Início Saúde Os 10 efeitos mágicos do café

Os 10 efeitos mágicos do café

A maravilhosa e popular bebida gera muitos efeitos positivos no organismo. Conheça os 10 efeitos mágicos do café.

efeitos mágicos do café
Os 10 efeitos mágicos do café

Conheça os 10 efeitos mágicos do café. O hábito de beber café é partilhado por muita gente. Muitos recorrem a esta bebida repleta de cafeína para acordar, pois ela concede um autêntico boost de energia e ajuda-nos a despertar. É uma bebida que nos ajuda a ser mais produtivos no trabalho, deixando-nos mais alerta, mais concentrados. É também uma bebida que contribui para melhorar as nossas capacidades de socialização pois, muitas vezes, é à volta de uma chávena de café que surgem grandes convívios.

O ato de beber café representa também um extraordinário prazer. Podemos estar numa confeitaria, com uma chávena na mão, um pastel de nata na mesa, a contemplar o movimento que se vê da janela, enquanto se pensa na vida, nos problemas e, também, nas soluções.

Por breves momentos, esquecemo-nos de tudo, olhamos para o café e saboreamos aquela pequena porção de prazer líquido. Além de ser uma bebida maravilhosa, o café, pela cafeína, pelo poder antioxidante e pelas suas propriedades gera diversos efeitos positivos no nosso organismo.

efeitos mágicos do café
Os 10 efeitos mágicos do café

Os 10 efeitos mágicos do café

Previne o cancro

O consumo regular e moderado de café, bebida repleta de antioxidantes, contribui para prevenir diversos tipos de cancro, nomeadamente o da mama, da faringe e oral, da próstata, do fígado, entre outros.


Leia também: O café melhora a memória se for bebido no momento certo


A bebida evita a degradação e alteração das células, contribuindo para a prevenção do surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

efeitos mágicos do café
Os 10 efeitos mágicos do café

Combate o stress

O café contribui para combater o stress, pois ajuda a melhorar o humor. Tal foi comprovado por um estudo realizado em simultâneo, em diferentes países, nomeadamente nos Estados Unidos da América, em Portugal e no Brasil.

A bebida, rica em cafeína e antioxidantes, ajuda ainda no nosso desempenho, no tempo de reação, na memória e no raciocínio.

Ajuda a rejuvenescer

Pelas suas características e pela riqueza em antioxidantes, o café é bastante usado na indústria dos cosméticos. As suas características levam a que ele retarda os efeitos do processo de envelhecimento, levando a um aumento da esperança de vida.

efeitos mágicos do café
Os 10 efeitos mágicos do café

Ajuda na digestão

Beber um café depois de uma refeição é recomendado, pois esta bebida ajuda a estimular a digestão. Ela estimula os intestinos, regulando o refluxo do estômago. O café facilita a digestão, pois gera um aumento do movimento gastrointestinal.

Previne e combate a diabetes

O café contém ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide que ajudam na redução da glicose e da insulina.


Leia também: Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café


De acordo com um estudo proveniente da reputada Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health / HSPH), o consumo regular e moderado de café reduz em 11% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

efeitos mágicos do café
Os 10 efeitos mágicos do café

Previne e combate a depressão

O consumo de café, de forma diária e equilibrada, gera um efeito positivo até no combate da depressão.

Ajuda a emagrecer

A cafeína presente no café estimula e aumenta a capacidade para desempenhar tarefas físicas, sendo bastante usada por atletas. O café, além de gerar energia, também contribui para a eliminação da gordura.

efeitos mágicos do café
Os 10 efeitos mágicos do café

Não contribui para a osteoporose

Ao contrário do que chegou a ser defendido, o consumo moderado de cafeína não causa osteoporose. Ficou confirmado em estudos científicos de que não há relação entre a osteoporose e o consumo de café.

É amigo do coração

O café não só não lesa o coração, como é amigo deste órgão, ajudando-o a cumprir com as suas tarefas.

efeitos mágicos do café
Os 10 efeitos mágicos do café

Relação com alcoolismo e drogas

O consumo do café pode inibir o alcoolismo e o consumo de drogas. De acordo com a conclusão de um estudo, os ácidos clorogénicos e os quinídeos que são formados na torra adequada do café revelam até ser mais importantes do que a cafeína.


Leia também: O seu café melhora se adicionar um destes 10 fantásticos ingredientes


Assim, o café ajuda na prevenção e no controlo da depressão. Ele contém, naturalmente, potentes antagonistas opióides, nomeadamente os quinídeos que são formados na torra do café, a partir dos ácidos clorogénicos.

efeitos mágicos do café
Os 10 efeitos mágicos do café

Quantidade de café recomendada para consumo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que se consumam 400 mg de cafeína (no máximo), por dia. É excessivo e perigoso superar este valor. É que, superando-o, deixa-se de obter os seus benefícios e passa-se a obter malefícios para a saúde.

Uma mera chávena de café expresso contém entre 80 mg a 125 mg de cafeína. Em poucas chávenas de café, superam-se os 300mg de cafeína por dia. A estes valores devem somar-se outros produtos com cafeína que consumimos, como chás, medicamentos, refrigerantes, bebidas energéticas, chocolate, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.