 10 preconceitos mais comuns

O preconceito das classes sociais toma normalmente forma através dos mais ricos contra os que estão menos bem. Contudo o oposto também acontece, com os que têm menos posses a criticarem os mais abastados chamando-os de snobs com muito dinheiro mas sem moral.

Um exemplo de preconceito social evidente é a Índia, em que o sistema de castas, que divide as classes sociais da população, provoca limitações nas aspirações de vida para as castas inferiores.

02 – Sexismo

Os 10 preconceitos mais comuns
Os 10 preconceitos mais comuns

O sexismo envolve a crença de que um sexo é naturalmente superior ao outro, usualmente que os homens são superiores às mulheres e como tal devem ter mais poder. Isto coloca as mulheres em desvantagem em muitas áreas da sociedade.

No exemplo do trabalho, em que se acredita que o homem é mais capaz, são criadas mais oportunidades para os homens do que para as mulheres. Por outro lado os estereótipos sobre as mulheres colocam-na muitas vezes, e predominantemente, como responsáveis pelas tarefas caseiras.

01 – Racismo

Os 10 preconceitos mais comuns
Os 10 preconceitos mais comuns

O racismo ocorre principalmente de duas formas. A primeira, e menos comum nos dias de hoje, é a atitude aberta de racismo, em que grupos específicos fazem propaganda pública passando a mensagem que uma raça é inferior à sua.

São atitudes comuns a grupos da supremacia branca e alguns exemplos das suas ações são crimes de ódio, segregação e genocídio. A segunda forma de racismo é chamada de racismo encoberto, que atua dissimuladamente sob a forma de crença cultural de que pessoas de certa cor ou raça são inferiores. Os próprios media, muitas vezes, ajudam a manter este tipo de preconceito.

_

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.