Afinal o vinho causa danos no cérebro? Um novo estudo de Oxford defende que isso acontece mesmo com uma pequena porção de vinho. As notícias não são animadoras para os apreciadores de um bom copo de vinho ou de outra qualquer bebida alcóolica. Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluíram que não existe um nível “seguro” de ingestão de álcool, o que significa que mesmo que consuma poucas bebidas alcoólicas pode sofrer danos cerebrais.
Isto não significa que tenha de eliminar todas as bebidas alcoólicas da sua vida, mas deve, sem dúvida, fazer um consumo ainda mais regrado e moderado. Além disso, é recomendável introduzir as bebidas alcoólicas cada vez mais tarde, já que a ingestão de bebidas alcoólicas logo na adolescência ou juventude pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento e amadurecimento cerebral. Fique a conhecer melhor os fundamentos e os métodos seguidos neste estudo.
Não é só o tinto. Afinal o vinho causa danos no cérebro
Esta pesquisa teve por base uma amostra de 25 mil pessoas e teve como objetivo estudar a relação entre a ingestão de bebidas alcoólicas e os seus efeitos no cérebro. Após a investigação, os especialistas concluíram que o álcool tem sempre um efeito na matéria cinzenta do cérebro, particularmente nas zonas cerebrais onde a informação é processada, como explica Anya Topiwala, investigadora clínica sénior em Oxford.
De acordo com Topiwala: “Quanto mais as pessoas bebiam, menor era o volume da sua matéria cinzenta. O volume do cérebro diminui com a idade e mais severamente com a demência. Um volume cerebral mais pequeno também prevê um pior desempenho nos testes de memória.”

Tipos de bebidas alcoólicas
A investigação também teve em consideração os hábitos de consumo, os tipos de bebidas e outros aspetos da saúde, de modo a relacionar estes fatores com o efeito do álcool no cérebro.
Essa análise permitiu concluir que não há um nível de consumo “seguro”. Portanto, qualquer quantidade de álcool consumida, por pequena que seja, vai sempre interferir no funcionamento cerebral.
A pesquisa também não encontrou diferenças significativas entre os danos causados por diferentes bebidas, como o vinho, as bebidas espirituosas ou a cerveja. Segundo Topiwala: “Como ainda temos de encontrar uma ‘cura’ para doenças neurodegenerativas como a demência, o conhecimento de fatores que podem prevenir danos cerebrais é importante para a saúde pública.”

Conclusões
Convém notar que este estudo incide sobre a relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o seu efeito no cérebro. Ou seja, esta pesquisa não põe em causa todos os benefícios que, nomeadamente o vinho tinto, tem para a saúde, por exemplo cardiovascular.
Contudo, ele vem alertar para a necessidade de fazer uma ingestão bastante regrada de uma bebida que, afinal, pode sempre prejudicar o cérebro, mesmo que consumida muito esporadicamente e em quantidades muito reduzidas.

Além disso, esta pesquisa “deita por terra” a ideia que muitas pessoas tinham de que algumas bebidas alcoólicas podiam ser mais prejudiciais para o cérebro do que outras. Afinal, todas interferem com a região cinzenta do cérebro e, como tal, podem prejudicar o seu funcionamento.
Com esta pesquisa não pretendemos que retire o álcool da sua vida, mas que pondere bem sobre a inclusão das bebidas alcoólicas na sua dieta diária. Afinal, muitas vezes, não temos a noção exata do que estamos a consumir e do impacto que isso pode ter na nossa saúde e bem-estar.
Portanto, é fundamental ter presentes as conclusões deste estudo, saído de uma das universidades mais prestigiadas em todo o mundo, a Universidade de Oxford! A amostra usada – de 25 mil pessoas – é expressiva e, por isso, as conclusões retiradas merecem ser tidas em consideração.
Leia também:
- Os melhores vinhos tintos abaixo de 10€
- Tintos nacionais na lista dos melhores vinhos do mundo
- Os Melhores Vinhos Tintos portugueses abaixo de 5 euros

NCultura
Se leu “10 tintos nacionais muito caros mas muito bons” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre vinho, há diversos artigos do género no NCultura.
Se tem paixão pelo mundo dos vinhos e da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Destinos e viagens, Lifestyle, Língua portuguesa, Receitas, Histórias, entre outras…