Óleo de Coco os benefícios, malefícios, receitas e como usar. Aqui vai encontrar tudo o que precisa de saber sobre este produto maravilhoso. Este óleo poderoso, pode ser usado para diversos fins. Conheça melhor este superproduto.
Em nossa casa, temos diversos produtos que nos guardam segredos… São produtos que escondem propriedades que os podem tornam particularmente valiosos. Muitos desconhecem estes produtos comuns, embora os usem frequentemente.
Vários cientistas centram os seus estudos a avaliar os efeitos desses produtos comuns, em diferentes contextos. Depois, publicam as suas conclusões em revistas científicas internacionais de elevada reputação. Assim, podemos ficar a conhecer alguns dos segredos desses produtos. O óleo de coco é um dos produtos estudados. Quer conhecer os segredos deste superproduto?
Óleo de Coco os benefícios, malefícios, receitas e como usar
“O coco talvez seja o produto da natureza que mais se aproxima do ensinamento de Hipócrates, o pai da Medicina, segundo o qual devemos fazer do alimento o nosso medicamento. O Coco tem excelentes efeitos medicinais e, ao mesmo tempo, é um alimento praticamente completo, possuindo vasta quantidade de nutrientes fundamentais, além de diversos elementos promotores de saúde e preventivos de doenças. Um componente especial dessa fruta é o óleo de coco, considerado recentemente como um alimento funcional por suas propriedades de prevenção e combate de doenças infecciosas, de ativação do sistema imunológico, de defesa contra doenças degenerativas, além de ser importante na proteção contra enfermidades cardiovasculares.”
(O Poder Medicinal Do Coco E Do Óleo De Coco Extra, de Marcio Bontempo, Editora ALAUDE).

Óleo de coco
O óleo de coco é um produto extraído da fruta do coco, havendo duas variedades deste alimento funcional: o óleo de coco refinado e o óleo de coco extra-virgem. Enquanto o refinado é feito a partir do coco seco, o extra-virgem é feito com o coco fresco.
O óleo de coco faz bem à saúde, apesar de nem sempre ter sido considerado um produto saudável pois, relativamente aos benefícios gerados, há na comunidade médica quem não defenda essa tese. Por isso, não se pode dizer que haja unanimidade entre os especialistas.
A popularidade tem sido conquistada nos últimos anos, pelo facto de ser considerada uma gordura “boa” que pode gerar diversos benefícios para a saúde. Este produto pode ser usado para diversos fins, nomeadamente gastronómicos e estéticos.
Leia também
- Como o limão, vinagre de maçã e óleo de coco ajudam a eliminar gordura
- Óleo de coco: tudo o que precisa saber
- Benefícios do óleo de coco e como usar
Propriedades
Este óleo vegetal é extraído da polpa do coco fresco e maduro, sendo composto basicamente por gorduras. Ele contém riqueza em ácidos gordos saturados (mais de 80%) e ácidos gordos insaturados (nomeadamente o oléico e o linoléico). Para conhecer melhor este produto, veja a tabela nutricional.

Tabela nutricional
Óleo de coco |
Porção de 15g |
Calorias |
129kcal |
Carboidratos | – |
Proteínas |
– |
Gorduras totais |
15g |
Gorduras Saturadas |
12,97g |
Gorduras monoinsaturadas |
0,87g |
Gorduras poli-insaturadas |
0,27g |
Cálcio | – |
Potássio |
– |
Ferro |
0,01mg |
Fósforo |
– |
Magnésio | – |
Sódio |
– |
Zinco | – |
Vitamina E |
0,01mg |
Vitamina K |
0,1mg |
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos
Moderação
Por ser uma gordura, mesmo que considerada “boa”, o óleo de coco deve ser consumido de forma moderada, como acontece com o azeite. É um produto calórico. Uma colher de sopa de óleo de coco contém 110 calorias, ou seja, é bastante mais calórico do que a manteiga ou o azeite.

Óleo de Coco os benefícios
01 – Ajuda a emagrecer, fomentando uma perda de peso de forma natural.
02 – Gera saciedade, logo comemos menos.
03 – Ajuda a prevenir doenças.
04 – Ajuda a aumentar o volume de massa magra e os músculos.
05 – Melhora a imunidade, revelando eficácia contra fungos, vírus e bactérias.
06 – Evita a prisão de ventre.
07 – Ajuda na digestão, facilitando a passagem pelo sistema digestivo.
08 – Ajuda a eliminar as bactérias más do intestino, favorecendo a microbiota (flora intestinal).
09 – Melhora a elasticidade da pele e previne o envelhecimento precoce.
10 – Melhora a saúde capilar, servindo como hidratante natural dos cabelos.
11 – Ajuda no controlo dos níveis do colesterol.

Como usar o óleo de coco
Na gastronomia
Este produto é bastante versátil, podendo ser usado em diversas receitas, quentes ou frias. Pode ser usado para concluir pratos quentes, promovendo sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes.
O uso do óleo de coco nas artes culinárias pode variar de acordo com o gosto de cada um. Por exemplo, pode ser um substituto da manteiga, do azeite ou do óleo em receitas de bolos. Pode ser usado para fritar ou refogar determinados alimentos. Pode ser usado em preparações frias, nomeadamente saladas, iogurtes, batidos e sumos de frutas. Pode também ser usado como um dos ingredientes importantes na preparação de doces ou salgados.

Receita batata-doce assada com óleo de coco
Ingredientes
– 8 batatas-doces grandes
– Alecrim picado q.b.
– Óleo de coco q.b.
– Sal q.b.
Modo de Preparação
– Pré-aqueça o forno e coloque-o à temperatura de 220º C.
– Descasque as batatas-doces.
– Leve-as bem e corte as batatas-doces em rodelas com a espessura de um dedo.
– Coloque as batatas-doces numa taça.
– Faça o tempero com sal e alecrim picado.
– Acrescente o óleo de coco.
– Envolva bem os ingredientes para as batatas ficarem devidamente untadas.
– Espalhe as batatas num tabuleiro. Coloque-as equidistantes, sem permitir sobreposição.
– Leve ao forno por 20 minutos.
– Vire as batatas, depois desse tempo.
– Leve novamente ao forno, para assar por mais 20 minutos.
– Retire a assadeira do forno.
– Decore a gosto, antes de servir.

Na estética
O óleo de coco pode ser um produto de beleza importante, servindo para hidratar a pele e os cabelos. O óleo de coco pode ser usado como hidratante e como emoliente, para amolecer a pele. Este produto reduz os sintomas de alergias cutâneas.
O óleo de coco pode desempenhar um papel importante, nomeadamente em caso de doenças cutâneas, como a dermatite atópica, entre outras condições de saúde associadas ao excessivo ressecamento da pele. Este produto aumenta a humidade da pele seca, desempenhando um papel precioso.
No que diz respeito aos cabelos, este produto ajuda na hidratação e no fortalecimento dos fios. Ele atua nas pontas do cabelo, contribuindo principalmente para melhorar a sua estrutura e para dificultar a quebra dos fios, melhorando a aparência das pontas.
Este produto pode e deve ser usado como hidratante para socorrer áreas mais ressecadas, nomeadamente joelhos e cotovelos. No rosto deve ser usado moderadamente (pode gerar acne, obstruindo os poros), para retirar maquilhagem e eliminar impurezas, para acalmar a pele (nomeadamente em caso de queimaduras) ou quando há aumento da sensibilidade (nomeadamente após uma ida à praia).
Quantidade diária recomendada
No máximo, deve consumir uma colher de sopa de óleo de coco, pois superar esse valor representa superar a quantidade máxima de gordura saturada recomendada por dia.

Onde encontrar o óleo de coco
O óleo de coco pode ser encontrado em diversos supermercados, também em farmácias e em lojas de produtos naturais. Este produto pode ser vendido na versão para uso culinário ou até em cápsulas, como suplemento. No entanto, recomendamos que consulte um especialista, antes de avançar para o consumo das cápsulas.
Consumo excessivo
O consumo em excesso de óleo de coco pode gerar diversos problemas. Superar a quantidade máxima recomendada gerará um consumo de energia que será maior do que o gasto. Logo, gerará um aumento de peso e outros problemas associados. Assim, haverá um aumento do colesterol, maiores riscos cardiovasculares, diarreia, entre outros problemas.
Posso fazer o óleo de coco em casa?
Sim, este produto pode ser preparado em casa. Pode fazer o óleo de coco com esta receita:

Receita de óleo de coco
Ingredientes
3 copos de água de coco
2 cocos descascados e cortados em pedacinhos
Modo de Preparação
Para fazer o óleo de coco, comece por bater todos os ingredientes no liquidificador.
Depois, deve coar com o auxílio de um pano limpo.
Posteriormente, deve colocar o líquido numa garrafa.
Depois, deve guardar a garrafa num ambiente escuro, mantendo-a lá por 48 horas.
Posteriormente, coloque a garrafa num ambiente fresco, por mais 6 horas, ao abrigo da luz.
Depois, coloque a garrafa no frigorífico por 3 horas.
Assim, o óleo de coco irá solidificar.
Para retirar o óleo, corte a garrafa no local em que surge a separação da água e do óleo.
Apenas aproveite o óleo, transferindo-o para um recipiente com tampa.
O óleo de coco é apropriado para o consumo quando fica líquido, não existindo a necessidade de armazenar no frigorífico.

Bibliografia
AHMED Sabri et al. Gut Microbiota and Metabolic Health: The Potential Beneficial Effects of a Medium Chain Triglyceride Diet in Obese Individuals. Nutrients. 8. 5; 281, 2016.
CARDOSO Diuli, MOREIRA Annie et al. A coconut extra virgin oil-rich diet increases HDL cholesterol and decreases waist circumference and body mass in coronary artery disease patients. Nutrición Hospitalaria. 32. 5; 2144-2152, 2015.
CHINWONG Surarong et al. Daily Consumption of Virgin Coconut Oil Increases High-Density Lipoprotein Cholesterol Levels in Healthy Volunteers: A Randomized Crossover Trial. Evid Based Complement Alternat Med.. 1-8, 2017.
DA SILVA Renan. Coconut oil: what do we really know about it so far?. Food quality and Safety. 3. 61-72, 2019
KUMAR Ravindra, BOSCO Sjd. Extraction Processes of Virgin Coconut Oil. MOJ Food Processing & Technology. 4. 2; 1-3, 2017
MAHAYOTHEE, Busarakorn. Phenolic Compounds, Antioxidant Activity, and Medium Chain Fatty Acids Profiles of Coconut Water and Meat at Different Maturity Stages. International Journal of Food Properties. Vol.16. 9.ed; 2041-2051, 2016.
MUMME, Karen; STONEHOUSE, Welma. Effects of Medium-Chain Triglycerides on Weight Loss and Body Composition: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. JOURNAL OF THE ACADEMY OF NUTRITION AND DIETETICS. Vol.15. 2.ed; 249-263, 2015.
OGBOLU D.O et al. In Vitro Antimicrobial Properties of Coconut Oil on Candida Species in Ibadan, Nigeria. Journal of Medicinal Food. 10. 2; 384-387, 2007
SHAMIM Khan et al. Physico-Chemical and Pharmacological Prospective of Roghan-e-Narjeel (Coconut Oil). International Journal of Pharma Sciences and Research. 6. 1268-1273, 2015.
REGO A.C; ROSADO E.L and Soares-Mota M. Influence of the dietary intake of medium chain triglycerides on body composition, energy expenditure and satiety; a systematic review. Nutrición Hospitalaria . 27. 1; 103-108, 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf >. Acesso em 05 Mar 2021.
VALA G.S, KAPADIYA P.K. Medicinal Benefits of Coconut Oil. International Journal of Life Sciences Research. 2. 4; 124-126, 2014.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Óleo de Coco os benefícios, malefícios, receitas e como usar” e gostou deste artigo, faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…