Início Saúde O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

É esta a conclusão de investigadores da universidade londrina, King's College: o vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde.

melhora o funcionamento do intestino
O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

É esta a conclusão de investigadores da universidade londrina, King’s College: o vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde.

Os benefícios conhecidos do vinho tinto já são muitos, mas eis que mais um foi descoberto.

Consumir moderadamente esta bebida aumenta a variedade de micróbios intestinais benéficos para o funcionamento deste órgão. Isto, segundo o estudo levado a cabo por investigadores de uma Universidade de Londres.

O vinho tinto potencia o surgimento de mais espécies de bactérias e microorganismos benéficos no intestino, melhorando o seu funcionamento.

saúde
O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

Beber vinho tinto melhora o funcionamento do intestino

Os cientistas do King’s College analisaram os efeitos de diversas bebidas alcóolicas, como o vinho branco, tinto e sidra, numa amostra de cerca de 3 mil pessoas, todas residentes no Reino Unido, Estados Unidos da América e Holanda. Segundo os resultados, o vinho tinto foi o que provocou o surgimento de uma maior variedade de espécies de bactérias intestinais.

De acordo com os investigadores, uma das razões para tal pode residir no facto do vinho tinto possuir umas substâncias chamadas polifenóis, as quais têm propriedades anti-inflamatórias e oxidantes, que ajudam os micróbios a viver dentro do corpo humano.

Caroline Le Roy, co-autora desta pesquisa, afirma mesmo: “Se for escolher uma bebida alcóolica para hoje, o vinho tinto é o melhor, pois ele parece potencialmente exercer um efeito benéfico em si e nos seus micróbios intestinais”.

saúde
O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

O intestino

O intestino é conhecido por muitos como o segundo cérebro, pois este órgão possui meio bilião de neurónios e mais de 30 neurotransmissores. Além disso, é aí que é produzida 50% de toda a dopamina e 90% de toda a serotonina presentes do nosso organismo.

Deste modo, além de controlar a digestão,os neurónios presentes no intestino são capazes de interferir no cérebro, afetar o nosso comportamento, emoções e até caráter.

No que respeita às bactérias intestinais, é importante sublinhar que elas assumem um papel de regulação, quase como se fossem um outro órgão, daí a sua grande importância. Prova disso é o facto da carência de bactérias como a lactobacillus poder estar associada a doenças como a depressão ou a anorexia.

Há ainda estudos que relacionam patologias como autismo, Parkinson, Alzheimer e obesidade com uma combinação diferente de microrganismos no intestino, com eventuais carências.

melhora o funcionamento do intestino
O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

Outros benefícios do vinho tinto, já conhecidos

Promove a longevidade

Segundo a Harvard Medical School, o resveratrol, presente na pele das uvas negras, é capaz de estimular a produção de uma proteína que é anti-envelhecimento.

Melhora as capacidades de memorização

Um estudo revelou que o resveratol melhora o desempenho do hipocampo, a parte do cérebro associada à formação de novas memórias, aprendizagens e emoções.

melhora o funcionamento do intestino
O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

Reduz o risco de doenças cardíacas

O procyanidins, presente no vinho, é, segundo um estudo, capaz de promover a saúde cardiovascular.

Promove a saúde ocular

Segundo uma pesquisa islandesa, quem ingere vinho tinto tem menos 32% de hipóteses de desenvolver cataratas.

Diminui o risco de cancro

De acordo com os investigadores da Universidade de Virginia, o resveratrol ajuda a bloquear o desenvolvimento de uma proteína que ‘alimenta’ as células cancerosas.

melhora o funcionamento do intestino
O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

Melhora a saúde dentária

Segundo a prestigiada revista Time, os antioxidantes presentes no vinho tinto atenuam o crescimento de bactérias na boca e até previne cáries.

Ajuda a reduzir o colesterol

Há variedades de vinho tinto que possuem componentes bons para diminuir o chamado “colesterol mau”.

Protege da gripe comum

Estudos concluem que quem bebe 2 copos de vinho tinto por dia, tem mais 40% de probabilidade de não contrair o vírus da gripe.

Teresa Santos
Com formação em Humanidades, tem na investigação e na escrita a sua principal atividade. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual).

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.