Conheça os 10 efeitos mágicos do café. O hábito de beber café é partilhado por muita gente. Muitos recorrem a esta bebida repleta de cafeína para acordar, pois ela concede um autêntico boost de energia e ajuda-nos a despertar. É uma bebida que nos ajuda a ser mais produtivos no trabalho, deixando-nos mais alerta, mais concentrados. É também uma bebida que contribui para melhorar as nossas capacidades de socialização pois, muitas vezes, é à volta de uma chávena de café que surgem grandes convívios.
O ato de beber café representa também um extraordinário prazer. Podemos estar numa confeitaria, com uma chávena na mão, um pastel de nata na mesa, a contemplar o movimento que se vê da janela, enquanto se pensa na vida, nos problemas e, também, nas soluções.
Por breves momentos, esquecemo-nos de tudo, olhamos para o café e saboreamos aquela pequena porção de prazer líquido. Além de ser uma bebida maravilhosa, o café, pela cafeína, pelo poder antioxidante e pelas suas propriedades gera diversos efeitos positivos no nosso organismo.

Os 10 efeitos mágicos do café
Previne o cancro
O consumo regular e moderado de café, bebida repleta de antioxidantes, contribui para prevenir diversos tipos de cancro, nomeadamente o da mama, da faringe e oral, da próstata, do fígado, entre outros.
Leia também: O café melhora a memória se for bebido no momento certo
A bebida evita a degradação e alteração das células, contribuindo para a prevenção do surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

Combate o stress
O café contribui para combater o stress, pois ajuda a melhorar o humor. Tal foi comprovado por um estudo realizado em simultâneo, em diferentes países, nomeadamente nos Estados Unidos da América, em Portugal e no Brasil.
A bebida, rica em cafeína e antioxidantes, ajuda ainda no nosso desempenho, no tempo de reação, na memória e no raciocínio.
Ajuda a rejuvenescer
Pelas suas características e pela riqueza em antioxidantes, o café é bastante usado na indústria dos cosméticos. As suas características levam a que ele retarda os efeitos do processo de envelhecimento, levando a um aumento da esperança de vida.

Ajuda na digestão
Beber um café depois de uma refeição é recomendado, pois esta bebida ajuda a estimular a digestão. Ela estimula os intestinos, regulando o refluxo do estômago. O café facilita a digestão, pois gera um aumento do movimento gastrointestinal.
Previne e combate a diabetes
O café contém ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide que ajudam na redução da glicose e da insulina.
Leia também: Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café
De acordo com um estudo proveniente da reputada Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health / HSPH), o consumo regular e moderado de café reduz em 11% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Previne e combate a depressão
O consumo de café, de forma diária e equilibrada, gera um efeito positivo até no combate da depressão.
Ajuda a emagrecer
A cafeína presente no café estimula e aumenta a capacidade para desempenhar tarefas físicas, sendo bastante usada por atletas. O café, além de gerar energia, também contribui para a eliminação da gordura.

Não contribui para a osteoporose
Ao contrário do que chegou a ser defendido, o consumo moderado de cafeína não causa osteoporose. Ficou confirmado em estudos científicos de que não há relação entre a osteoporose e o consumo de café.
É amigo do coração
O café não só não lesa o coração, como é amigo deste órgão, ajudando-o a cumprir com as suas tarefas.

Relação com alcoolismo e drogas
O consumo do café pode inibir o alcoolismo e o consumo de drogas. De acordo com a conclusão de um estudo, os ácidos clorogénicos e os quinídeos que são formados na torra adequada do café revelam até ser mais importantes do que a cafeína.
Leia também: O seu café melhora se adicionar um destes 10 fantásticos ingredientes
Assim, o café ajuda na prevenção e no controlo da depressão. Ele contém, naturalmente, potentes antagonistas opióides, nomeadamente os quinídeos que são formados na torra do café, a partir dos ácidos clorogénicos.

Quantidade de café recomendada para consumo
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que se consumam 400 mg de cafeína (no máximo), por dia. É excessivo e perigoso superar este valor. É que, superando-o, deixa-se de obter os seus benefícios e passa-se a obter malefícios para a saúde.
Uma mera chávena de café expresso contém entre 80 mg a 125 mg de cafeína. Em poucas chávenas de café, superam-se os 300mg de cafeína por dia. A estes valores devem somar-se outros produtos com cafeína que consumimos, como chás, medicamentos, refrigerantes, bebidas energéticas, chocolate, entre outros.