Início Saúde Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

Um óleo importante que beneficia a saúde, mas também a estética. Além das receitas, o óleo de girassol também pode ser usado para pele e cabelos.

Óleo de Girassol
Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

O óleo de girassol revela-se um excelente produto para se ter em casa, pois está na origem de diversos benefícios para a saúde e para o bem-estar, mas também de alguns benefícios estéticos. Os benefícios do óleo de girassol são, especialmente, proteger as células do organismo porque é um óleo rico em vitamina E, que é um excelente antioxidante. Ele pode ser um precioso aliado não só para a saúde da pele, como também para o cabelo. Devido às suas propriedades, está presente em fórmulas cosméticas.

Este óleo, que é extraído das sementes do girassol, revela-se uma boa opção e, por isso, está presente em muitas cozinhas. Um alimento saudável, quando consumido moderadamente. O óleo de girassol deve ser sempre consumido frio, porque só assim poderá usufruir ao máximo dos seus diversos benefícios.

Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

Óleo de Girassol
Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

Características

O óleo de girassol tem na sua composição substâncias que estão na génese de diversos benefícios, sendo que a sua principal característica é a proteção que permite às células do organismo. Tal ocorre, pois este óleo possui uma riqueza em vitaminas, nomeadamente E (mas também C, B1, B5 e B6), revelando-se ainda um excelente antioxidante.

O óleo de girassol também apresenta riqueza em minerais (como, por exemplo, cobre, fósforo, magnésio e zinco) e em gorduras saudáveis. É, por isso, uma das opções de óleo mais saudáveis do mercado.

Óleo de Girassol
Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

Benefícios

São vários os benefícios que o óleo de girassol pode proporcionar. É um óleo que ajuda a controlar o colesterol no sangue, reduzindo o colesterol mau e combatendo os radicais livres. Permite assim melhorar a saúde cardiovascular, tornando a ocorrência de um ataque cardíaco mais improvável. As suas propriedades fazem deste um precioso aliado no bom funcionamento do organismo.


Leia também: O melhor guia para escolher, saborear e conservar azeite


O óleo de girassol também contribui para a prevenção de diferentes tipos de cancro (nomeadamente do cólon, útero, pulmão e pele). É também um bom aliado para quem procura retardar o envelhecimento, pois ajuda a regenerar os tecidos. Além disso também contribui para o combate a problemas degenerativos. As propriedades deste óleo também permitem que ele contribua para a prevenção da artrite.

As crianças também beneficiam deste produto, pois este óleo contribui para a prevenção de infeções em miúdos, pois permite formar uma barreira protetora na pele, bastando fazer uma aplicação direta do óleo de girassol sobre a pele para reduzir substancialmente o risco de infeções, nomeadamente em bebés prematuros.

Óleo de Girassol
Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

Estética

Cabelos

Os cabelos também podem beneficiar muito com a aplicação de óleo de girassol. Além de os hidratar, impedindo que eles se partam com facilidade, também torna os cabelos mais vistosos, mais brilhantes, mais saudáveis e, deste modo, mais bonitos!

Pele

O óleo de girassol revela-se também um precioso aliado para a pele, pois devido às suas propriedades emolientes é um ótimo agente de hidratação. Atua como uma barreira protetora, impedindo que a pele fique seca. A riqueza em vitamina E permite também que o óleo de girassol retarde o envelhecimento da pele (e as indesejadas rugas!), além de prevenir os danos causados pela radiação UVA.

A aplicação direta na pele também permite hidratá-la, tornando-a mais macia e, assim, bem mais bonita! É ainda um produto frequentemente usado no tratamento de problemas como acne, eczema, irritações, entre outros problemas de pele.

Óleo de Girassol
Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

Moderação

É preciso ter em conta que se deve olhar para os benefícios do óleo de girassol quando este é consumido de forma moderada, pois não deixa de ser uma gordura. Embora natural, é um produto que contém muitas calorias. Por isso, tem que ser consumido com moderação.


Leia também: As 7 melhores leguminosas para a saúde


No máximo, devem ser consumidas 2 colheres de sopa de óleo de girassol por dia, quando acrescentadas a pratos salgados, como por exemplo massas e ensopados. Atenção, ele só deve ser consumido frio, logo tem de se acrescentar sempre no final, depois dos pratos estarem prontos.

Óleo de Girassol
Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde

Contra-indicações

O óleo de girassol só deve ser consumido frio, pelo que não deve ser utilizado como um óleo de cozinha comum. Este óleo é prensado a frio e, se for aquecido antes de ser consumido, ele sofre modificações moleculares que podem favorecer o aparecimento de cancro.

Estas são algumas das razões que tornam o óleo de girassol num precioso aliado da nossa saúde e bem-estar e, também, da nossa beleza. É assim um daqueles produtos que convém ter por casa, pois os seus benefícios são mais que muitos, como teve a oportunidade de testemunhar.

1 COMENTÁRIO

  1. “Um estudo feito em Leicester, “os óleos ruins para fritura são os poli-insaturados – soja, milho e girassol –, porque produziram mais substâncias tóxicas durante o aquecimento. “Os melhores óleos para frituras são as gorduras saturadas e óleos monoinsaturados: óleo de coco, azeite e óleo canola. Esses produziram menos toxinas durante o aquecimento”.

    Encontrei este texto noutro site. Infelizmente há uma tendência atual para adicionar óleo de girassol a vários produto alimentares, como as bebidas alternativas ao leite (soja, aveia, amêndoa, etc.), o que altera negativamente o seu gosto após o aquecimento, antes de serem consumidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.